INDICAÇÕES APROVADAS NA 22ª SESSÃO ORDINÁRIA EM 01/08/2022

por Cristiano Marlon Viteck publicado 02/08/2022 07h45, última modificação 02/08/2022 07h45

 

INDICAÇÃO Nº 423/2022
Data: 1º de agosto de 2022

Ementa: sugere ao Executivo Municipal, através da Secretaria Municipal de Mobilidade, que promova a implementação de áreas de espera (bolsões), delimitadas por linhas de retenção, destinadas exclusivamente às motocicletas, motonetas e ciclomotores, junto à aproximação semafórica, imediatamente à frente da linha de retenção dos demais veículos, visando facilitar o deslocamento e ampliar a segurança no trânsito rondonense.

Senhor Presidente,

Requer seja, após deliberação do Plenário, encaminhada cópia do presente ao Senhor Prefeito, apresentando a sugestão para que o mesmo, através da Secretaria Municipal de Mobilidade, promova a implementação de áreas de espera (bolsões), delimitadas por linhas de retenção, destinadas exclusivamente às motocicletas, motonetas e ciclomotores, junto à aproximação semafórica, imediatamente à frente da linha de retenção dos demais veículos.

Referida proposta atende às novas disposições do Código de Trânsito Brasileiro, de forma que sejam implementados, nos cruzamentos onde há semáforos em Marechal Cândido Rondon, um espaço exclusivo para a parada e espera de motocicletas e congêneres, a frente dos demais veículos, permitindo assim facilitar o deslocamento das mesmas e também ampliar a segurança no trânsito rondonense.

Vale destacar que esta medida está sendo implementada gradativamente em diversos centros urbanos do país e, mais recentemente, também foi adotada no Município de Cascavel – PR, gerando resultados positivos ao passo que separa as motocicletas dos automóveis, priorizando os motociclistas na abertura do semáforo e distanciando motos dos carros de passeio, diminuindo significativamente o número de colisões e acidentes nestes locais, com a redução de até 33% das ocorrências, segundo estudo da Prefeitura Municipal de Fortaleza – CE.

Assim, através da presente proposição, indica-se o atendimento do contido acima, o que muito beneficiará a comunidade rondonense, melhorando o trânsito na zona urbana e garantindo maior segurança especialmente para os nossos motociclistas.

NESTES TERMOS, PEDE DEFERIMENTO.
Plenário Ariovaldo Luiz Bier, em 1º de agosto de 2022.

ARION NASIHGIL
Vereador

 

---
INDICAÇÃO Nº 424/2022
Data: 1º de agosto de 2022

Ementa: reitera a Indicação nº 83/2019 e sugere ao Executivo Municipal, através do setor competente, que promova as medidas necessárias para incluir nas linhas de transporte público urbano os logradouros do Residencial Recanto Feliz, de forma a atender a população que reside no referido local.

Senhor Presidente,

Requer seja, após deliberação do Plenário, encaminhada cópia do presente ao Senhor Prefeito, em reiteração a Indicação nº 83/2019, apresentando a sugestão para que o mesmo, através do setor competente, promova as medidas necessárias para incluir nas linhas de transporte público urbano os logradouros do Residencial Recanto Feliz.

Através da proposição supracitada, este Vereador já solicitou ao Executivo Municipal, em Março de 2019, que fosse implementada uma linha de transporte coletivo urbano visando atender as ruas do Residencial Recanto Feliz. Naquela oportunidade, foi justificado que referida sugestão atendia ao anseio de moradores daquela localidade, importante zona urbana da nossa cidade, que não contavam com linhas de transporte público, muito embora dela necessitassem para ter acesso à região central da cidade, tendo em vista que diversos munícipes não possuem meios de transporte próprio, e o deslocamento entre o bairro e o centro da cidade ou, ao menos, até o ponto de ônibus mais próximo, localizado no bairro Botafogo, é dificultoso, posto que o caminho, além de relativamente longo, é bastante íngreme, portanto, de difícil locomoção especialmente para os idosos, crianças e portadores de necessidades especiais.

Contudo, verifica-se que o pedido até a presente data não foi atendido, e a demanda trazida novamente perante o Executivo Municipal continua sendo um anseio dos moradores do Recanto Feliz, que buscam os Vereadores frequentemente para solicitar a tomada de providências visando a implementação de linhas de transporte público coletivo que atendam o local.

Assim, através da vertente proposição, reitera-se o contido na Indicação nº 83/2019, novamente solicitando à administração municipal que tome as providências necessárias para que as linhas de ônibus do Município possam abranger o Residencial Recanto Feliz, o que muito beneficiaria a comunidade do citado bairro.

NESTES TERMOS, PEDE DEFERIMENTO.
Plenário Ariovaldo Luiz Bier, em 1º de agosto de 2022.

ARION NASIHGIL
Vereador

 

---
INDICAÇÃO Nº 425/2022
Data: 1º de agosto de 2022

Ementa: sugere ao Executivo Municipal, através da Secretaria de Planejamento, realize projeto e libere recursos que permitam o alargamento da Rua 15 de Novembro, a partir da Rua Espirito Santo até a Rua Ceará, numa extensão de aproximadamente 725 metros, conforme o mapa em anexo.

Senhor Presidente,

Requer seja, após deliberação regimental do Plenário, encaminhada cópia do presente ao Prefeito Municipal, apresentando a sugestão do Vereador que abaixo subscreve para que seja autorizado o setor competente desta Municipalidade, em especial a Secretaria de Planejamento, a iniciar os trâmites internos que permitam a elaboração de projeto e a consequente liberação de recursos que permitam o alargamento da Rua 15 de Novembro, a partir da Rua Espirito Santo até a Rua Ceará, numa extensão de aproximadamente 725 metros, conforme o mapa em anexo.

Alguns moradores desta região relatam que devido à grande quantidade de veículos em alguns pontos desta via, causam afunilamento da passagem de veículos, ocasionando eventuais avarias de pequena monta em seus veículos.

Fatos assim ocorrem especialmente na região inicial do mapa em anexo, próximo ao Edifício Europa, localizado atrás do Colégio Luterano Rui Barbosa, mas alguns outros pontos também são possíveis notar afunilamentos.

Sendo assim, e considerando as justificativas acima apresentadas, este Vereador fica no aguardo do pronto atendimento deste pleito por parte do Executivo Municipal, o que muito alegrará aos moradores desta região da cidade.

NESTES TERMOS, PEDE DEFERIMENTO.
Plenário Ariovaldo Luiz Bier, em 1º de agosto de 2022.

CRISTIANO LUIZ METZNER (SUKO)
Vereador

 

---
INDICAÇÃO Nº 426/2022
Data: 1º de agosto de 2022

Ementa: indica ao Executivo Municipal o alargamento da Rua Dom João VI, nos fundos da Faculdade Isepe Rondon, melhorando as condições de trafegabilidade no local, considerando o grande fluxo de veículos.

Senhor Presidente,

Requer seja, após deliberação regimental do Plenário, encaminhada cópia do presente ao Prefeito, apresentando sugestão deste Vereador que abaixo subscreve para que sejam autorizados os setores competentes desta Municipalidade, em especial as Secretarias de Planejamento e de Infraestrutura, a realizar os trabalhos necessários para o atendimento desta Indicação.

A presente matéria trata da realização de alargamento da Rua Dom João VI, nos fundos da Faculdade Isepe Rondon, melhorando as condições de trafegabilidade no local, considerando o grande fluxo de veículos.

Indicamos o alargamento de no mínimo 100 metros desta via, entre as ruas Amapá e Florianópolis, considerando que atualmente está via é estreita e o local possui concentração de veículos estacionados, dificultando a trafegabilidade e colocando em risco os usuários.

Esta instituição citada conta com um grande número de alunos e funcionários, vindos das mais diversas localidades, entendemos que a realização desta obra facilitaria o acesso, evitando filas e transtornos para os moradores do espaço compreendido.

Diante do exposto, considerando nosso compromisso com a melhoria da qualidade de vida da população rondonense, este Vereador aguarda deferimento.

NESTES TERMOS, PEDE DEFERIMENTO.
Plenário Ariovaldo Luiz Bier, em 1º de agosto de 2022.

RAFAEL HEINRICH
Vereador

 

---
INDICAÇÃO Nº 427/2022
Data: 1º de agosto de 2022.

Ementa: indica ao Executivo Municipal, a instalação de bebedouro de água na Arena “Meu Campinho”, localizada no Bairro São Lucas, denominada de Praça Pública Eloi Osmar Dreher.

Senhor Presidente,

Requer seja, após deliberação regimental do Plenário, encaminhada cópia do presente ao Prefeito, apresentando sugestão deste Vereador que abaixo subscreve para que sejam autorizados os setores competentes desta Municipalidade, em especial o SAAE e a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, a realizarem os trabalhos necessários para o atendimento desta Indicação.

A presente matéria trata da instalação de bebedouro de água na Arena “Meu Campinho”, localizada no bairro São Lucas, denominada de Praça Pública Eloi Osmar Dreher.

Consideramos na apresentação desta Indicação, as solicitações dos usuários, em especial, crianças praticantes de atividade física, que encontram dificuldades de acesso a água, diante da falta de bebedouro no local.

Por fim, cumpre ressaltar que ao atender o presente pedido, o Poder Público estará incentivando a ampliação do número de praticantes de atividades físicas e de lazer, otimizando o uso dos espaços públicos existentes pelos munícipes.
Diante do exposto, considerando nosso compromisso com a melhoria da qualidade de vida da população rondonense, este Vereador aguarda deferimento.

NESTES TERMOS, PEDE DEFERIMENTO.
Plenário Ariovaldo Luiz Bier, 1º de agosto de 2022.

RAFAEL HEINRICH
Vereador

 

---
INDICAÇÃO Nº 428/2022
Data: 1º de agosto de 2022

Ementa: sugere ao Executivo Municipal que, através da Secretaria de Infraestrutura, faça a recuperação da malha asfáltica no Loteamento Ana Neusa, pois as ruas estão em péssimas condições de trafegabilidade e precisam ser incluídas no programa municipal de recape asfáltico completo.

Senhor Presidente,

Requer seja, após deliberação regimental do Plenário, encaminhada cópia do presente ao Executivo Municipal, sugerindo que através da Secretaria de Infraestrutura, seja viabilizada a recuperação da malha asfáltica no Loteamento Ana Neusa.

Referido local possui ruas em péssimas condições de trafegabilidade, com buracos e asfalto ruim em toda extensão do loteamento, causando inúmeros transtornos aos munícipes que lá residem.

Devido a extensão do desgaste e comprometimento da malha asfáltica, pedimos que na medida do possível o mencionado loteamento seja incluído no programa municipal de recape asfáltico completo.

Sendo assim e considerando a justificativa acima apresentada, este Vereador fica no aguardo do pronto atendimento por parte do Executivo Municipal desse importante pleito, para que referida melhoria seja executada com grande brevidade.

NESTES TERMOS, PEDE DEFERIMENTO.
Plenário Ariovaldo Luiz Bier, em 1º de agosto de 2022.

VANDERLEI SAUER (SOLDADO SAUER)
Vereador

 

---
REQUERIMENTO Nº 430/2022
Data: 1º de agosto de 2022

Ementa: indica ao Executivo Municipal, através das Secretarias competentes faça um tapa buracos na Av. Prata, além de executar melhorias para escoamento das águas pluviais, pintura de meio-fio e lombadas, incluindo a poda e recolha de galhos e entulhos, buscando assim atender ao anseio da comunidade que lá reside e, ao mesmo tempo, preparar a sede distrital de Margarida para a principal festa que acontece no final do mês em curso.

Senhor Presidente,

Requer seja, após deliberação regimental do Plenário, encaminhada cópia do presente ao Executivo Municipal, apresentando o pedido deste Vereador para que sejam autorizados os setores competentes desta Municipalidade a realizarem melhorias pontuais na sede do Distrito de Margarida, em especial na Avenida Prata.

Visando atender ao anseio da comunidade que lá reside, é necessária a intervenção do poder público local no sentido de melhorar o escoamento das águas pluviais na Avenida Prata. Além disso, seria importante realizar uma nova pintura de meio-fio e lombadas. Outra melhoria pleiteada é a poda e recolha de galhos e entulhos, considerando que tais melhorias se fazem necessárias e ainda por se avizinhar a principal festa do Distrito de Margarida.

Cumpre ressaltar que no final do mês de agosto acontece a Festa do Leitão a Pururuca, evento que atrai sempre muitos visitantes, bem como o público local, que vai se sentir mais confortável com o distrito organizado e limpo.

Sendo assim e considerando a justificativa acima apresentada, este Vereador fica no aguardo do atendimento por parte do Executivo Municipal desse importante pleito.

NESTES TERMOS, PEDE DEFERIMENTO.
Plenário Ariovaldo Luiz Bier, em 1º de agosto de 2022.

VANDERLEI SAUER (SOLDADO SAUER)
Vereador

 

---
INDICAÇÃO Nº 431/2022
Data: 1º de agosto de 2022

Ementa: sugere ao Executivo Municipal que, através da Secretaria de Infraestrutura, viabilize a colocação de solo-brita na estrada rural da Linha Quinta das Seleções, via que demanda da rodovia 467 em direção Sul, pouco antes do Frigorífico de Aves, tendo em vista que a melhoria é aguardada pelos moradores que residem nas proximidades.

Senhor Presidente,

Requer seja, após deliberação regimental do Plenário, encaminhada cópia do presente ao Executivo Municipal, sugerindo que através da Secretaria de Infraestrutura seja viabilizada a colocação de solo-brita na estarada rural da localidade de Quinta das Seleções, via que demanda da rodovia 467 em direção Sul, pouco antes do Frigorífico de Aves.

Cumpre destacar que esta é uma Linha não muito extensa, mas com vários moradores que necessitam da melhoria para poderem transitar com mais conforto e segurança, bem como facilitar o escoamento da produção agropecuária, permitindo que a mesma seja transportada com mais rapidez e segurança.

Por outro lado, é preciso lembrar que a melhoria pretendida já é um pedido antigo daqueles moradores, que aguardam ansiosos pela execução desta importante iniciativa do poder público local.

Devido a importância do mencionado, pedimos urgência nas providencias.

Sendo assim e considerando a justificativa acima apresentada, este Vereador fica no aguardo do atendimento por parte do Executivo Municipal desse importante pleito.

NESTES TERMOS, PEDE DEFERIMENTO.
Plenário Ariovaldo Luiz Bier, em 1º de agosto de 2022.

VANDERLEI SAUER (SOLDADO SAUER)
Vereador

 

---
INDICAÇÃO Nº 432/2022
Data: 1º de agosto de 2022

Ementa: reitera a sugestão para que o Executivo Municipal, através da Secretaria de Planejamento, elabore projeto e libere recursos visando a pavimentação asfáltica sobre pedras irregulares da estrada rural da Linha Flor do Oeste, ligando o Distrito de Iguiporã até a divisa com o Município de Pato Bragado.
Senhor Presidente,

Requer seja, após deliberação regimental do Plenário, encaminhada cópia do presente ao Prefeito Municipal, reiterando a sugestão do Vereador que abaixo subscreve, contida inicialmente na Indicação de nº 041/2022, de 14 de fevereiro de 2022, para que o mesmo autorize o setor competente desta Municipalidade, em especial a Secretaria de Planejamento, a iniciar os trâmites internos visando a execução de mais uma obra de pavimentação asfáltica.

A sugestão é para que a Municipalidade execute a pavimentação asfáltica sobre as pedras irregulares da estrada rural da Linha Flor do Oeste, ligando o Distrito de Iguiporã até a divisa com o Município de Pato Bragado.

O objetivo é melhorar ainda mais as condições de trafegabilidade para dezenas de produtores rurais que residem nas proximidades, assim como para todos aqueles que utilizam referida estrada rural, representando desta forma grande avanço na qualidade de vida dos munícipes.

Cumpre ressaltar que naquela região do interior rondonense há um considerável número de produtores rurais de suínos e leite, carecendo de ótima estrada para recebimento diário de insumos e para escoamento da produção agrícola e agropecuária. Da mesma forma, é preciso destacar ainda que referida extensão é utilizada pelo ônibus do transporte escolar.

Sendo assim, e considerando a justificativa acima apresentada, este Vereador fica no aguardo do pronto atendimento desta Indicação por parte do Executivo Municipal, se possível ainda neste ano.

NESTES TERMOS, PEDE DEFERIMENTO.
Plenário Ariovaldo Luiz Bier, em 1º de agosto de 2022.

PEDRO RAUBER
Vereador

 

---
INDICAÇÃO Nº 433/2022
Data: 1º de agosto de 2022

Ementa: reitera a sugestão para que o Executivo Municipal elabore projeto através da Secretaria de Planejamento, visando a pavimentação asfáltica sobre as pedras irregulares da estrada rural da Linha Ajuricaba, iniciando junto ao Frigorífico de Aves da Lar e chegando até o final do pavimento já executado.

Senhor Presidente,

Requer seja, após deliberação regimental do Plenário, encaminhada cópia do presente ao Prefeito Municipal, reiterando a sugestão contida na Indicação de nº 081/2022, de 23 de fevereiro de 2022, para que o mesmo autorize o setor competente desta Municipalidade, em especial a Secretaria de Planejamento, a elaborar projeto objetivando a execução de mais uma obra de pavimentação asfáltica.

Desta feita, a sugestão é para que a Municipalidade execute a pavimentação asfáltica sobre as pedras irregulares da estrada rural da Linha Ajuricaba, iniciando junto ao Frigorífico de Aves da Lar e chegando até o final do pavimento já executado.

Com a execução desta importante melhoria, será possível melhorar ainda mais as condições de trafegabilidade para dezenas de produtores rurais que residem nas proximidades, assim como para todos aqueles que utilizam referida estrada rural, representando desta forma grande avanço na qualidade de vida dos munícipes.

Cumpre ressaltar que naquela região do interior rondonense há um considerável número de produtores rurais de suínos e leite, carecendo de ótima estrada para recebimento diário de insumos e para escoamento da produção agrícola e agropecuária. Da mesma forma, é preciso destacar ainda que referida extensão é utilizada pelo ônibus do transporte escolar.

Sendo assim, e considerando a justificativa acima apresentada, estes Vereadores ficam no aguardo do pronto atendimento desta Indicação por parte do Executivo Municipal, se possível ainda neste ano.

NESTES TERMOS, PEDE DEFERIMENTO.
Plenário Ariovaldo Luiz Bier, em 1º de agosto de 2022.

PEDRO RAUBER
Vereador

VANDERLEI SAUER (SOLDADO SAUER)
Vereador

 

---
INDICAÇÃO Nº 434/2022
Data: 1º de agosto de 2022

Ementa: sugere que o Executivo Municipal, através dos setores competentes, em especial das Secretarias de Planejamento e Mobilidade, inicie um estudo técnico para possível implantação de rotatória ou semáforo mais apropriado no cruzamento da Avenida Rio Grande do Sul com a Rua Independência.

Senhor Presidente,

Requer seja, após deliberação do Plenário, encaminhada cópia do presente ao Senhor Prefeito, apresentando a sugestão para que o mesmo, através dos setores competentes, em especial das Secretarias de Planejamento e Mobilidade, inicie os trâmites internos que permitam a realização de um estudo técnico que culmine na implantação de mais uma rotatória ou, não sendo isto possível, de um semáforo mais apropriado no cruzamento da Avenida Rio Grande do Sul com a Rua Independência, na região central da cidade rondonense.

Ocorre que o equipamento atual não atende a demanda para o referido ponto, dificultando a fluidez do trânsito.

A ideia deste Vereador é melhorar a fluidez no trânsito e proporcionar maior segurança para os condutores de veículos, ciclistas e pedestres neste local, podendo ocorrer através da construção de uma rotatória, ou mesmo da instalação de um semáforo mais moderno, cabendo à administração a escolha do melhor equipamento.

Desta forma, e considerando a justificativa acima apresentada, este Vereador fica no aguardo do pronto deferimento desta Indicação, o que permitirá a execução de uma importante melhoria na região central da cidade.

NESTES TERMOS, PEDE DEFERIMENTO.
Plenário Ariovaldo Luiz Bier, em 1º de agosto de 2022.

DIONIR LUIZ BRIESCH (SARGENTO DIONIR)
Vereador

 

---
INDICAÇÃO Nº 435/2022
Data: 1º de agosto de 2022

Ementa: sugere que o Executivo Municipal, através do setor competente, viabilize a substituição das cadeiras existentes na Unidade Básica de Saúde do Bairro São Lucas.

Senhor Presidente,

Requer seja, após deliberação regimental do Plenário, encaminhada cópia do presente ao Prefeito Municipal, apresentando uma simples, mas ao mesmo tempo importante sugestão do Vereador que abaixo subscreve para que o setor competente desta Municipalidade providencia a substituição de cadeiras na Unidade Básica de Saúde do Bairro São Lucas.

O objetivo é melhorar o conforto tanto para os munícipes que procuram atendimento no local quanto para os servidores que atuam na Unidade Básica de Saúde. Em anexo, segue uma foto para demonstrar a precariedade das cadeiras atuais.

Sendo assim, e considerando a justificativa acima apresentada e o baixo custo da melhoria pretendida, este Vereador fica no aguardo do pronto atendimento da presente Indicação, permitindo que referida iniciativa seja executada já nas próximas semanas.

NESTES TERMOS, PEDE DEFERIMENTO.
Plenário Ariovaldo Luiz Bier, em 1º de agosto de 2022.

ILOIR DE LIMA (PADEIRO)
Vereador

 

---
INDICAÇÃO Nº 436/2022
Data: 1º de agosto de 2022

Ementa: sugere que o Executivo Municipal, através dos setores competentes, viabilize a construção de um acesso para cadeirantes na esquina da Avenida Irio Jacob Welp com a Rua 1º de Abril, em local situado entre o Jardim Ana Paula e o Bairro São Lucas (Loteamento Modelo), conforme modelo em anexo.

Senhor Presidente,

Requer seja, após deliberação regimental do Plenário, encaminhada cópia do presente ao Prefeito Municipal, apresentando a sugestão do Vereador que abaixo subscreve para que o mesmo autorize os setores competentes desta Municipalidade, em especial as Secretarias de Planejamento, Mobilidade e Infraestrutura, a realizar mais uma melhoria na zona urbana de Marechal Cândido Rondon.

Neste momento, e visando atender ao anseio de diversos munícipes, este Vereador sugere a construção de um acesso para cadeirantes na esquina da Avenida Irio Jacob Welp com a Rua 1º de Abril, em local situado entre o Jardim Ana Paula e o Bairro São Lucas (Loteamento Modelo), conforme modelo em anexo.

O objetivo é facilitar a passagem de portadores de necessidades especiais pela Avenida Irio Jacob Welp, já que a mesma registra grande fluxo de veículos, ainda mais após a conclusão da obra de duplicação.

Sendo assim, e considerando a justificativa acima apresentada este Vereador fica no aguardo do pronto atendimento desta Indicação por parte do Executivo Municipal, já que a melhoria ora sugerida acabou não sendo contemplada no projeto inicial de duplicação.

NESTES TERMOS, PEDE DEFERIMENTO.
Plenário Ariovaldo Luiz Bier, em 1º de agosto de 2022.

CARLINHOS SILVA
Vereador

 

---
INDICAÇÃO Nº 437/2022
Data: 1º de agosto de 2022

Ementa: sugere que o Executivo Municipal, através do setor competente, revise todo o sistema de iluminação pública existente entre o Supermercado da Copagril II e a Unidade Industrial de Aves da Lar.

Senhor Presidente,

Requer seja, após deliberação regimental do Plenário, encaminhada cópia do presente ao Prefeito Municipal, apresentando a sugestão do Vereador que abaixo subscreve para que o mesmo autorize o setor competente, ou a empresa terceirizada, a realizar uma completa revisão no sistema de iluminação pública existente entre o Supermercado da Copagril II e a Unidade Industrial de Aves da Lar.

Ocorre que muitas lâmpadas estão queimadas ou apresentam baixa luminosidade, comprometendo a qualidade do sistema de iluminação.

Cumpre ressaltar, ainda, que referido trajeto registra grande circulação de pedestres e ciclistas, carecendo de plena eficiência do sistema de iluminação pública para a segurança dos usuários.

Sendo assim, e considerando a justificativa acima apresentada este Vereador fica no aguardo do pronto atendimento desta Indicação por parte do Executivo Municipal, já que a melhoria visando a ampliação da Avenida Rio Grande do Sul até a estrada do Lira vai demorar mais algum tempo para ser executada, o que por si só gera transtornos aos munícipes.

NESTES TERMOS, PEDE DEFERIMENTO.
Plenário Ariovaldo Luiz Bier, em 1º de agosto de 2022.

CARLINHOS SILVA
Vereador

 

---
INDICAÇÃO Nº 438/2022
Data: 1º de agosto de 2022

Ementa: sugere que o Executivo Municipal, através da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Sustentável, realize uma poda nas árvores situadas na Rua Natal, nas proximidades com a Avenida Maripá, já que as mesmas são altas e invadem tanto as residências quanto a via pública, causando transtornos aos munícipes.

Senhor Presidente,

Requer seja, após deliberação regimental do Plenário, encaminhada cópia do presente ao Prefeito Municipal, apresentando a sugestão do Vereador que abaixo subscreve para que o mesmo autorize o setor competente, em especial a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Sustentável, a realizar uma poda nas árvores situadas na Rua Natal, nas proximidades com a Avenida Maripá.

Conforme revelam algumas fotos em anexo, referidas árvores são antigas e altas, o que faz com que invadam tanto as residências quanto a via pública, causando transtornos aos munícipes.

E na opinião deste Vereador, uma simples poda por parte da Municipalidade pode resolver facilmente este problema.

Sendo assim, e considerando a justificativa acima apresentada e o baixo custo da melhoria pretendida, este Vereador fica no aguardo do pronto atendimento desta Indicação por parte do Executivo Municipal.

NESTES TERMOS, PEDE DEFERIMENTO.
Plenário Ariovaldo Luiz Bier, em 1º de agosto de 2022.

CARLINHOS SILVA
Vereador