INDICAÇÕES APROVADAS NA 26ª SESSÃO ORDINÁRIA EM 04/09/2023

por Cristiano Marlon Viteck publicado 05/09/2023 10h45, última modificação 05/09/2023 10h43

 

INDICAÇÃO Nº 531/2023
Data: 25 de agosto de 2023

Ementa: sugere que o Executivo Municipal, através da Secretaria de Infraestrutura, elabore projeto e libere recursos que permitam a pavimentação asfáltica na Rua Presidente Epitácio, no Bairro Santo Amaro, nas proximidades da passarela.

Senhor Presidente,

Requer seja, após deliberação regimental do Plenário, encaminhada cópia do presente ao Prefeito Municipal, apresentando a sugestão do Vereador que abaixo subscreve para que a Municipalidade, através da Secretaria de Planejamento, inicie os trâmites internos que permitam a elaboração de projeto e a consequente liberação de recurso visando a execução de uma importante intervenção no Bairro Santo Amaro.

Visando atender ao anseio de diversos munícipes, este Vereador apresenta o pedido para que seja executada pavimentação asfáltica na Rua Presidente Epitácio, nas proximidades da passarela.

A medida é extremamente necessária, diante da precariedade da referida via pública, o que vem causando inúmeros transtornos aos munícipes que residem no referido bairro.

Porém, até que referida obra não seja executada, este Vereador sugere que seja viabilizada a colocação de cascalho no local, visando ao menos amenizar um pouco do problema, enquanto a obra de pavimentação não seja concluída.

Sendo assim, e considerando a justificativa acima apresentada, este Vereador fica no aguardo do pronto atendimento deste pleito por parte do Executivo Municipal, garantindo assim melhores condições de vida para dezenas de munícipes rondonenses.

NESTES TERMOS, PEDE DEFERIMENTO.
Plenário Ariovaldo Luiz Bier, em 25 de agosto de 2023.

ILOIR DE LIMA (PADEIRO)
Vereador

 

---
INDICAÇÃO Nº 538/2023
Data: 01 de setembro de 2023

Ementa: sugere que o Executivo Municipal, através do setor competente, efetue manutenções regulares das vias rurais do Distrito de Margarida, em virtude das constantes demandas dos usuários das vias, devido ao aumento do fluxo de carros, veículos de carga e transporte público.

Senhor Presidente,

Requer seja, após deliberação do Plenário, encaminhada cópia do presente ao Executivo Municipal, apresentando a sugestão deste Vereador que abaixo subscreve, para que e para que o mesmo autorize o setor competente desta Municipalidade a realizarem esforços no sentido de implementar um programa de manutenção contínua das estradas rurais localizadas no Distrito de Margarida. Tal medida se faz necessária devido à constante demanda de intervenções ocasionadas pelo intenso tráfego de veículos na região.

É inegável que as estradas rurais são uma parte vital da infraestrutura do nosso distrito, desempenhando um papel fundamental na conectividade e mobilidade de nossos cidadãos. No entanto, ao longo do tempo, essas vias rurais têm sofrido desgaste significativo devido ao uso intensivo, condições climáticas adversas e outras circunstâncias naturais. Como resultado, as condições das estradas têm se deteriorado, tornando-se um desafio diário para os moradores que dependem delas para se deslocar para o trabalho, escola e outras atividades essenciais.

Portanto, solicito que o Executivo Municipal considere esta proposta e tome as medidas necessárias para implementar um plano de manutenção regular das estradas rurais em Margarida, além de deixar constantemente equipamentos no distrito para que seja possível essa manutenção. Isso demonstrará o comprometimento da secretaria em atender às necessidades fundamentais da comunidade e melhorar as condições de mobilidade.

Sendo assim, e considerando a justificativa acima apresentada, este Vereador solicita encarecidamente que o setor competente do Executivo Municipal se empenhe em realizar a manutenção contínua das estradas.

NESTES TERMOS, PEDE DEFERIMENTO.
Plenário Ariovaldo Luiz Bier, em 01 de setembro de 2023.

VANDERLEI CAETANO SAUER (SOLDADO SAUER)
Vereador

 

---
INDICAÇÃO Nº 539/2023
Data: 1º de setembro de 2023

Ementa: sugere que o Executivo Municipal, através do setor competente, realize uma manutenção da estrada que conecta à Linha Schmidt até a divisa com o município de Pato Bragado, pois este trecho apresenta desafios significativos para a circulação de maquinário agrícola devido a estrada ser muito estreita, e a intervenção é necessária para melhorar a acessibilidade.

Senhor Presidente,

Requer seja, após deliberação do Plenário, encaminhada cópia do presente ao Executivo Municipal, apresentando a sugestão deste Vereador que abaixo subscreve, para que e para que o mesmo autorize o setor competente desta Municipalidade a realizarem esforços no sentido de realizar uma manutenção urgente na estrada que percorre à Linha Schmidt, estendendo-se até a divisa com o município de Pato Bragado. Atualmente, esse trecho enfrenta sérios problemas de tráfego, especialmente para os maquinários agrícolas que utilizam essa via com frequência.

Cabe destacar que, o estreitamento da estrada tem se tornado um obstáculo significativo para a circulação segura dos veículos agrícolas, impactando diretamente a produtividade e a economia local. Além disso, a dificuldade de acesso afeta negativamente a vida dos agricultores que dependem dessa rota para escoar suas produções e garantir seu sustento.

Nesse contexto, é de extrema importância que o Executivo Municipal, por meio do setor competente, realize as devidas melhorias nessa estrada, alargando-a e garantindo condições adequadas de trafegabilidade. Isso não apenas facilitaria o deslocamento dos agricultores, mas também contribuiria para o desenvolvimento econômico da região.

Sendo assim, e considerando a justificativa acima apresentada, este Vereador solicita encarecidamente que o setor competente do Executivo Municipal se empenhe em realizar a manutenção dessa estrada.

NESTES TERMOS, PEDE DEFERIMENTO.
Plenário Ariovaldo Luiz Bier, em 01 de setembro de 2023.

VANDERLEI CAETANO SAUER (SOLDADO SAUER)
Vereador

 

---
INDICAÇÃO Nº 540/2023
Data: 04 de setembro de 2023

Ementa: sugere ao Executivo Municipal, através da Secretaria Municipal de Infraestrutura, que realize operação tapa-buracos ou, preferencialmente, o recape asfáltico da Rua Minas Gerais, entre a Rua Helmuth Priesnitz (acesso ao Anel Viário) e a Avenida Írio Jacob Welp, em razão das condições precárias do asfalto em diversos trechos da mencionada via.

Senhor Presidente,

Requer seja, após deliberação do Plenário, encaminhada cópia do presente ao Senhor Prefeito, apresentando a sugestão para que o mesmo, através da Secretaria Municipal de Infraestrutura, realize operação tapa-buracos ou, preferencialmente, o recape asfáltico da Rua Minas Gerais, entre a Rua Helmuth Priesnitz (acesso ao Anel Viário) e a Avenida Írio Jacob Welp.

Referida sugestão se faz necessária em razão das condições precárias da via, notadamente nos trechos mais utilizados por veículos pesados (caminhões e ônibus) que desviam da região central da cidade.

Assim, é de palmar importância que a administração municipal promova o atendimento deste pedido, de forma a recuperar a pavimentação asfáltica da Rua Minas Gerais, realizando imediatamente uma operação tapa-buracos e, se possível, realizando também a pavimentação integral a via, o que certamente beneficiará nossa comunidade.

NESTES TERMOS, PEDE DEFERIMENTO.
Plenário Ariovaldo Luiz Bier, em 04 de setembro de 2023.

ARION NASIHGIL
Vereador

 

---
INDICAÇÃO Nº 541/2023
Data: 04 de setembro de 2023

Ementa: reitera a Indicação nº 510/2022 e novamente sugere ao Executivo Municipal, através da Secretaria Municipal de Infraestrutura, que realize o recape asfáltico do prolongamento da Rua Ceará, a partir da Rua 12 de Outubro, em razão da absoluta precariedade do asfalto no local.

Senhor Presidente,

Requer seja, após deliberação do Plenário, encaminhada cópia do presente ao Senhor Prefeito, em reiteração a Indicação nº 510/2022, novamente apresentando a sugestão para que o mesmo, através da Secretaria Municipal de Infraestrutura, realize o recape asfáltico do prolongamento da Rua Ceará, a partir da Rua 12 de Outubro.

Referida sugestão, já apresentada por este Vereador por intermédio da proposição supracitada, datada de 02 de setembro de 2022, se faz necessária tendo em vista que a mencionada rua, descendo o SESC até o seu final, se encontra bastante deteriorada, muito embora seja uma importante via pública residencial, onde habitam dezenas de famílias, o que tem causado prejuízos para condutores de veículos e motocicletas e, especialmente, para ciclistas, já havendo até mesmo notícias de acidentes em razão dos desníveis, desgastes e buracos, que comprometem o pavimento regular e acumulam pedras soltas, trazendo perigos para quem por lá trafega.

Assim, considerando que o pedido em questão já foi apresentado há mais de um ano e até o presente momento não atendido, havendo reclamações constante de moradores da mencionada localidade, se faz necessária a reapresentação do pedido nesta oportunidade, destacando-se que é de palmar importância que a administração municipal promova o atendimento deste pleito, o que certamente beneficiará nossa comunidade.

NESTES TERMOS, PEDE DEFERIMENTO.
Plenário Ariovaldo Luiz Bier, em 04 de setembro de 2023.

ARION NASIHGIL
Vereador

 

---
INDICAÇÃO Nº 542/2023
Data: 04 de setembro de 2023

Ementa: sugere ao Executivo Municipal, através das Secretarias Municipais de Mobilidade e de Infraestrutura, que realize a recuperação com nova pavimentação das ciclovias em toda a área urbana de Marechal Cândido Rondon, especialmente ao longo da Avenida Maripá, onde a situação é mais precária e demanda urgentes intervenções.

Senhor Presidente,

Requer seja, após deliberação do Plenário, encaminhada cópia do presente ao Senhor Prefeito, apresentando a sugestão para que o mesmo, através das Secretarias Municipais de Mobilidade e de Infraestrutura, realize a recuperação com nova pavimentação das ciclovias em toda a área urbana de Marechal Cândido Rondon.

Referida sugestão se faz necessária em razão das condições precárias com que se encontra boa parte das ciclovias de Marechal Cândido Rondon, notadamente aquelas localizadas na região central da cidade, como ao longo da Avenida Maripá, onde verificam-se trechos com pedras soltas, buracos e desníveis.

Acerca do valor das ciclovias para o nosso Município, dispensa-se maiores dilações, tendo em vista que é notória a sua importância tanto para o transporte urbano como para o lazer e esporte dos nossos cidadãos, que as utilizam em larga escala diariamente.

Assim, é necessário que a administração municipal promova um programa intenso de recuperação das ciclovias localizadas no tecido urbano, especialmente daquelas localizadas na região central da cidade, a exemplo da já mencionada Avenida Maripá, o que certamente beneficiará nossa comunidade, notadamente aqueles que dependem da bicicleta como meio de transporte.

NESTES TERMOS, PEDE DEFERIMENTO.
Plenário Ariovaldo Luiz Bier, em 04 de setembro de 2023.

ARION NASIHGIL
Vereador

 

---
INDICAÇÃO Nº 543/2023
Data: 04 de setembro de 2023

Ementa: sugere ao Executivo Municipal, através da Secretaria Municipal de Infraestrutura, que realize operação tapa-buracos ou, preferencialmente, o recape asfáltico das diversas ruas do bairro Higienópolis, em razão das condições precárias do asfalto em diversas vias do referido bairro.

Senhor Presidente,

Requer seja, após deliberação do Plenário, encaminhada cópia do presente ao Senhor Prefeito, apresentando a sugestão para que o mesmo, através da Secretaria Municipal de Infraestrutura, realize operação tapa-buracos ou, preferencialmente, o recape asfáltico das diversas ruas do bairro Higienópolis.

Referida sugestão se faz necessária em razão das condições precárias das vias públicas existentes no mencionado bairro como, por exemplo, na Rua Jasmim e na Rua dos Cravos, onde existem diversos buracos, com pedras soltas, que podem a qualquer momento ocasionar acidentes à pessoas ou mesmo danos em veículos.

Assim, é de palmar importância que a administração municipal promova o atendimento deste pedido, de forma a recuperar a pavimentação asfáltica do bairro Higienópolis, realizando imediatamente uma operação tapa-buracos e, se possível, realizando também a pavimentação integral das vias lá existentes e que se encontram prejudicadas, o que certamente beneficiará nossa comunidade, notadamente os moradores e comerciantes do bairro em questão.

NESTES TERMOS, PEDE DEFERIMENTO.
Plenário Ariovaldo Luiz Bier, em 04 de setembro de 2023.

ARION NASIHGIL
Vereador

 

---
INDICAÇÃO Nº 544/2023
Data: 04 de setembro de 2023

Ementa: sugere que o Executivo Municipal, através do SAAE, viabilize a instalação de um bebedouro público no Complexo Esportivo da Vila Gaúcha, facilitando assim o acesso por parte de munícipes que utilizam diariamente o local.

Senhor Presidente,

Requer seja, após deliberação regimental do Plenário, encaminhada cópia do presente ao Prefeito Municipal, apresentando o pedido para que os setores competentes desta Municipalidade, em especial o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), tome as providências devidas visando a instalação de mais um bebedouro público na zona urbana da cidade rondonense.

Desta feita, visando atender ao anseio de diversos munícipes, este Vereador sugere que a Municipalidade instale um bebedouro no Complexo Esportivo da Vila Gaúcha, já que referido local não conta com este importante e necessário equipamento público, apesar de registrar a circulação diária pessoas.

E na opinião deste Vereador, o bebedouro é de grande valia para permitir a hidratação das pessoas que praticam exercícios físicos e esportivos.

Sendo assim, e considerando a justificativa acima apresentada e o baixo custo da melhoria pretendida, este Vereador fica no aguardo do pronto atendimento deste pleito por parte do Executivo Municipal, permitindo que este equipamento público seja instalado já nas próximas semanas, o que muito alegrará os munícipes que residem na Vila Gaúcha e arredores.

NESTES TERMOS, PEDE DEFERIMENTO.
Plenário Ariovaldo Luiz Bier, em 04 de setembro de 2023.

CLEITON RODRIGO FREITAG (GORDINHO DO SUCO)
Vereador

 

---
INDICAÇÃO Nº 545/2023
Data: 04 de setembro de 2023

Ementa: reiteira a Indicação nº 76/2021 e novamente sugere que o Executivo Municipal, através da Secretaria Municipal de Infraestrutura, execute melhorias na ponte localizada na Linha Gaúcha, nas proximidades da propriedade do Sr. Rubem Goergen, já que a mesma é muito estreita e está com ambos os lados comprometidos, gerando grande risco aos usuários.

Senhor Presidente,

Requer seja, após deliberação regimental do Plenário, encaminhada cópia do presente ao Prefeito Municipal, reiterando a indicação nº 76/2021 apresentando novamente a sugestão do Vereador que abaixo subscreve para que seja autorizado o setor competente desta Municipalidade, em especial a Secretaria Municipal de Infraestrutura a executar uma importante melhoria na Linha Gaúcha.

Visando atender ao anseio de diversos produtores rurais, este Vereador sugere que a Municipalidade libere recursos que permitam a realização de obras na ponte da Linha Gaúcha. Referida estrutura fica localizada descendo a Assemar, nas proximidades do Sítio Sossego, de propriedade do Sr. Rubem Goergen.

Conforme revelam algumas fotos em anexo, a ponte é muito estreita para passagem de dois veículos ou caminhões ao mesmo tempo, isso sem contar o fato de que ambos os lados estão comprometidos, gerando grandes riscos aos usuários, especialmente aos produtores rurais e aos profissionais que atuam no fornecimento de insumos e no escoamento da produção agrícola e agropecuária.

Sendo assim, e considerando a justificativa acima apresentada, este Vereador fica no aguardo do pronto atendimento deste pleito por parte do Executivo Municipal, em especial elaboração de projetos, liberação de recursos e execução das melhorias propostas com grande brevidade, o que muito alegrará os produtores rurais que residem naquela região do interior rondonense.

NESTES TERMOS, PEDEM DEFERIMENTO.
Plenário Ariovaldo Luiz Bier, em 04 de setembro de 2023.

DIONIR LUIZ BRIESCH (SARGENTO DIONIR)
Vereador

 

---
INDICAÇÃO Nº 546/2023
Data: 04 de setembro de 2023

Ementa: indica ao Executivo Municipal a construção de banheiros públicos no Complexo Esportivo da Vila Gaúcha, atendendo inúmeros pedidos dos munícipes que frequentam o local.

Senhor Presidente,

Requer seja, após deliberação regimental do Plenário, encaminhada cópia do presente ao Prefeito, apresentando sugestão deste Vereador que abaixo subscreve para que sejam autorizados os setores competentes desta Municipalidade, em especial a Secretaria de Planejamento, a iniciar os trâmites internos visando a elaboração de projeto técnico, com a consequente liberação de recursos, visando a execução de mais uma obra na zona urbana da cidade rondonense.

A presente matéria trata da necessidade construção de banheiros públicos no Complexo Esportivo da Vila Gaúcha, local que registra diariamente grande circulação de pessoas. E a falta dos referidos equipamentos públicos tem gerado reclamações e transtornos pela falta de sanitários.

Cumpre ressaltar que a construção de banheiros é um pedido recorrente da população, de fundamental importância para garantir a dignidade da população rondonense, com destaque para mulheres e crianças.

Diante do exposto, considerando a justificativa acima apresentada, este Vereador fica no aguardo do pronto atendimento deste pleito por parte do Executivo Municipal, permitindo que referida obra seja executada com grande brevidade.

NESTES TERMOS, PEDE DEFERIMENTO.
Plenário Ariovaldo Luiz Bier, em 03 de fevereiro de 2023.

VALDECIR SCHONS (PALETA)
Vereador

 

---
INDICAÇÃO Nº 547/2023
Data: 04 de setembro de 2023

Ementa: sugere ao Executivo Municipal, através dos setores competentes, a instalação de um bicicletário e a realização de manutenção da tabela de basquetebol instalada no novo Complexo Esportivo da Vila Gaúcha.

Senhor Presidente,

Requer seja, após deliberação regimental do Plenário, encaminhada cópia do presente ao Prefeito Municipal, apresentando a sugestão do Vereador que abaixo subscreve para que seja autorizado o setor competente desta Municipalidade, para que o mesmo a instalação de um bicicletário e a realização de manutenção da tabela de basquetebol instalada no novo Complexo Esportivo da Vila Gaúcha.

Devido ao grande número de crianças que tem usufruído deste novo complexo esportivo especialmente indo até este local com suas bicicletas, se faz necessário a instalação de bicicletários, para mais de 10 bicicletas ao menos, neste local.

Outra situação é que a tabela de basquetebol instalada precisa ser de melhor qualidade, de preferência com a parte da madeira substituída por um acrílico se possível, além do aro da tabela ser mais reforçado, pois o instalado já apresenta amassados e dobras, além de melhorar também a qualidade da rede do aro para não soltar tão facilmente.

Este complexo esportivo também demanda da instalação de um bebedouro para a hidratação das crianças usuárias dos aparelhos esportivos deste local.

Sendo assim, e considerando as justificativas acima apresentada, este Vereador fica no aguardo do pronto atendimento deste pleito, o que muito alegrará a comunidade que reside naquela região da cidade rondonense.

NESTES TERMOS, PEDE DEFERIMENTO.
Plenário Ariovaldo Luiz Bier, em 04 de setembro de 2023.

CRISTIANO METZNER (SUKO)
Vereador

 

---
INDICAÇÃO Nº 548/2023
Data: 04 de setembro de 2023

Ementa: sugere que o Executivo Municipal, através da Secretaria de Infraestrutura, execute melhorias no pavimento asfáltico da Rua Mem de Sá, iniciando nas proximidades da Rua Pernambuco e chegando até a Rua Natal.

Senhor Presidente,

Requer seja, após deliberação regimental do Plenário, encaminhada cópia do presente ao Prefeito Municipal, apresentando a sugestão deste Vereador para que o setor competente, em especial a Secretaria de Infraestrutura, a realizar mais uma melhoria no pavimento asfáltico da zona urbana da cidade rondonense.

Desta feita, a sugestão ora apresentada é para que a equipe da Municipalidade viabilize a execução de melhorias no pavimento asfáltico da Rua Mem de Sá, iniciando nas proximidades da Rua Pernambuco e chegando com referida melhoria até a Rua Natal.

No entendimento deste Vereador, a medida é extremamente necessária, uma vez que as avarias e imperfeições estão prejudicando a condição de ir e vir das pessoas, assim como de ciclistas, motociclistas e veículos diversos.

Sendo assim, e considerando a justificativa acima apresentada e o baixo custo das melhorias pretendidas, este Vereador fica no aguardo do pronto atendimento deste pleito por parte do Executivo Municipal.

NESTES TERMOS, PEDE DEFERIMENTO.
Plenário Ariovaldo Luiz Bier, em 12 de maio de 2023.

MOACIR FROEHLICH
Vereador

 

---
INDICAÇÃO Nº 549/2023
Data: 04 de setembro de 2023

Ementa: sugere que o Executivo Municipal, através da Secretaria de Infraestrutura, efetue a revisão das grades de proteção existentes nas laterais das travessias elevadas da zona urbana da cidade rondonense, já que algumas se encontram em precário estado de conservação, conforme revelam algumas imagens em anexo.

Senhor Presidente,

Requer seja, após deliberação regimental do Plenário, encaminhada cópia do presente ao Prefeito Municipal, apresentando a sugestão deste Vereador para que o setor competente, em especial a Secretaria de Infraestrutura, a efetuar uma completa revisão das grades de proteção existentes nas laterais das travessias elevadas da zona urbana da cidade rondonense.

Além da limpeza destas canaletas, é preciso que a Municipalidade realize reparos em várias grades ou, caso entenda necessário, até mesmo a substituição destes equipamentos públicos, já que são pontos utilizados pelos pedestres.

Para facilitar a compreensão da matéria ora apresentada, segue em anexo algumas imagens demonstrando a necessidade de intervenção do Poder Público local no sentido de promover os devidos reparos.

Sendo assim, e considerando a justificativa acima apresentada e o baixo custo da melhoria pretendida, este Vereador fica no aguardo do pronto atendimento deste pleito por parte do Executivo Municipal.

NESTES TERMOS, PEDE DEFERIMENTO.
Plenário Ariovaldo Luiz Bier, em 04 de setembro de 2023.

CARLINHOS SILVA
Vereador

 

---
INDICAÇÃO Nº 550/2023
Data: 04 de setembro de 2023

Ementa: sugere que o Executivo Municipal, através do setor competente, viabilize a aquisição e instalação de um novo fogão industrial para o CMEI Jardim Primavera.

Senhor Presidente,

Requer seja, após deliberação regimental do Plenário, encaminhada cópia do presente ao Prefeito Municipal, apresentando o pedido do Vereador que abaixo subscreve para que o setor competente desta Municipalidade realize uma importante melhoria no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Jardim Primavera, localizado no Loteamento São Matheus, no Bairro Primavera.

Visando atender e suprir a necessidade do referido CMEI, este Vereador sugere que a Municipalidade providencia a aquisição e instalação de um novo fogão industrial no referido CMEI.

Cumpre ressaltar que a medida é extremamente necessária, facilitando o preparo de alimentos para as crianças que frequentam o educandário, já que o fogão atual não é suficientemente adequado para atender a demanda gerada por cerca de 200 alunos.

Sendo assim, e considerando a justificativa acima apresentada, este Vereador fica no aguardo do pronto atendimento deste pleito por parte do Executivo Municipal.

NESTES TERMOS, PEDE DEFERIMENTO.
Plenário Ariovaldo Luiz Bier, em 04 de setembro de 2023.

JULIANO OLIVEIRA
Vereador

 

---
INDICAÇÃO Nº 551/2023
Data: 04 de setembro de 2023

Ementa: sugere que o Executivo Municipal, através do setor competente, elabore projeto e libere recursos visando a criação de uma área de esportes com proteção de tela no perímetro na praça do Loteamento São Matheus.

Senhor Presidente,

Requer seja, após deliberação regimental do Plenário, encaminhada cópia do presente ao Prefeito Municipal, apresentando o pedido do Vereador que abaixo subscreve para que os setores competentes desta Municipalidade, em especial as Secretarias de Planejamento e de Esportes, inicie os trâmites internos que permitam a elaboração de projeto e a consequente liberação de recursos para execução de uma obra no Loteamento São Matheus.

A ideia é aproveitar um espaço físico existente na praça do referido Loteamento, visando a criação de uma área de esportes com proteção de tela no perímetro, oportunizando desta forma um local adequado para a prática de atividades físicas e esportivas.

Atualmente, dezenas de crianças e adolescentes utilizam o espaço para a prática de atividades, especialmente esportes com bola. Além do local não dispor de uma estrutura adequada para essas atividades, também oferece risco de acidentes, já que não há nenhuma proteção para evitar que a bola vá em direção à rua, ampliando os riscos de acidentes.

Sendo assim, e considerando a justificativa acima apresentada, este Vereador fica no aguardo do pronto atendimento deste pleito por parte do Executivo Municipal, o que muito alegrará centenas de munícipes que residem no Loteamento São Matheus.

NESTES TERMOS, PEDE DEFERIMENTO.
Plenário Ariovaldo Luiz Bier, em 04 de setembro de 2023.

JULIANO OLIVEIRA
Vereador

 

---
INDICAÇÃO Nº 552/2023
Data: 04 de setembro de 2023

Ementa: sugere que o Executivo Municipal, através da Secretaria de Mobilidade, efetue uma nova pintura da sinalização horizontal no entorno do Colégio Martin Luther, inclusive a pintura das travessias elevadas e das faixas de pedestres existentes na Avenida Maripá e na Rua Sergipe e nas ruas José Bonifácio e Pernambuco.

Senhor Presidente,

Requer seja, após deliberação regimental do Plenário, encaminhada cópia do presente ao Prefeito Municipal, apresentando o pedido do Vereador que abaixo subscreve para que seja autorizada a Secretaria Municipal de Mobilidade a realizar uma importante melhoria da sinalização viária horizontal existente no entorno do Colégio Martin Luther.

Visando atender ao anseio da comunidade escolar, este Vereador sugere que seja executada uma nova pintura da sinalização horizontal, incluindo uma nova pintura das travessias elevadas e faixas de pedestres da Avenida Maripá e das Ruas José Bonifácio, Pernambuco e Sergipe.

Sendo assim, e considerando a justificativa acima apresentada, este Vereador fica no aguardo do pronto atendimento deste pleito por parte do Executivo Municipal, o que muito ampliará a segurança de todos os alunos, pais, professores e funcionários do referido educandário, além de todas as pessoas que passam pela referida região da cidade rondonense.

NESTES TERMOS, PEDE DEFERIMENTO.
Plenário Ariovaldo Luiz Bier, em 04 de setembro de 2023.

JULIANO OLIVEIRA
Vereador

 

---
INDICAÇÃO Nº 553/2023
Data: 04 de setembro de 2023

Ementa: sugere que o Executivo Municipal, através da Secretaria de Planejamento, elabore projeto e libere recursos visando a execução de recape asfáltico na Rua José Bonifácio, mais precisamente no trecho compreendido entre as ruas Sergipe e Ceará.

Senhor Presidente,

Requer, após deliberação regimental do Plenário, seja encaminhada cópia do presente ao Prefeito Municipal, apresentando a sugestão do Vereador que abaixo subscreve para seja autorizado o setor competente, no caso a Secretaria Municipal de Planejamento, a iniciar os trâmites internos que permitam a execução de mais uma melhoria no pavimento asfáltico da zona urbana da cidade rondonense.

Considerando a precariedade do pavimento asfáltico da Rua José Bonifácio, em especial na extensão compreendida entre as ruas Sergipe e Ceará, este Vereador sugere que a Municipalidade adote as medidas administrativas, legais e financeiras que permitam a execução de um novo recape asfáltico na referida via pública.

Desta forma, com a execução da melhoria ora proposta, será garantida ótimas condições de trafegabilidade, nos mesmos moldes do já realizado pela administração municipal em diversas regiões da cidade rondonense.

Sendo assim, e considerando a justificativa acima apresentada, este Vereador fica no aguardo do pronto atendimento deste pleito por parte do Executivo Municipal.

NESTES TERMOS, PEDE DEFERIMENTO.
Plenário Ariovaldo Luiz Bier, em 04 de setembro de 2023.

JULIANO OLIVEIRA
Vereador

 

---
INDICAÇÃO Nº 554/2023
Data: 04 de setembro de 2023

Ementa: sugere que o Executivo Municipal, através das Secretarias de Planejamento e Mobilidade, elabore projeto que permita a construção de uma travessia elevada na Rua José Bonifácio, em local situado entre o prédio da educação infantil e a estrutura principal do Colégio Martin Luther.

Senhor Presidente,

Requer seja, após deliberação regimental do Plenário, encaminhada cópia do presente ao Prefeito Municipal, apresentando o pedido deste Vereador para que a Municipalidade, através dos setores competentes, em especial as Secretarias de Planejamento e de Mobilidade, tomem as providências internas devidas visando a elaboração de projeto e a consequente liberação de recursos para realização de uma importante intervenção no trânsito local.

Neste momento, e visando atender ao anseio da comunidade escolar do Colégio Martin Luther, este Vereador a construção de uma travessia elevada na Rua José Bonifácio, em local situado entre o prédio da educação infantil e a estrutura principal do referido educandário.

A medida é válida para ampliar a segurança dos alunos e de todos que passam pelo referido ponto da cidade rondonense, já que obriga a que veículos e motocicletas reduzam a velocidade.

Sendo assim, e considerando a justificativa acima apresentada, este Vereador fica no aguardo do pronto atendimento deste pleito por parte do Executivo Municipal.

NESTES TERMOS, PEDE DEFERIMENTO.
Plenário Ariovaldo Luiz Bier, em 04 de setembro de 2023.

JULIANO OLIVEIRA
Vereador

 

---
INDICAÇÃO Nº 555/2023
Data: 04 de setembro de 2023

Ementa: indica ao Executivo Municipal a realização de estudo técnico para conter a travessia de capivaras na Avenida Rio Grande do Sul, em frente ao lago municipal Rodolfo Rieger, objetivando prevenir acidentes e ameaçar os animais.

Senhor Presidente,

Requer seja, após deliberação regimental do Plenário, encaminhada cópia do presente ao Prefeito, apresentando a proposição assinada pelo Vereador que abaixo subscreve, para que sejam autorizados os setores competentes desta Municipalidade, a realização de estudo técnico para conter a travessia de capivaras na Avenida Rio Grande do Sul, em frente ao lago municipal Rodolfo Rieger, objetivando prevenir acidentes e ameaçar os animais.

O lago municipal tornou-se habitat de vários animais silvestres, no entanto, tem ocorrido com certa frequência a travessia de capivaras e outros animais pela Avenida Rio Grande do Sul até a reserva localizada ao lado do teatro municipal, colocando em risco os animais e as pessoas que transitam pelo local, conforme foto em anexo.

Sugerimos a construção de cerca de contenção dos animais no espaço com mata e banhado existente no lago municipal, ou ainda, um corredor subterrâneo de travessia dos animais, se existir a necessidade de acessarem o outro lado da avenida, destacando ser importante realizar um estudo técnico para definir a melhor opção para os animais.

Diante do exposto, considerando nosso compromisso com a melhoria da qualidade de vida da população rondonense, este Vereador aguarda deferimento.

NESTES TERMOS, PEDE DEFERIMENTO.
Plenário Ariovaldo Luiz Bier, em 04 de setembro de 2023

RAFAEL HEINRICH
Vereador

 

---
INDICAÇÃO Nº 556/2023
Data: 04 de setembro de 2023

Ementa: indica ao Executivo Municipal a instalação de pergolado, toldo ou outra técnica construtiva capaz de ampliar a marquise de todas as Unidades de Saúde e da UPA, objetivando proteger os pacientes da chuva e sol enquanto aguardam o início do expediente.

Senhor Presidente,

Requer, após deliberação regimental do Plenário, o envio de cópia da presente Indicação ao Prefeito, apresentando a proposição do Vereador que abaixo subscreve para que sejam autorizados os setores competentes desta Municipalidade, em especial a Secretaria de Saúde e Planejamento, a tomar as medidas necessárias para a instalação de pergolado, toldo ou outra técnica construtiva capaz de ampliar a marquise de todas as Unidades de Saúde e da UPA, objetivando proteger os pacientes da chuva e sol enquanto aguardam o início do expediente.

Consideramos na apresentação desta proposição as dificuldades encontradas pelos usuários do SUS, em dias de chuva e frio, em especial nas madrugadas em que aguardam cedo por um encaixe para atendimento nas UBS, bem como para embarque e desembarque de cadeirantes na UPA.

Diante do exposto, considerando nosso compromisso com a melhoria da qualidade de vida da população rondonense, este Vereador aguarda deferimento.

NESTES TERMOS, PEDE DEFERIMENTO.
Plenário Ariovaldo Luiz Bier, em 04 de setembro de 2023

RAFAEL HEINRICH
Vereador

 

---
INDICAÇÃO Nº 557/2023
Data: 04 de setembro de 2023

Ementa: indica ao Executivo Municipal a aquisição e instalação de container para o armazenamento de material esportivo e de apoio aos professores de Educação Física da Escola Antônio Rockembach.

Senhor Presidente,

Requer seja, após deliberação regimental do Plenário, encaminhada cópia do presente ao Prefeito, apresentada por deste Vereador que abaixo subscreve para que sejam autorizados os setores competentes desta Municipalidade, a realizar aquisição e instalação de container para o armazenamento de material esportivo e de apoio aos professores de Educação Física da Escola Antônio Rockembach.

O espaço para o armazenamento de material esportivo nesta escola é insuficiente e inadequado diante da demanda apresentada pelo número de alunos matriculados, desta forma, a implantação de um container facilitará o dia a dia do profissional responsável pelas aulas de Educação Física, bem como dos alunos participantes das atividades.

Diante do exposto, considerando nosso compromisso com a melhoria da qualidade de vida da população rondonense, este Vereador aguarda deferimento.

NESTES TERMOS, PEDE DEFERIMENTO.
Plenário Ariovaldo Luiz Bier, em 04 de setembro de 2023.

RAFAEL HEINRICH
Vereador