INDICAÇÕES APROVADAS NA 32ª SESSÃO ORDINÁRIA EM 16/10/223

por Cristiano Marlon Viteck publicado 17/10/2023 10h45, última modificação 17/10/2023 10h43

 

INDICAÇÃO Nº 631/2023
Data: 11 de outubro de 2023

Ementa: sugere que o Executivo Municipal, através do setor competente, efetue a devida e necessária manutenção do piso em paver existente no pátio do CMEI Primavera, bem como viabilize a instalação de paver na área situada no lado externo do educandário, permitindo a utilização do referido espaço para estacionamento de veículos por parte de pais, professores e servidores.

Senhor Presidente,

Requer seja, após deliberação regimental do Plenário, encaminhada cópia do presente ao Prefeito Municipal, apresentando o pedido do Vereador que abaixo subscreve para que o setor competente desta Municipalidade realize duas melhorias pontuais no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Jardim Primavera, localizado no Loteamento São Matheus.

Visando atender ao anseio da comunidade escolar, este Vereador apresenta o pedido para que o poder público local efetue a devida e necessária manutenção do piso em paver existente no pátio do CMEI Primavera, realizando os reparos devidos.

Por outro lado, é necessário também a instalação de paver em uma nova área, situada no lado externo do educandário, permitindo assim a utilização do referido espaço para estacionamento de veículos por parte de pais, professores e servidores.

Sendo assim, e considerando a justificativa acima apresentada e o baixo custo da intervenção ora proposta, este Vereador fica no aguarda pelo pronto atendimento deste pleito por parte do Executivo Municipal, o que muito alegrará toda a comunidade escolar do CMEI Jardim Primavera.

NESTES TERMOS, PEDE DEFERIMENTO.
Plenário Ariovaldo Luiz Bier, em 11 de outubro de 2023.

JULIANO OLIVEIRA
Vereador

 

---
INDICAÇÃO Nº 632/2023
Data: 11 de outubro de 2023

Ementa: sugere que o Executivo Municipal, através da Secretaria de Infraestrutura, viabilize a realização de uma operação “tapa-buracos” na Rua Cabral, mais precisamente na extensão compreendida dentro do Bairro Recanto Feliz, utilizando pavimento asfáltico no preenchimento para garantir melhores condições de trafegabilidade.

Senhor Presidente,

Requer seja, após deliberação regimental do Plenário, encaminhada cópia do presente ao Prefeito Municipal, apresentando a sugestão deste Vereador para que o setor competente, em especial a Secretaria de Infraestrutura, a realizar uma melhoria pontual no pavimento da zona urbana da cidade rondonense.

Desta feita, e visando atender ao anseio de diversos munícipes, este Vereador sugere que a Municipalidade realize uma operação “tapa-buracos” na Rua Cabral, mais precisamente na extensão compreendida dentro do Bairro Recanto Feliz, utilizando pavimento asfáltico para corrigir as imperfeições.

A medida visa melhorar as condições de trafegabilidade, já que as imagens em anexo revelam a precariedade do pavimento, o que vem causando inúmeros transtornos aos munícipes, especialmente aqueles que residem nas proximidades.

Sendo assim, e considerando a justificativa acima apresentada e o baixo custo da melhoria pretendida, este Vereador fica no aguardo do pronto atendimento deste pleito por parte do Executivo Municipal, permitindo assim que referida ação governamental seja implementada já nos próximos dias.

NESTES TERMOS, PEDE DEFERIMENTO.
Plenário Ariovaldo Luiz Bier, em 11 de outubro de 2023.

CARLINHOS SILVA
Vereador

 

---
INDICAÇÃO Nº 633/2023
Data: 11 de outubro de 2023

Ementa: sugere ao Executivo Municipal, através da Secretaria de Infraestrutura ou de empresa terceirizada, efetue a revisão da iluminação pública existente nas proximidades do Clube Guarani e da Associação dos Técnicos Agrícolas, já que algumas lâmpadas estão queimadas ou apresentam baixa luminosidade, gerando transtornos para todos que circulam pelo referido local da Rodovia Municipal Antônio Krenchinski.

Senhor Presidente,

Requer seja, após deliberação regimental do Plenário, encaminhada cópia do presente ao Prefeito Municipal, apresentando a sugestão do Vereador que abaixo subscreve para que seja autorizado o setor competente desta Municipalidade, neste caso a Secretaria Municipal de Infraestrutura ou a empresa terceirizada, objetivando uma completa revisão do sistema de iluminação pública existente nas proximidades do Clube Guarani e da Associação dos Técnicos Agrícolas.

Diante da existência de lâmpadas queimadas ou que apresentam baixa luminosidade, torna-se necessária a intervenção do poder público no sentido de garantir a plena eficiência do sistema.

Cumpre ressaltar que referido ponto da Rodovia Municipal Antônio Krenchinski registra não somente grande circulação de veículos, mas também de pessoas que acessam diariamente o clube e a própria Associação dos Técnicos Agrícolas, além dos locais serem palcos de diversos eventos especiais.

Sendo assim, e considerando a urgente importância do pedido, este Vereador fica no aguardo do pronto atendimento deste pleito por parte do Executivo Municipal, afim de efetuar a revisão do sistema de iluminação já nos próximos dias, o que resolverá o problema em sua integralidade.

NESTES TERMOS, PEDEM DEFERIMENTO.
Plenário Ariovaldo Luiz Bier, em 11 de outubro de 2023.

CARLINHOS SILVA
Vereador

 

---
INDICAÇÃO Nº 634/2023
Data: 16 de setembro de 2023

Ementa: sugere ao Executivo Municipal, através da Secretaria Municipal de Saúde, que reponha com urgência no estoque da Farmácia Básica e das Unidades Básicas de Saúde suplementação de carbonato de cálcio + colecalciferol (Vitamina D) para distribuição aos cidadãos pela rede municipal de saúde, diante da falta já prolongada deste suplemento, o que tem causado prejuízo à saúde dos cidadãos rondonenses.
Senhor Presidente,

Requer seja, após deliberação do Plenário, encaminhada cópia do presente ao Senhor Prefeito, apresentando a sugestão para que o mesmo, através da Secretaria Municipal de Saúde, reponha com urgência no estoque da Farmácia Básica e das Unidades Básicas de Saúde suplementação de carbonato de cálcio + colecalciferol (Vitamina D) para distribuição aos cidadãos pela rede municipal de saúde, diante da falta já prolongada deste suplemento.

Referida sugestão atende ao anseio de inúmeros cidadãos rondonenses que têm reclamado da ausência frequente e prolongada destes itens para distribuição na rede municipal de saúde. Segundo afirmam, fármacos como os citados têm faltado frequentemente, trazendo sérios riscos para a saúde da população, tendo em vista se tratarem de suplementos básicos de uso contínuo para muitos cidadãos, cuja necessidade e importância de um tratamento ininterrupto é indiscutível.

Assim, é de palmar importância que a administração imediatamente reponha os produtos faltantes e que aperfeiçoe o sistema de compras e licitações visando não mais faltar nenhum tipo de remédio ou suprimento para a entrega gratuita aos munícipes, notadamente aqueles de uso contínuo, como é o caso.

NESTES TERMOS, PEDEM DEFERIMENTO.
Plenário Ariovaldo Luiz Bier, em 16 de outubro de 2023.

ARION NASIHGIL
Vereador

MOACIR FROEHLICH
Vereador

ILOIR DE LIMA (PADEIRO)
Vereador

JOÃO EDUARDO DOS SANTOS (JUCA)
Vereador

 

---
INDICAÇÃO Nº 635/2023
Data: 16 de setembro de 2023

Ementa: sugere ao Executivo Municipal, através do setor competente, que providencie a instalação de uma área de lazer, provida de uma Academia ao Ar Livre e/ou uma Academia da Terceira Idade (ATI), bem como de um parquinho infantil, no Loteamento Montecarlo, visando ofertar oportunidades de lazer para os moradores da referida localidade.

Senhor Presidente,

Requer seja, após deliberação do Plenário, encaminhada cópia do presente ao Senhor Prefeito, apresentando a sugestão para que o mesmo, através do setor competente, providencie a instalação de uma área de lazer, provida de uma Academia ao Ar Livre e/ou uma Academia da Terceira Idade (ATI), bem como de um parquinho infantil, no Loteamento Montecarlo, visando ofertar oportunidades de lazer para os moradores da referida localidade.

A presente sugestão se faz necessária para atender os moradores da referida localidade e seus arredores, devendo ser considerando para tanto o crescimento exponencial do local, que já conta com um número elevado de habitantes e, de outro lado, não possui estruturas de lazer adequadas para atender sua população, notadamente idosos e crianças.

Desta forma, a implementação de uma área de lazer naquela região se tornou um pedido frequente de muitos moradores, devendo ser considerado também que tais estruturas não servem apenas para o lazer, mas também para a promoção da saúde dos cidadãos, pelo que sua instalação seria medida de extrema importância para a nossa comunidade.

NESTES TERMOS, PEDEM DEFERIMENTO.
Plenário Ariovaldo Luiz Bier, em 16 de outubro de 2023.

ARION NASIHGIL
Vereador

MOACIR FROEHLICH
Vereador

ILOIR DE LIMA (PADEIRO)
Vereador

JOÃO EDUARDO DOS SANTOS (JUCA)
Vereador

 

---
INDICAÇÃO Nº 636/2023
Data: 16 de outubro de 2023

Ementa: sugere ao Executivo Municipal, através da Secretaria Municipal de Infraestrutura, que realize operação tapa-buracos ou, preferencialmente, o recape asfáltico da Rua Maranhão, no trecho compreendido entre a Avenida Maripá e a Rua 12 de Outubro, em razão das condições absolutamente precárias do asfalto.

Senhor Presidente,

Requer seja, após deliberação do Plenário, encaminhada cópia do presente ao Senhor Prefeito, apresentando a sugestão para que o mesmo, através da Secretaria Municipal de Infraestrutura, realize operação tapa-buracos ou, preferencialmente, o recape asfáltico da Rua Maranhão, no trecho compreendido entre a Avenida Maripá e a Rua 12 de Outubro.

Referida sugestão se faz necessária tendo em vista que no trecho ora apontado o asfalto da Rua Maranhão encontra-se em situação absolutamente precária, demandando urgente intervenção por parte da administração municipal para evitar possíveis danos a veículos ou mesmo pessoas que trafegam pela região.

Assim, é de palmar importância que a administração municipal promova o atendimento deste pedido, de forma a recuperar a pavimentação asfáltica da Rua Maranhão no trecho ora apontado, realizando imediatamente uma operação tapa-buracos e, se possível, realizando também a pavimentação integral da citada via, o que certamente beneficiará nossa comunidade, notadamente os moradores e comerciantes da região em questão.

NESTES TERMOS, PEDEM DEFERIMENTO.
Plenário Ariovaldo Luiz Bier, em 16 de outubro de 2023.

ARION NASIHGIL
Vereador

MOACIR FROEHLICH
Vereador

ILOIR DE LIMA (PADEIRO)
Vereador

JOÃO EDUARDO DOS SANTOS (JUCA)
Vereador

 

---
INDICAÇÃO Nº 637/2023
Data: 16 de outubro de 2023

Ementa: indica ao Executivo Municipal a manutenção da estrada que liga Curvado a Novo Horizonte, sugerindo a aplicação de raspa asfáltica sobre as pedras irregulares, pois muitas estão soltas e alguns pontos existem buracos.

Senhor Presidente,

Requer, após deliberação regimental do Plenário, o envio de cópia da presente Indicação ao Prefeito, apresentando a proposição do Vereador que abaixo subscreve para que sejam autorizados os setores competentes desta Municipalidade, em especial a Secretaria de Infraestrutura, a realizar manutenção na estrada que liga Curvado a Novo Horizonte, sugerindo a aplicação de raspa asfáltica sobre as pedras irregulares, pois muitas estão soltas e alguns pontos existem buracos.

Considerando o tráfego intenso de veículos nesta região, sua importância para o transporte de insumos e da produção agrícola e pecuária, bem como, as diversas manifestações de moradores, solicitamos a tomada de providências para evitar acidentes e oportunizar condições adequadas de trafegabilidade, seja através do método sugerido ou outra forma de manutenção desta estrada.

Diante do exposto, considerando nosso compromisso com a melhoria da qualidade de vida da população rondonense, este Vereador aguarda deferimento.

NESTES TERMOS, PEDE DEFERIMENTO.
Plenário Ariovaldo Luiz Bier, em 16 de outubro de 2023.

RAFAEL HEINRICH
Vereador

 

---
INDICAÇÃO Nº 638/2023
Data: 16 de outubro de 2023

Ementa: indica ao Executivo Municipal a realização de limpeza e instalação de placas de proibido jogar lixo em diversos pontos do Anel Viário localizado na região sul da cidade.

Senhor Presidente,

Requer, após deliberação regimental do Plenário, o envio de cópia da presente Indicação ao Prefeito, apresentando a proposição do Vereador que abaixo subscreve para que sejam autorizados os setores competentes desta Municipalidade, a realizar limpeza e instalação de diversas placas de proibido jogar lixo no Anel Viário localizado na região sul da cidade.

Considerando o tráfego intenso de veículos nesta região, sua importância para o transporte de insumos e da produção agrícola e pecuária, além de manifestações dos moradores, solicitamos esta manutenção para garantir a visibilidade da sinalização de trânsito, promovendo ainda, através de placas a advertência da proibição de jogar lixo sujeita a multa do infrator.

Diante do exposto, considerando nosso compromisso com a melhoria da qualidade de vida da população rondonense, este Vereador aguarda deferimento.

NESTES TERMOS, PEDE DEFERIMENTO.
Plenário Ariovaldo Luiz Bier, em 16 de outubro de 2023.

RAFAEL HEINRICH
Vereador

 

---
INDICAÇÃO Nº 639/2023
Data: 16 de outubro de 2023

Ementa: sugere que o Executivo Municipal, por intermédio da Secretaria de Infraestrutura, promova aprimoramentos na Rua "Dois" no Bairro Ana Paula, abrangendo cerca de 500 metros de extensão, incluindo a instalação de tubos para gerenciar eficazmente as águas pluviais, o revestimento da via com cascalho e a devida compactação, pois essa intervenção se faz necessária devido à topografia íngreme da estrada e ao fato de que, aproximadamente dez residentes utilizam essa rota, conforme evidenciado no mapa e fotos em anexo.

Senhor Presidente,

Requer-se que, após deliberação regimental do Plenário, seja encaminhada uma cópia deste documento ao Executivo Municipal, apresentando o pedido deste Vereador que abaixo subscreve para que o setor competente, em especial a Secretária de Infraestrutura proceda com diversas melhorias na Rua "Dois", no Bairro Ana Paula, abrangendo cerca de 500 metros de extensão.

Este trecho específico da estrada, caracterizado por um terreno íngreme, é frequentado diariamente por aproximadamente dez residentes. Além disso, é enfrentado o desafio das águas pluviais que se acumulam e fluem ao longo da via, dificultando a sua manutenção, necessitando instalar tubos para gerenciar eficazmente as águas pluviais e também implementar medidas de contenção, incluindo a melhoria da rua. Devido à falta de manutenção, há ocorrências de deslocamento de materiais como terra e cascalho, o que representa um risco à segurança viária.

Em suma, as melhorias propostas incluem a instalação de sistemas de drenagem de águas pluviais através da colocação de tubos, para garantir a gestão eficaz das águas da chuva, o revestimento da via com cascalho e a subsequente compactação. Tais intervenções se fazem necessárias devido à topografia íngreme da estrada e à considerável utilização desta rota por cerca de dez residentes, conforme claramente demonstrado no mapa e nas fotos anexas a esta solicitação.

Sendo assim, e considerando a justificativa acima apresentada, este Vereador fica no aguardo do pronto atendimento deste pleito por parte do Executivo Municipal, permitindo que seja atendida com grande brevidade.

NESTES TERMOS, PEDE DEFERIMENTO.
Plenário Ariovaldo Luiz Bier, em 16 de outubro de 2023.

VANDERLEI CAETANO SAUER (SOLDADO SAUER)
Vereador

 

---
INDICAÇÃO Nº 640/2023
Data: 16 de outubro de 2023

Ementa: sugere ao Executivo Municipal, através da Secretaria de Planejamento, realize projeto e libere recursos que permitam a construção de terceira pista e/ou pontos de aceleração ou desaceleração no Contorno Sul (Anel Viário), trecho do trevo de acesso a Margarida sentido para a Avenida Irio Jacob Welp, pois é comum encontrar caminhões que não tiveram tração suficiente para subir o aclive, ou que estejam andando em velocidade menor de 10 km/h.

Senhor Presidente,

Requer seja, após deliberação regimental do Plenário, encaminhada cópia do presente ao Prefeito Municipal, apresentando a sugestão do Vereador que abaixo subscrevem para que seja autorizado o setor competente desta Municipalidade, em especial a Secretaria de Planejamento, realize projeto e libere recursos que permitam a construção de terceira pista e/ou pontos de aceleração ou desaceleração no Contorno Sul (Anel Viário), trecho do trevo de acesso a Margarida sentido para a Av. Irio Jacob Welp, pois é comum encontrar caminhões que não tiveram tração suficiente para subir o aclive, ou que estejam andando em velocidade menor de 10 km/h.

Presencio várias vezes caminhões que tentam subir a serra neste sentido mencionado e que estão com a tração no seu limite, e não é incomum encontrar caminhões por vezes até mesmo estacionados na pista de rolamento, parados por falta de tração, a poucos dias atrás presenciei uma cena perigosa no local, quando por falta de tração um caminhão estava parado no meio da pista, mas ao invés do motorista “Jogar” o caminhão para o pequeno acostamento que tem neste local, estar com a cabine do veículo invadindo a pista oposta, atrás do mesmo encontrava-se cerca de 4 ou 5 veículos que aguardavam para tentar ultrapassar este caminhão, porem neste local é proibido realizar ultrapassagens devido a estar próximo da curva que liga a Av. Irio Jacob Welp e quem adentra ao Anel Viário neste local, pode estar em velocidade que não consegue realizar a frenagem.

Entendo que a construção de uma terceira pista neste local facilitaria o trafego da pista mesmo quanto ainda assim houver caminhões que não consigam tração suficiente para subir a serra deste local, facilitando o tráfego para veículos de menor porte, pois o acostamento também é muito estreito neste local.

Conforme as imagens em anexo, o ponto mais crítico destas justificativas é próximo a linha das árvores da imagem, por outro lado no sentido oposto a via já possui pontos de aceleração e desaceleração conforme outra imagem em anexo.

Sendo assim, e considerando as justificativas acima apresentadas, este Vereador fica no aguardo do pronto atendimento deste pleito, que trará maior segurança para todos que circulam pelo nosso Contorno Sul (Anel Viário), uma vez que é trecho de responsabilidade do município.

NESTES TERMOS, PEDE DEFERIMENTO.
Plenário Ariovaldo Luiz Bier, em 16 de outubro de 2023.

CRISTIANO LUIS METZNER (SUKO)
Vereador

 

---
INDICAÇÃO Nº 641/2023
Data: 16 de outubro de 2023

Ementa: sugere ao Executivo Municipal, através da Secretaria de Planejamento, realize projetos e libere recursos que permitam a revitalização dos passeios públicos ao entorno de todos os educandários municipais, afim de promover maior segurança e melhor fluxo dos pais, alunos e professores.

Senhor Presidente,

Requer seja, após deliberação regimental do Plenário, encaminhada cópia do presente ao Prefeito Municipal, apresentando a sugestão do Vereador que abaixo subscrevem para que seja autorizado o setor competente desta Municipalidade, em especial a Secretaria de Planejamento, realize projetos e libere recursos que permitam a revitalização dos passeios públicos ao entorno de todos os educandários municipais, afim de promover maior segurança e melhor fluxo dos pais, alunos e professores.

Na última sexta-feira, estive visitando a Escola Municipal Érico Veríssimo, e conforme revelam as imagens em anexo, ao entorno deste educandário, encontram-se muitas deformidades nos passeios públicos, com tocos, desnivelamento e obstáculos que não facilitam o fluxo das pessoas por este local.

Porem sei que não é apenas neste educandário que esta situação acontece, na verdade praticamente em todas as escolas municipais existem deformidades, desnivelamento e obstáculos que impedem os pedestres de circular com maior segurança.

Sendo assim, e considerando as justificativas acima apresentadas, este Vereador fica no aguardo do pronto atendimento deste pleito, que trará maior segurança e qualidade de vida para pais, alunos e professores dos educandários municipais e estaduais.

NESTES TERMOS, PEDE DEFERIMENTO.
Plenário Ariovaldo Luiz Bier, em 16 de outubro de 2023.

CRISTIANO LUIS METZNER (SUKO)
Vereador

 

---
INDICAÇÃO Nº 642/2023
Data: 16 de outubro de 2023

Ementa: apresenta a sugestão para que o Executivo Municipal realize diversas melhorias no Cemitério do Distrito de Iguiporã, atendendo assim ao anseio da comunidade local, considerando a precariedade do local e as imagens em anexo.

Senhor Presidente,

Requer seja, após deliberação regimental do Plenário, encaminhada cópia do presente ao Prefeito Municipal, apresentando o pedido do Vereador que abaixo subscreve para que os setores competentes, em especial a Secretaria de Infraestrutura, a realizar diversas melhorias no Cemitério do Distrito de Iguiporã.

Conforme revelam as imagens em anexo, a situação do local é precária e vem gerando inúmeros transtornos para a comunidade.

É necessário que a Municipalidade faça os reparos necessários nos banheiros, incluindo reparos no encanamento e instalação de novas caixinhas de água e de novas tampas nos sanitários. Além disso, é preciso substituir o telhado dos banheiros, bem como a realização de uma faxina geral no referido local.

Sendo assim, e considerando a justificativa acima apresentada, este Vereador fica no aguardo do pronto atendimento deste pleito, permitindo que esta importante ação seja implementada com grande brevidade, considerando a proximidade do Feriado Nacional de Finados (02 de novembro).

NESTES TERMOS, PEDE DEFERIMENTO.
Plenário Ariovaldo Luiz Bier, em 16 de outubro de 2023.

VALDECIR SCHONS (PALETA)
Vereador

 

---
INDICAÇÃO Nº 643/2023
Data: 16 de outubro de 2023

Ementa: sugere que o Executivo Municipal, através do setor competente, realize a pintura dos meio-fios existentes no Cemitério de Marechal Cândido Rondon.

Senhor Presidente,

Requer seja, após deliberação regimental do Plenário, encaminhada cópia do presente ao Prefeito Municipal, apresentando o pedido do Vereador que abaixo subscreve para que o setor competente, em especial a Secretaria de Infraestrutura, realize uma melhoria pontual no Cemitério de Marechal Cândido Rondon.

Visando atender ao anseio da comunidade local, este Vereador sugere que a Municipalidade efetue uma nova pintura dos meio-fios existentes dentro do referido cemitério, melhorando a apresentação do local.

Sendo assim, e considerando a justificativa acima apresentada e o baixo custo da melhoria pretendida, este Vereador fica no aguardo do pronto atendimento deste pleito, permitindo que esta ação seja implementada com grande brevidade, já que no próximo dia 02 de novembro é comemorado o Feriado Nacional de Finados.

NESTES TERMOS, PEDE DEFERIMENTO.
Plenário Ariovaldo Luiz Bier, em 16 de outubro de 2023.

CARLINHOS SILVA
Vereador

 

---
INDICAÇÃO Nº 644/2023
Data: 16 de outubro de 2023

Ementa: apresenta a sugestão para que o Executivo Municipal, através da Secretaria Municipal de Mobilidade, instale um redutor de velocidade na Rua São Bernardo, no Jardim Guaíra.

Senhor Presidente,

Requer seja, após deliberação do Plenário, encaminhada cópia do presente ao Prefeito Municipal, apresentando o pedido do Vereador que abaixo subscreve para que o setor competente, através da Secretaria Municipal de Mobilidade, viabilize a instalação de mais um redutor de velocidade na zona urbana da cidade rondonense.

Visando atender ao anseio da comunidade que reside no Jardim Guaíra, este Vereador sugere que a Municipalidade instale referido equipamento público na Rua São Bernardo, em local a ser definido posteriormente, em conjunto com a própria comunidade.

O objetivo é obrigar a diminuição da velocidade de veículos e motocicletas que trafegam pela referida via pública, ampliando a segurança dos munícipes, especialmente pedestres e ciclistas.

Assim, é de palmar importância que a administração municipal promova o atendimento deste pedido, buscando atender o presente pleito com grande brevidade, o que certamente beneficiará a comunidade que reside no Jardim Guaíra, especialmente crianças e idosos.

NESTES TERMOS, PEDE DEFERIMENTO.
Plenário Ariovaldo Luiz Bier, em 16 de outubro de 2023.

ILOIR DE LIMA (PADEIRO)
Vereador