INDICAÇÕES APROVADAS NA 30ª SESSÃO ORDINÁRIA EM 26/09/2022

por Cristiano Marlon Viteck publicado 27/09/2022 10h10, última modificação 27/09/2022 10h07

 

INDICAÇÃO Nº 547/2022
Data: 21 de setembro de 2022

Ementa: sugere que o Executivo Municipal, através da Secretaria de Mobilidade, execute melhorias na sinalização horizontal da zona urbana, em especial na Rua Rio de Janeiro, na extensão compreendida entre as Avenidas Maripá e Irio Jacob Welp, buscando assim ampliar a segurança de todos que trafegam pela referida via urbana.

Senhor Presidente,

Requer seja, após deliberação regimental do Plenário, encaminhada cópia do presente ao Prefeito Municipal, apresentando a sugestão do Vereador que abaixo subscreve para que o mesmo autorize o setor competente desta Municipalidade, em especial a Secretaria de Mobilidade, a realizar uma importante e necessária melhoria na zona urbana.

Há algum tempo, o Ministério Público do Estado do Paraná apresentou uma Recomendação para a Municipalidade remover os dispositivos de reflexão (catadióptricos) existentes nos cruzamentos com vias preferenciais, torna-se necessária a intervenção do Poder Público local no sentido de ampliar a segurança de todos que trafegam pelas vias urbanas de Marechal Cândido Rondon.

No caso da Rua Rio de Janeiro, em especial na extensão compreendida entre as avenidas Maripá e Irio Jacob Welp, torna-se necessária a execução de uma nova pintura de sinalização horizontal, pois tal medida, ainda que simples, pode contribuir e evitar a ocorrência de acidentes de trânsito, já que atualmente não há qualquer sinalização horizontal, conforme revelam as imagens em anexo.

Sendo assim, e considerando a justificativa acima apresentada, este Vereador fica no aguardo da execução desta importante e necessária melhoria, se possível já nas próximas semanas.

NESTES TERMOS, PEDE DEFERIMENTO.
Plenário Ariovaldo Luiz Bier, em 21 de setembro de 2022.

DIONIR LUIZ BRIESCH (SARGENTO DIONIR)
Vereador

 

---
INDICAÇÃO Nº 548/2022
Data: 23 de setembro de 2022

Ementa: sugere que o Executivo Municipal, através da Secretaria de Infraestrutura, viabilize a realização de reparos nas bocas de lobo situadas na Rua Pará, especificamente na extensão compreendida entre a Rua Presidente Costa e Silva e a Avenida Irio Jacob Welp, nas proximidades da UPA Dr. Edgar Netzel, em especial a instalação de novas tampas de proteção.

Senhor Presidente,

Requer seja, após deliberação regimental do Plenário, encaminhada cópia do presente ao Prefeito Municipal, apresentando a sugestão do Vereador que abaixo subscreve para que o mesmo autorize o setor competente desta Municipalidade, em especial a Secretaria de Infraestrutura, a realizar uma simples, mas ao mesmo tempo importante melhoria na zona urbana.

Conforme revelam algumas imagens em anexo, é necessária a intervenção do poder público local no sentido de realizar reparos em bocas de lobo situadas na Rua Pará, especificamente na extensão compreendida entre a Rua Presidente Costa e Silva e a Avenida Irio Jacob Welp, em especial nas proximidades da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Dr. Edgar Netzel, onde as grades de proteção estão quebradas e/ou faltando.

A situação é preocupante, pois pode ocasionar a ocorrência de pequenos acidentes envolvendo pedestres, ou mesmo a queda de animais na galeria de águas pluviais.

Sendo assim, e considerando a justificativa acima apresentada, este Vereador fica no aguardo da execução desta importante e necessária melhoria, resolvendo este problema com grande brevidade, se possível já nas próximas semanas.

NESTES TERMOS, PEDE DEFERIMENTO.
Plenário Ariovaldo Luiz Bier, em 23 de setembro de 2022.

DIONIR LUIZ BRIESCH (SARGENTO DIONIR)
Vereador

 

---
INDICAÇÃO Nº 549/2022
Data: 23 de setembro de 2022

Ementa: sugere para que o Executivo Municipal, através do setor competente, providencie a criação de um ponto de ônibus e a consequente instalação de um abrigo coberto na estrada rural da Linha Campo Sales, em frente a propriedade do Sr. Eloi Podkova, oferecendo assim um local adequado para embarque e desembarque e a proteção contra a ação do tempo para 12 alunos que atualmente utilizam o transporte escolar.

Senhor Presidente,

Requer seja, após deliberação regimental do Plenário, encaminhada cópia do presente ao Prefeito Municipal, apresentando a sugestão do Vereador que abaixo subscreve para que o mesmo autorize o setor competente desta Municipalidade, a realizar uma simples, mas ao mesmo tempo importante melhoria na zona urbana da cidade rondonense.

Desta feita, a sugestão é para que o Poder Público crie um ponto de ônibus e instale um abrigo coberto na estrada rural da Linha Campo Sales, mais precisamente em frente a propriedade do Sr. Eloi Podkova, conforme local indicado na imagem em anexo.

O objetivo é disponibilizar um local adequado para embarque e desembarque, além da proteção contra a ação do tempo para 12 alunos que atualmente utilizam o transporte escolar.

Sendo assim, e considerando a justificativa acima apresentada e o baixo custo da melhoria pretendida, este Vereador fica no aguardo do pronto atendimento desta Indicação por parte do Executivo Municipal, o que alegrará diversas famílias que residem naquela região do interior rondonense.

NESTES TERMOS, PEDE DEFERIMENTO.
Plenário Ariovaldo Luiz Bier, em 23 de setembro de 2022.

CARLINHOS SILVA
Vereador

 

---
INDICAÇÃO Nº 550/2022
Data: 23 de setembro de 2022

Ementa: sugere ao Executivo Municipal que, através das Secretarias de Mobilidade e de Infraestrutura, viabilize a instalação de um redutor de velocidade na Rua Campo Grande, mais precisamente na altura do número 1150, no Bairro Primavera.

Senhor Presidente,

Requer seja, após deliberação regimental do Plenário, encaminhada cópia do presente ao Executivo Municipal, apresentando o pedido do Vereador que abaixo subscreve para que o mesmo autorize o setor competente desta municipalidade a instalação de um redutor de velocidade na Rua Campo Grande, no Bairro Primavera.

Visando atender ao requerimento assinado por diversos munícipes, conforme documento em anexo, este Vereador sugere que referido equipamento público seja instalado na altura do número 1150 da referida via pública.

Infelizmente muitos motociclistas e motoristas não respeitam o limite de velocidade imposto para esta via pública, o que coloca em risco a integridade dos moradores, especialmente pedestres.

Devido a importância do mencionado, pedimos urgência nas providencias.

Sendo assim e considerando a justificativa acima apresentada, este Vereador fica no aguardo do atendimento por parte do Executivo Municipal desse importante pleito.

NESTES TERMOS, PEDE DEFERIMENTO.
Plenário Ariovaldo Luiz Bier, em 23 de setembro de 2022.

VANDERLEI SAUER (SOLDADO SAUER)
Vereador

 

---
INDICAÇÃO Nº 551/2022
Data: 23 de setembro de 2022

Ementa: sugere ao Executivo Municipal que, através da Secretaria de Infraestrutura, viabilize a colocação de solobrita na estrada rural da Linha Guará, pois referida via concentra inúmeras propriedades rurais com grande produção agropecuária e várias famílias rondonenses, carecendo desta melhoria com brevidade.

Senhor Presidente,

Requer seja, após deliberação regimental do Plenário, encaminhada cópia do presente ao Executivo Municipal, sugerindo que através da Secretaria de Infraestrutura, seja realizada uma importante melhoria na estrada rural da Linha Guará, através da colocação de solobrita.

A linha mencionada possui grande produção agropecuária e conta com vários moradores, bem como permite a ligação de importantes regiões do Município, carecendo desta melhoria com brevidade.

Devido a importância do mencionado, pedimos urgência nas providencias.

Sendo assim e considerando a justificativa acima apresentada, este Vereador fica no aguardo do atendimento por parte do Executivo Municipal desse importante pleito.

NESTES TERMOS, PEDE DEFERIMENTO.
Plenário Ariovaldo Luiz Bier, em 23 de setembro de 2022.

VANDERLEI SAUER (SOLDADO SAUER)
Vereador

 

---
INDICAÇÃO Nº 552/2022
Data: 26 de setembro de 2022

Ementa: sugere ao Executivo Municipal, através do setor competente, que realize melhorias na pavimentação das rotatórias próximas ao Viaduto da AACC, no acesso ao bairro Primavera, em razão da precariedade nas suas condições.

Senhor Presidente,

Requer seja, após deliberação do Plenário, encaminhada cópia do presente ao Senhor Prefeito, apresentando a sugestão para que o mesmo, através do setor competente, realize melhorias na pavimentação das rotatórias próximas ao Viaduto da AACC, no acesso ao bairro Primavera, em razão da precariedade nas suas condições.

Referida sugestão atende ao pedido de cidadãos rondonenses que reclamam da existência de defeitos na pavimentação dos mencionados locais, tanto da pista de rolamento como das ciclovias, trazendo transtornos especialmente para quem trafega de bicicleta.

Desta feita, indica-se ao Executivo Municipal que implemente melhorias na pavimentação do local. De outro norte, caso a responsabilidade pelas obras no local sejam do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), este Vereador solicita ao Executivo Municipal que acione referido órgão para que tome as medidas necessárias e providencie as melhorias cogentes.

NESTES TERMOS, PEDE DEFERIMENTO.
Plenário Ariovaldo Luiz Bier, em 26 de setembro de 2022.

ARION NASIHGIL
Vereador

 

---
INDICAÇÃO Nº 553/2022
Data: 26 de setembro de 2022

Ementa: reitera a Indicação nº 132/2021 e sugere novamente ao Executivo Municipal, através do setor competente, que realize melhorias urbanísticas na Praça Gentil Favero Forlin, localizada no distrito de Novo Horizonte, em razão da contínua situação precária com que se encontra aquele espaço.

Senhor Presidente,

Requer seja, após deliberação do Plenário, encaminhada cópia do presente ao Senhor Prefeito, reiterando a Indicação nº 132/2021 e apresentando novamente a sugestão para que o mesmo, através do setor competente, realize melhorias na Praça Gentil Favero Forlin, localizada no distrito de Novo Horizonte, em razão da contínua situação precária com que se encontra aquele espaço.

Referida sugestão já foi feita por este Vereador em 15 de março de 2021, por meio da proposição supracitada. Nada obstante, conforme se denota, de lá para cá, poucas melhorias foram efetivamente implementadas no local, estando aludida praça na mesma situação precária com que se encontra há vários anos.

Desta forma, apresenta-se novamente a presente sugestão para que o Executivo Municipal implemente as melhorias que se fazem necessárias naquela praça para tornar o local urbanisticamente adequado, especialmente realizando sua manutenção periódica e seu ajardinamento, bem como instalando brinquedos novos e seguros para o lazer dos pequenos, o que inclusive já foi objeto de pedido por parte desta Casa de Leis por força da recente Indicação nº 480/2022.

NESTES TERMOS, PEDE DEFERIMENTO.
Plenário Ariovaldo Luiz Bier, em 26 de setembro de 2022.

ARION NASIHGIL
Vereador

 

---
INDICAÇÃO Nº 554/2022
Data: 26 de setembro de 2022

Ementa: sugere ao Executivo Municipal, através da Secretaria de Mobilidade, realize estudo e melhoria na sinalização para o controle de velocidade do cruzamento entre as ruas Espírito Santo e Costas e Silva, visando a instalação de travessia elevada para ampliar a segurança dos pedestres, especialmente as crianças que atravessam este cruzamento para frequentar a Escola Municipal Criança Feliz e Colégio Estadual Antônio Maximiliano Ceretta.

Senhor Presidente,

Requer seja, após deliberação regimental do Plenário, encaminhada cópia do presente ao Prefeito Municipal, apresentando a sugestão dos Vereadores que abaixo subscrevem para que seja autorizado o setor competente desta Municipalidade neste caso a Secretaria Municipal de Mobilidade, realize estudo e melhoria na sinalização para o controle de velocidade do cruzamento entre as ruas Espírito Santo e Costas e Silva, visando a instalação de uma travessia elevada para ampliar a segurança dos pedestres, especialmente das crianças que atravessam este cruzamento para frequentar as escolas Criança Feliz e Colégio Estadual Antônio Maximiliano Ceretta.

Vale lembra que no passado através da indicação 165/2021, já solicitamos e fomos prontamente atendidos por vossa secretaria que permitiu as melhorias outrora sugeridas, porém ainda é necessário um estudo de caso para que principalmente os veículos que acessam a via sentido bairro/centro, trafegam em alta velocidade, até mesmo acima da permitida para o trecho e que a qualquer momento resultará em um acidente grave envolvendo até mesmo crianças como vítimas.

Sendo assim, e considerando as justificativas acima apresentadas, estes Vereadores ficam no aguardo do pronto atendimento deste pleito por parte do Executivo Municipal, o que proporcionará segurança no transito especialmente para as crianças que estudam nestes educandários próximos a este cruzamento.

NESTES TERMOS, PEDEM DEFERIMENTO.
Plenário Ariovaldo Luiz Bier, em 26 de setembro de 2022.

CRISTIANO METZNER (SUKO)
Vereador

VANDERLEI SAUER (SOLDADO SAUER)
Vereador

 

---
INDICAÇÃO Nº 555/2022
Data: 26 de setembro de 2022

Ementa: sugere ao Executivo Municipal, através do setor competente, realize projeto e libere recursos que permitam a instalação de sonorização completa (mesa de som, potencias e caixas amplificadoras), fixa espalhadas por todo o Ginásio de Esportes Ney Braga, afim de atender a todos os eventos que são realizados neste local.

Senhor Presidente,

Requer seja, após deliberação regimental do Plenário, encaminhada cópia do presente ao Prefeito Municipal, apresentando a sugestão do Vereador que abaixo subscreve para que seja autorizado o setor competente desta Municipalidade neste caso a Secretaria Municipal de Planejamento, realize projeto e libere recursos que permitam a instalação de sonorização completa (mesa de som, potencias e caixas amplificadoras), fixa espalhadas por todo o Ginásio de Esportes Ney Braga, afim de atender a todos os eventos que são realizados neste local.

Nos últimos meses o volume de eventos realizados neste espaço público, sejam esportivos ou não, tem aumentando grandemente, e neste sentido espelhando em outros locais do Brasil e também em outros países onde a qualidade da sonorização de ambientes de ginásios esportivos, proporciona grandes espetáculos inclusive se entretenimento durante os intervalos das competições, sugerimos que a devida melhoria possa ser analisada e executada com maior brevidade possível.

Sendo assim, e considerando as justificativas acima apresentadas, este Vereador fica no aguardo do pronto atendimento deste pleito por parte do Executivo Municipal, o que muito alegrará a toda comunidade esportiva de Marechal Cândido Rondon.

NESTES TERMOS, PEDE DEFERIMENTO.
Plenário Ariovaldo Luiz Bier, em 26 de setembro de 2022.

CRISTIANO METZNER (SUKO)
Vereador

 

---
INDICAÇÃO Nº 556/2022
Data: 26 de setembro de 2022

Ementa: sugere ao Executivo Municipal que realize melhorias através da Secretaria de Infraestrutura, visando a desobstrução dos tubos e demais reparos na estrada rural da localidade de Vila Curvado, nas proximidades com a estrada da Linha Santo Ângelo, conforme imagem do Google e foto em anexo.

Senhor Presidente,

Requer seja, após deliberação regimental do Plenário, encaminhada cópia do presente ao Executivo Municipal, sugerindo que através da Secretaria de Infraestrutura seja feita a desobstrução dos tubos e a realização de reparos na estrada rural da localidade de Vila Curvado, localizada nas proximidades com a estrada da Linha Santo Ângelo.

No local indicado a tubulação que desagua as águas pluviais está entupida, necessitando ser desobstruída, permitindo assim a execução de reparos no leito da estrada.

Em anexo segue a imagem do Google para demonstrar o local exato, bem como foto ilustrativa da situação de alagamento causada pela obstrução da tubulação.

Devido a importância do mencionado, pedimos urgência nas providencias.

Sendo assim e considerando a justificativa acima apresentada, este Vereador fica no aguardo do atendimento por parte do Executivo Municipal desse importante pleito que beneficiará toda uma comunidade.

NESTES TERMOS, PEDE DEFERIMENTO.
Plenário Ariovaldo Luiz Bier, em 26 de setembro de 2022.

VANDERLEI SAUER (SOLDADO SAUER)
Vereador

 

---
INDICAÇÃO Nº 557/2022
Data: 26 de setembro de 2022

Ementa: indica ao Executivo Municipal a readequação do canteiro central da Avenida Irio Jacob Welp, entre as ruas Goslar, Verden e Lengo, no Bairro Frankfurt, rebaixando o meio-fio e implantando uma faixa, permitindo que pedestres, cadeirantes e ciclistas possam atravessar em segurança.

Senhor Presidente,

Requer, após deliberação regimental do Plenário, o envio de cópia da presente Indicação ao Prefeito, apresentando sugestão deste Vereador que abaixo subscreve para que sejam autorizados os setores competentes desta Municipalidade, em especial a Secretaria de Mobilidade, a realizar os trabalhos necessários para o seu atendimento.

A presente matéria trata da readequação do canteiro central da Avenida Irio Jacob Welp, entre as ruas Goslar, Verden e Lengo, no bairro Frankfurt, rebaixando o meio-fio e implantando uma faixa, permitindo que pedestres, cadeirantes e ciclistas possam atravessar em segurança.

As condições atuais impedem a travessia de cadeirantes e oferece risco aos ciclistas e pedestres, devido à necessidade de subir o meio-fio para fazer a travessia. Considerando a quantidade de usuários que trafegam diariamente pela Av Irio Jacob Welp, solicitamos brevidade no atendimento desta indicação, para evitarmos acidentes e suas inúmeras consequências.

Diante do exposto, considerando nosso compromisso com a melhoria da qualidade de vida da população rondonense, este Vereador aguarda deferimento.

NESTES TERMOS, PEDE DEFERIMENTO.
Plenário Ariovaldo Luiz Bier, em 26 de setembro de 2022.

RAFAEL HEINRICH
Vereador

 

---
INDICAÇÃO Nº 558/2022
Data: 26 de setembro de 2022

Ementa: indica ao Executivo Municipal a troca de placas com nome das ruas localizadas na Avenida Rio Grande do Sul, abaixo da rotátoria das avenidas até a Rua Vinícius de Morais.

Senhor Presidente,

Requer, após deliberação regimental do Plenário, o envio de cópia da presente Indicação ao Prefeito Municipal, apresentando sugestão deste Vereador que abaixo subscreve para que sejam autorizados os setores competentes desta Municipalidade, em especial a Secretaria de Mobilidade, a realizar os trabalhos necessários para o atendimento desta sugestão.

A presente matéria trata da a troca de placas com nome das ruas, localizadas na Avenida Rio Grande do Sul, abaixo da rotátoria das avenidas até a rua Vinícius de Morais. Esta Indicação considera a importância desta sinalização para auxilio nos serviços de entrega e localização dos munícipes e visitantes, especialmente para os que por ali trafegam durante a noite. Segue anexo fotos com especificações das localidades.

Diante do exposto, considerando nosso compromisso com a melhoria da qualidade de vida da população rondonense, este Vereador aguarda deferimento.

NESTES TERMOS, PEDE DEFERIMENTO.
Plenário Ariovaldo Luiz Bier, em 26 de setembro de 2022.

RAFAEL HEINRICH
Vereador

 

---
INDICAÇÃO Nº 559/2022
Data: 26 de setembro de 2022

Ementa: indica ao Executivo Municipal a realização de operação tapa-buracos na Rua Helmuth Roesler, desde a Avenida Expedicionário Otto Grings até a Rua Alfredo Anklann, considerando que esta é uma das principais vias de acesso ao parque industrial.

Senhor Presidente,

Requer, após deliberação regimental do Plenário, o envio de cópia da presente Indicação ao Prefeito Municipal, apresentando sugestão deste Vereador que abaixo subscreve para que sejam autorizados os setores competentes desta Municipalidade, em especial a Secretaria de Infraestrutura a realizar os trabalhos necessários para o atendimento desta sugestão.

Considerando o desgaste de inúmeros anos desde a realização da pavimentação asfáltica da rua nesta região e a dificuldade financeira e operacional em realizar um recape asfáltico em diversas ruas ao mesmo tempo, sugerimos uma operação tapa-buracos na Rua Helmuth Roesler, desde a Avenida Expedicionário Otto Grings até a Rua Alfredo Anklann, considerando que esta é uma das principais vias de acesso ao parque industrial.

O atendimento a esta Indicação diminui risco de acidentes associados aos buracos. Neste sentido, sugerimos ainda, que seja realizada varredura e recolha das pedras soltas no entorno dos buracos, evitando derrapagens.

Diante do exposto, considerando nosso compromisso com a melhoria da qualidade de vida da população rondonense, este Vereador aguarda deferimento.

NESTES TERMOS, PEDE DEFERIMENTO.
Plenário Ariovaldo Luiz Bier, em 26 de setembro de 2022.

RAFAEL HEINRICH
Vereador