INDICAÇÕES APROVADAS NA 34ª SESSÃO ORDINÁRIA EM 30/10/2023

por Cristiano Marlon Viteck publicado 01/11/2023 11h40, última modificação 01/11/2023 11h39

 

INDICAÇÃO Nº 664/2023
Data: 27 de outubro de 2023

Ementa: apresenta novo pedido para que o Executivo Municipal, através da Secretaria de Infraestrutura, viabilize a execução de melhorias pontuais na estrada rural da Linha Perdigão, localizada no Distrito de Novo Horizonte.

Senhor Presidente,

Requer seja, após deliberação regimental do Plenário, encaminhada cópia do presente ao Prefeito Municipal, apresentando nova sugestão deste Vereador para que o setor competente, em especial a Secretaria de Infraestrutura, inicie os trâmites internos que permitam a execução de mais uma melhoria no Distrito de Novo Horizonte.

Desta feita, e visando atender ao pedido de diversos produtores rurais, este Vereador sugere que a Municipalidade realize as melhorias devidas e necessárias na estrada rural da Linha Perdigão, iniciando ao lado da BR-163 e terminando no final da referida estrada.

O objetivo é garantir ótimas condições de trafegabilidade em qualquer situação climática ou período do ano na extensão de 3.100 metros lineares.

Sendo assim, e considerando a justificativa acima apresentada e o baixo custo das melhorias pretendidas, este Vereador fica no aguardo do pronto atendimento deste pleito por parte do Executivo Municipal, permitindo assim que referida ação governamental seja implementada com grande brevidade, o que muito alegrará os munícipes que residem no Distrito de Novo Horizonte, especialmente os produtores rurais da Linha Perdigão.

NESTES TERMOS, PEDE DEFERIMENTO.
Plenário Ariovaldo Luiz Bier, em 27 de outubro de 2023.

VALDECIR SCHONS (PALETA)
Vereador

 

---
INDICAÇÃO Nº 665/2023
Data: 27 de outubro de 2023

Ementa: reitera o pedido para que o Executivo Municipal, através das Secretarias de Educação e Planejamento, elabore projeto e libere recursos que permitam uma ampla reforma da quadra de esportes da Escola Municipal Almirante Barroso, localizada em Vila Curvado.

Senhor Presidente,

Requer seja, após deliberação regimental do Plenário, encaminhada cópia do presente ao Prefeito Municipal, apresentando novo pedido para que os setores competentes desta Municipalidade, em especial as Secretarias de Educação e de Planejamento, iniciem os trâmites internos que permitam a realização de uma importante e necessária melhoria na Escola Municipal Almirante Barroso, localizada em Vila Curvado.

Desta feita, e visando atender ao anseio da comunidade escolar, este Vereador sugere que a Municipalidade execute uma ampla reforma da quadra de esportes existente no referido educandário, incluindo a construção de um muro ao redor do local, já que atualmente não existe nenhum tipo de proteção no referido local, o que dificulta a realização de atividades físicas e esportivas, além de não oferecer segurança as crianças e professores.

Sendo assim, e considerando a justificativa acima apresentada, este Vereador fica no aguardo do pronto atendimento deste pleito por parte do Executivo Municipal, o que muito alegrará toda a comunidade escolar de Vila Curvado.

NESTES TERMOS, PEDE DEFERIMENTO.
Plenário Ariovaldo Luiz Bier, em 27 de outubro de 2023.

JULIANO OLIVEIRA
Vereador

 

---
INDICAÇÃO Nº 666/2023
Data: 27 de outubro de 2023

Ementa: apresenta a sugestão para que o Executivo Municipal, através da Secretaria de Infraestrutura, realize melhorias emergenciais com uma operação “tapa-buracos” na Rua Edwino Ohlweiler, mais precisamente na extensão aproximada de 100 metros localizada entre as ruas Bolívia e São Jorge, no Bairro Beija-Flor.

Senhor Presidente,

Requer seja, após deliberação regimental do Plenário, encaminhada cópia do presente ao Prefeito Municipal, apresentando a sugestão deste Vereador que abaixo subscreve para que o setor competente, em especial a Secretaria de Infraestrutura, inicie os trâmites internos que permitam a execução de uma simples, mas ao mesmo tempo importante melhoria.

Desta feita, o pedido é para que seja realizada uma operação “tapa-buracos” na Rua Edwino Ohlweiler, mais precisamente na extensão aproximada de 100 metros localizada entre as ruas Bolívia e São Jorge, no Bairro Beija-Flor.

Cumpre ressaltar que a situação na referida via pública é precária, gerando inúmeros transtornos para toda a comunidade, em especial os munícipes que residem nas proximidades, sendo que a execução desta melhoria amenizará o problema até que ocorra a execução de um novo recape asfáltico.

Sendo assim, e considerando a justificativa acima apresentada, este Vereador fica no aguardo do pronto atendimento deste pleito por parte do Executivo Municipal.

NESTES TERMOS, PEDE DEFERIMENTO.
Plenário Ariovaldo Luiz Bier, em 27 de outubro de 2023.

JULIANO OLIVEIRA
Vereador

 

---
INDICAÇÃO Nº 667/2023
Data: 27 de outubro de 2023

Ementa: sugere que o Executivo Municipal, através das Secretarias de Educação, Planejamento e Infraestrutura, a realizar uma manutenção e, se possível, uma ampliação da rede de escoamento das águas pluviais no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Zilda Arns, localizado no Bairro Boa Vista.

Senhor Presidente,

Requer seja, após deliberação regimental do Plenário, encaminhada cópia do presente ao Prefeito Municipal, apresentando a sugestão para que os setores competentes desta Municipalidade, em especial as Secretarias de Educação, Planejamento e Infraestrutura, viabilize a execução de melhorias no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Zilda Arns, localizado no Bairro Boa Vista.

Considerando os constantes problemas registrados com acúmulo de águas pluviais na parte interna do referido educandário, torna-se necessária a intervenção do poder público local no sentido de realizar uma manutenção do sistema de escoamento e, se possível, ampliá-la, para garantir a plena eficiência.

Diante do grande número de crianças atendidas diariamente no CMEI Zilda Arns, este Vereador entende que a Municipalidade pode definir como prioridade a execução da melhoria ora proposta.

Sendo assim, e considerando a justificativa acima apresentada, este Vereador fica no aguardo do pronto atendimento deste pleito por parte do Executivo Municipal, o que muito alegrará toda a comunidade escolar do CMEI Zilda Arns.

NESTES TERMOS, PEDE DEFERIMENTO.
Plenário Ariovaldo Luiz Bier, em 27 de outubro de 2023.

JULIANO OLIVEIRA
Vereador

 

---
INDICAÇÃO Nº 668/2023
Data: 30 de outubro de 2023

Ementa: indica ao Executivo Municipal a manutenção dos brinquedos carrossel, gira-gira e da tabela de basquete, além de realizar a verificação dos demais brinquedos da nova praça da vila Gaúcha, bem como a realização de paisagismo no local.

Senhor Presidente,

Requer, após deliberação regimental do Plenário, o envio de cópia da presente indicação ao Prefeito, apresentando a proposição do Vereador que abaixo subscreve para que sejam autorizados os setores competentes desta Municipalidade, a realizar a manutenção do brinquedo carrossel gira-gira, da tabela de basquete e a verificação dos demais brinquedos da nova praça da vila Gaúcha, bem como a realização de paisagismo no local.

Consideramos nesta proposição a manifestação de munícipes com relação ao não funcionamento do brinquedo carrossel gira-gira, pois encontra-se pesado, difícil de girar, bem como a tabela de basquete estragada. Diante de pouco tempo de uso, sugerimos acionar a garantia dos brinquedos e/ou realizar manutenção através da aquisição deste serviço de manutenção.

Observamos que o número de munícipes que tem frequentado o local é acentuado, em especial crianças e jovens, sendo este espaço promotor de lazer, recreação e prática de atividade física, resultando em mais saúde a nossa população.

Diante do exposto, considerando nosso compromisso com a melhoria da qualidade de vida da população rondonense, este Vereador aguarda deferimento.

NESTES TERMOS, PEDE DEFERIMENTO.
Plenário Ariovaldo Luiz Bier, em 30 de outubro de 2023.

RAFAEL HEINRICH
Vereador

 

---
INDICAÇÃO Nº 669/2023
Data: 27 de outubro de 2023

Ementa: indica ao Executivo Municipal a execução de uma nova pintura de faixa de pedestre na Rua 31 de Outubro, em local situado em frente à Escola Municipal Ana Paula.

Senhor Presidente,

Requer seja, após deliberação regimental do Plenário, encaminhada cópia do presente ao Prefeito, apresentada por deste Vereador que abaixo subscreve para que sejam autorizados os setores competentes desta Municipalidade, a realizar a pintura de faixa de pedestre em frente à Escola Municipal Ana Paula, na Rua 31 de Outubro.

Consideramos nesta Indicação a manifestação de pais e professores deste educandário, relatando que veículos transitam em velocidade inadequada para o local, colocando em risco alunos, familiares e professores, em especial, nos horários de saída de aula, pois não respeitando a passagem dos alunos. Entendemos que a sinalização adequada facilita a visualização dos motoristas.

Diante do exposto, considerando nosso compromisso com a melhoria da qualidade de vida da população rondonense, este Vereador aguarda deferimento.

NESTES TERMOS, PEDE DEFERIMENTO.
Plenário Ariovaldo Luiz Bier, em 27 de outubro de 2023.

RAFAEL HEINRICH
Vereador

 

---
INDICAÇÃO Nº 670/2023
Data: 27 de outubro de 2023

Ementa: indica ao Executivo Municipal, a pintura de uma vaga destinada a pessoa com deficiência em frente ao Centro Integrado de Saúde (CIS), garantindo a acessibilidade adequada aos usuários.

Senhor Presidente,

Requer seja, após deliberação regimental do Plenário, encaminhada cópia do presente ao Prefeito, apresentada por deste Vereador que abaixo subscreve para que sejam autorizados os setores competentes desta Municipalidade, a realizar a pintura de uma vaga destinada a pessoa com deficiência em frente ao Centro Integrado de Saúde, garantindo a acessibilidade adequada aos usuários.

Consideramos nesta indicação, a manifestação de pessoas portadoras de deficiência, que encontram dificuldade para estacionar os veículos próximos a esta unidade de saúde do município.

Diante do exposto, considerando nosso compromisso com a melhoria da qualidade de vida da população rondonense, este Vereador aguarda deferimento.

NESTES TERMOS, PEDE DEFERIMENTO.
Plenário Ariovaldo Luiz Bier, em 27 de outubro de 2023.

RAFAEL HEINRICH
Vereador

 

---
INDICAÇÃO Nº 671/2023
Data: 27 de outubro de 2023

Ementa: reitera a Indicação 390/2023 para que o Executivo Municipal, através da Secretaria de Infraestrutura, execute melhorias com patrolamento, colocação de solo-brita e compactação da estrada rural da Linha Cascata, que dá acesso a Cacheira da Onça, localizada no Distrito de São Roque.

Senhor Presidente,

Requer seja, após deliberação regimental do Plenário, encaminhada cópia do presente ao Prefeito Municipal, apresentando a sugestão do Vereador que abaixo subscreve para que a Secretaria de Infraestrutura, execute melhorias na estrada rural da Linha Cascata, que dá acesso a Cacheira da Onça, situada no Distrito de São Roque.

Desta feita, com o intuito de atender às necessidades de diversos produtores rurais, este Vereador sugere que a Municipalidade faça o patrolamento da mencionada estrada rural, juntamente com a aplicação de solo-brita e posterior compactação. Essas medidas garantirão excelentes condições de tráfego, independentemente das condições climáticas ou época do ano.

É importante ressaltar que está indicação já foi realizada esse ano (IND. 390/2023). Estamos reiterando, pois até o momento não foi realizado essa melhoria, e a estrada da Linha Cascata necessita dessa intervenção pois a via oferece acesso à Cachoeira da Onça, um atrativo turístico amplamente utilizado por dezenas de visitantes em nosso Município.

Diante desses pontos, sabemos do empenho da Municipalidade para melhorar a infraestrutura viária no Município, e nesse sentido entendemos a premente necessidade da melhoria sugerida, pois trará maior conforto, segurança e eficiência no ir e vir de inúmeros munícipes.

Portanto, considerando a justificativa apresentada acima, este Vereador aguarda as providências do Executivo Municipal para que essa melhoria ora requerida se torne realidade, trazendo benefícios para toda a comunidade.

NESTES TERMOS, PEDE DEFERIMENTO.
Plenário Ariovaldo Luiz Bier, em 27 de outubro d

VANDERLEI CAETANO SAUER (SOLDADO SAUER)
Vereador

 

---
INDICAÇÃO Nº 672/2023
Data: 27 de outubro de 2023

Ementa: sugere que o Executivo Municipal, por intermédio das Secretarias de Infraestrutura, efetue a manutenção da estrada rural existente na Linha Bom Fim, onde os moradores relatam que em alguns pontos necessitam de reparos emergenciais.

Senhor Presidente,

Requer-se que, após deliberação regimental do Plenário, seja encaminhada uma cópia deste documento ao Executivo Municipal, apresentando o pedido deste Vereador que abaixo subscreve para que o setor competente, em especial a Secretária de Infraestrutura, realize a manutenção da estrada rural localizada na Linha Bom Fim.

A medida é necessária, visto que a situação da referida estrada rural está precária, onde diversos pontos precisam de manutenção, o que vem gerando risco e dificultando o tráfego de veículos, tanto aos produtores rurais quanto aos profissionais que atuam no transporte de insumos e no escoamento da produção agrícola e agropecuária.

Cumpre ressaltar que tal melhoria se faz necessária pelo atual fluxo e peso de máquinas agrícolas, caminhões e carretas, que utilizam diariamente o trajeto. O ideal seria realizar uma manutenção geral em toda estrada, para manter ela em boas condições de uso.

Sendo assim, e considerando a importância do pedido, este Vereador fica no aguardo do pronto atendimento deste pleito por parte do Executivo Municipal, permitindo que referida melhoria seja executada já nos próximos dias.

NESTES TERMOS, PEDE DEFERIMENTO.
Plenário Ariovaldo Luiz Bier, em 27 de outubro de 2023.

VANDERLEI CAETANO SAUER (SOLDADO SAUER)
Vereador

 

---
INDICAÇÃO Nº 673/2023
Data: 27 de outubro de 2023

Ementa: sugere que o Executivo Municipal, através da Secretaria de Planejamento, elabore projeto técnico e libere recursos que permitam a substituição da ponte existente na Linha São Cristóvão, entre Marechal e Toledo, nas proximidades das propriedades do Sr. Ricardo Urban e do Sr. Antônio Horn, conforme foto do mapa em anexo.

Senhor Presidente,

Requer seja, após deliberação regimental do Plenário, encaminhada cópia do presente ao Prefeito Municipal, apresentando a sugestão do Vereador que abaixo subscreve para que o mesmo autorize o setor competente, em especial a Secretaria Municipal de Planejamento, a iniciar os trâmites que permitam a elaboração de projeto técnico e a consequente liberação de recursos, visando a substituição da ponte existente na Linha São Cristóvão, entre Marechal e Toledo.

Referida ponte fica localizada na Linha São Cristóvão, no Arroio Marreco, nas proximidades das propriedades do Sr. Ricardo Urban e do Sr. Antônio Horn, conforme mapa em anexo. A referida ponte necessita ser substituída, pois, de acordo com os moradores, a mesma apresenta problemas estruturais que representam riscos à segurança da população que utiliza essa via rural. A substituição da ponte é fundamental para garantir a integridade e o bem-estar da comunidade local.

Cumpre ressaltar que esta melhoria é esperada há muitos anos pelos usuários da via, pois da forma como está, a mesma gera risco de acidentes, além de ser uma ponte muito estreita, o que dificulta o escoamento da produção agrícola e agropecuária, assim como recebimento de insumos.

Sendo assim, e considerando a justificativa acima apresentada, este Vereador fica no aguardo do pronto atendimento deste pleito por parte do Executivo Municipal, o que muito alegrará centenas de munícipes, especialmente aqueles que residem naquela região da cidade rondonense.

NESTES TERMOS, PEDE DEFERIMENTO.
Plenário Ariovaldo Luiz Bier, em 27 de outubro de 2023.

VANDERLEI CAETANO SAUER (SOLDADO SAUER)
Vereador

 

---
INDICAÇÃO Nº 674/2023
Data: 27 de outubro de 2023

Ementa: apresenta a sugestão para que o Executivo Municipal agilize a instalação de um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) no Distrito de Margarida, atendendo assim a demanda de diversas famílias que residem no referido distrito e proximidades.

Senhor Presidente,

Requer seja, após deliberação regimental do Plenário, encaminhada cópia do presente ao Prefeito Municipal, apresentando a sugestão para que a Municipalidade, através dos setores competentes, especialmente as Secretarias de Educação e Planejamento, agilizem os trâmites internos que permitam a instalação de um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) no Distrito de Margarida.

Cumpre ressaltar que vários munícipes procuraram este Vereador, nas últimas semanas, manifestando de ver esta iniciativa da Municipalidade concluída e em atividade, com grande brevidade.

Diante disto, e considerando que Margarida possui a maior sede distrital, assim como um grande número de famílias que residem em linhas e localidades próximas, torna-se necessária a intervenção do Poder Público para agilizar o processo de instalação do referido CMEI.

Sendo assim, e considerando a justificativa acima apresentada, este Vereador fica no aguardo do pronto atendimento deste pleito por parte do Executivo Municipal, o que com certeza absoluta trará grandes benefícios para as crianças e, consequentemente, para diversas famílias rondonenses que residem no Distrito de Margarida.

NESTES TERMOS, PEDE DEFERIMENTO.
Plenário Ariovaldo Luiz Bier, em 27 de outubro de 2023.

ILOIR DE LIMA (PADEIRO)
Vereador

 

---
INDICAÇÃO Nº 675/2023
Data: 30 de outubro de 2023

Ementa: sugere ao Executivo Municipal, através da Secretaria Municipal de Infraestrutura, que realize uma ampla verificação da iluminação pública na região central da cidade, promovendo a substituição de lâmpadas queimadas e o conserto de postes inoperantes, em razão da precariedade na luminosidade em diversos pontos.

Senhor Presidente,

Requer seja, após deliberação do Plenário, encaminhada cópia do presente ao Senhor Prefeito, apresentando a sugestão para que o mesmo, através da Secretaria Municipal de Infraestrutura, realize uma ampla verificação da iluminação pública na região central da cidade, promovendo a substituição de lâmpadas queimadas e o conserto de postes inoperantes, em razão da precariedade na luminosidade em diversos pontos.

Tal sugestão se faz necessária considerando que muitos munícipes têm apontado frequentemente a ausência de iluminação adequada em alguns pontos da região central de Marechal Cândido Rondon. Em diversas situações, as lâmpadas se encontram queimadas e/ou os postes inoperantes, gerando escuridão e, em consequência, insegurança para os nossos cidadãos.

Assim, é de palmar importância que a administração municipal promova o atendimento deste pedido, promovendo uma ampla verificação da iluminação pública da região central da cidade e imediatamente realizando os reparos necessários, o que certamente beneficiará nossa comunidade, notadamente os moradores e comerciantes da região em questão.

NESTES TERMOS, PEDEM DEFERIMENTO.
Plenário Ariovaldo Luiz Bier, em 30 de outubro de 2023.

ARION NASIHGIL
Vereador

MOACIR FROEHLICH
Vereador

JOÃO EDUARDO DOS SANTOS (JUCA)
Vereador

 

---
INDICAÇÃO Nº 676/2023
Data: 30 de outubro de 2023

Ementa: sugere ao Executivo Municipal, através da Secretaria Municipal de Infraestrutura, que realize operação tapa-buracos ou, preferencialmente, o recape asfáltico da Rua Dom João VI, entre a Rua Ceará e a Rua Piauí, em razão das condições absolutamente precárias do asfalto.

Senhor Presidente,

Requer seja, após deliberação do Plenário, encaminhada cópia do presente ao Senhor Prefeito, apresentando a sugestão para que o mesmo, através da Secretaria Municipal de Infraestrutura, realize operação tapa-buracos ou, preferencialmente, o recape asfáltico da Rua Dom João VI, entre a Rua Ceará e a Rua Piauí.

Referida sugestão se faz necessária tendo em vista que o trecho ora apontado encontra-se em situação absolutamente precária, com buracos de grande envergadura, demandando urgente intervenção por parte da administração municipal para evitar possíveis danos a veículos ou mesmo pessoas que trafegam pela região.

Assim, é de palmar importância que a administração municipal promova o atendimento deste pedido, de forma a recuperar a pavimentação asfáltica da Rua Dom João VI, realizando imediatamente uma operação tapa-buracos e, se possível, realizando também a pavimentação integral da citada rua, o que certamente beneficiará nossa comunidade, notadamente os moradores e comerciantes da região em questão.

NESTES TERMOS, PEDEM DEFERIMENTO.
Plenário Ariovaldo Luiz Bier, em 30 de outubro de 2023.

ARION NASIHGIL
Vereador

MOACIR FROEHLICH
Vereador

JOÃO EDUARDO DOS SANTOS (JUCA)
Vereador

ILOIR DE LIMA (PADEIRO)
Vereador

 

---
INDICAÇÃO Nº 677/2023
Data: 30 de outubro de 2023

Ementa: sugere ao Executivo Municipal, através do setor competente, realize projeto e libere recursos que permitam a adequação do escoamento e a drenagem de água do CMEI Jardim Primavera.

Senhor Presidente,

Requer seja, após deliberação regimental do Plenário, encaminhada cópia do presente ao Prefeito Municipal, apresentando a sugestão do Vereador que abaixo subscreve para que seja autorizado o setor competente desta Municipalidade, em especial as Secretaria de Planejamento e de Educação, realize projeto e libere recursos que permitam a adequação do escoamento e a drenagem de água do CMEI Jardim Primavera.

Devido ao grande volume de chuva na data de hoje, a drenagem e o escoamento da água da chuva, além da localização do CMEI Jardim Primavera, devido a sua topografia ser em uma região mais baixa, causaram grande acúmulo de água naquele local.

Neste sentido é preciso estudar formas para o escoamento correto das águas pluviais neste educandário municipal, afim de evitar transtornos para os professores e alunos deste CMEI.

Sendo assim, e considerando as justificativas acima apresentadas, este Vereador fica no aguardo do pronto atendimento deste pleito, que proporcionará maior segurança aos alunos e professores deste educandário municipal.

NESTES TERMOS, PEDE DEFERIMENTO.
Plenário Ariovaldo Luiz Bier, em 30 de outubro de 2023.

CRISTIANO LUIZ METZNER (SUKO)
Vereador

 

---
INDICAÇÃO Nº 678/2023
Data: 30 de outubro de 2023

Ementa: sugere ao Executivo Municipal, através da Secretaria de Infraestrutura, realize procedimento utilizando o equipamento “Hidro Jato”, na tentativa de desobstruir o sistema de drenagem e escoamento de água no CMEI Zilda Arns.

Senhor Presidente,

Requer seja, após deliberação regimental do Plenário, encaminhada cópia do presente ao Prefeito Municipal, apresentando a sugestão do Vereador que abaixo subscreve para que seja autorizado o setor competente desta Municipalidade, em especial as Secretaria de Infraestrutura, realize procedimento utilizando o equipamento “Hidro Jato”, na tentativa de desobstruir o sistema de drenagem e escoamento de água no CMEI Zilda Arns.

Devido ao grande volume de chuva na data de ontem, a drenagem e o escoamento da água da chuva no CMEI Zilda Arns, causou grandes transtornos aos professores e zeladores daquele educandário, com grande acúmulo de água naquele local.

Estive In loco verificando a situação e convidei o Secretário de Educação Fernando Volpato, que esteve gentilmente me acompanhando nesta fiscalização, constatamos que mesmo com as chuvas da parte da tarde, não havia escoamento total da água da chuva, verificando os encanamentos chegamos a uma conclusão primária de que possa haver alguma obstrução no encanamento que dá vazão a água na sua saída, onde possivelmente se liga com a galeria de águas pluviais.

Neste sentido creio que para uma observação primária antes da necessidade de realização de uma obra de reforma do sistema de drenagem, seja possível realizar um teste com o devido equipamento desta secretaria para limpar o sistema de tubulação interno até a galeria de águas pluviais neste prédio público.

Sendo assim, e considerando as justificativas acima apresentadas, este Vereador fica no aguardo do pronto atendimento deste pleito, que proporcionará maior segurança aos alunos e professores deste educandário municipal.

NESTES TERMOS, PEDE DEFERIMENTO.
Plenário Ariovaldo Luiz Bier, em 30 de outubro de 2023.

CRISTIANO LUIZ METZNER (SUKO)
Vereador

 

---
INDICAÇÃO Nº 679/2023
Data: 30 de outubro de 2023

Ementa: sugere que o Executivo Municipal, através da Secretaria de Infraestrutura, viabilize a execução de melhorias pontuais na estrada rural da Linha Horizonte (Curvado), objetivando garantir ótimas condições de trafegabilidade.

Senhor Presidente,

Requer-se que, após deliberação regimental do Plenário, seja encaminhada uma cópia deste documento ao Executivo Municipal, apresentando o pedido deste Vereador que abaixo subscreve para que o setor competente, em especial a Secretaria Municipal de Infraestrutura, inicie os trâmites internos que permitam a execução de mais uma melhoria na Linha Horizonte (Curvado).

Referida sugestão atende aos anseios de moradores e produtores daquela localidade, os quais reclamam que a falta de melhorias na estrada permite que as condições climáticas influenciem severamente nas consequências de sua utilização, sendo que em períodos chuvosos o trânsito é bastante dificultado.

A medida é necessária, visto que as estradas rurais desempenham um papel fundamental na ligação entre as áreas rurais e urbanas, permitindo o transporte de pessoas, bens agrícolas e acesso aos serviços essenciais. Além de garantir ótimas condições de trafegabilidade e segurança em qualquer situação climática ou período do ano.

Diante desses pontos, ressalto a importância de uma ação imediata para a realização dessas melhorias, o que beneficiará não apenas os moradores locais, como também fornecimento de insumos e escoamento da produção agrícola e agropecuária.

Sendo assim, e considerando a justificativa acima apresentada, este Vereador fica no aguardo do pronto atendimento deste pleito por parte do Executivo Municipal, permitindo que seja atendida com grande brevidade.

NESTES TERMOS, PEDE DEFERIMENTO.
Plenário Ariovaldo Luiz Bier, em 30 de outubro de 2023.

VANDERLEI CAETANO SAUER (SOLDADO SAUER)
Vereador

 

---
INDICAÇÃO Nº 680/2023
Data: 30 de outubro de 2023

Ementa: sugere que o Executivo Municipal, através da Secretaria de Infraestrutura, providencie a realização de reparos nas grades das bocas de lobo existentes na Avenida Maripá, mais precisamente na esquina com a Rua Gerânio, no Bairro Higienópolis.

Senhor Presidente,

Requer seja, após deliberação regimental do Plenário, encaminhada cópia do presente ao Prefeito Municipal, apresentando a sugestão do Vereador que abaixo subscreve para que o mesmo autorize o setor competente desta Municipalidade, em especial a Secretaria de Infraestrutura, a realizar uma simples, mas ao mesmo tempo importante e necessária intervenção na zona urbana da cidade rondonense.

Desta feita, a sugestão é para que o poder público local efetue reparos nas grades das bocas de lobo da Avenida Maripá, mais precisamente na esquina com a Rua Gerânio, no Bairro Higienópolis.

Conforme revelam algumas imagens em anexo, a situação é precária e vem gerando transtornos para a comunidade, especialmente para a Agropecuária Campo Forte. O ideal seria instalar novas grades de proteção, evitando que pedestres ou pequenos animais caiam dentro destes equipamentos públicos.

Sendo assim, e considerando a justificativa acima apresentada, este Vereador fica no aguardo do pronto atendimento desta Indicação por parte do Executivo Municipal, o que muito alegrará toda a comunidade rondonense.

NESTES TERMOS, PEDE DEFERIMENTO.
Plenário Ariovaldo Luiz Bier, em 30 de outubro de 2023.

CARLINHOS SILVA
Vereador

 

---
INDICAÇÃO Nº 681/2023
Data: 30 de outubro de 2023

Ementa: sugere ao Executivo Municipal, através do setor competente, execute os reparos devidos no telhado da Escola Municipal São João Batista, localizada no Distrito de Novo Três Passos, evitando assim novos transtornos e prejuízos decorrentes de infiltrações.

Senhor Presidente,

Requer seja, após deliberação regimental do Plenário, encaminhada cópia do presente ao Prefeito Municipal, apresentando a sugestão do Vereador que abaixo subscreve para que seja autorizado o setor competente desta Municipalidade a iniciar os trâmites internos que permitam a execução de reparos no telhado da Escola Municipal São João Batista, localizada no Distrito de Novo Três Passos.

As últimas precipitações revelam uma grande precariedade no telhado do referido educandário, gerando inúmeros transtornos e prejuízos.

O ideal seria verificar toda a estrutura, promovendo os reparos devidos, com extrema urgência, já que as previsões revelam novas ocorrências de fortes chuvas, o que inevitavelmente trará novas dificuldades tanto para a direção quanto aos professores e alunos.

Sendo assim, e considerando a justificativa acima apresenta, este Vereador fica no aguardo do pronto atendimento desta Indicação por parte do Executivo Municipal, o que muito alegrará toda a comunidade escolar da Escola São João Batista, de Novo Três Passos.

NESTES TERMOS, PEDE DEFERIMENTO.
Plenário Ariovaldo Luiz Bier, em 30 de outubro de 2023.

DIONIR LUIZ BRIESCH (SARGENTO DIONIR)
Vereador

 

---
INDICAÇÃO Nº 682/2023
Data: 30 de outubro de 2023

Ementa: sugere ao Executivo Municipal, através do setor competente, execute melhorias emergenciais e, em sendo possível, eventual substituição do telhado da Unidade Básica de Saúde de Novo Horizonte, resolvendo em definitivo os constantes problemas com infiltração de águas das chuvas.

Senhor Presidente,

Requer seja, após deliberação regimental do Plenário, encaminhada cópia do presente ao Prefeito Municipal, apresentando a sugestão do Vereador que abaixo subscreve para que seja autorizado o setor competente desta Municipalidade, em especial as Secretarias de Saúde e Infraestrutura, a resolverem um sério problema encontrado na Unidade Básica de Saúde do Distrito de Novo Horizonte.

Diante das constantes precipitações registradas nos últimos dias, tornou-se extremamente necessária a realização de reparos emergenciais no telhado da referida unidade. O ideal, no entendimento deste Vereador, seria instalar uma nova cobertura para resolver este problema em definitivo.

E no entendimento deste Vereador, os reparos devidos precisam ser executados com extrema urgência para evitar que os equipamentos sejam danificados, causando ainda mais transtornos aos colaboradores e comunidade em geral.

Sendo assim, e considerando a justificativa acima apresenta, este Vereador fica no aguardo do pronto atendimento desta Indicação por parte do Executivo Municipal, permitindo que esta melhoria seria executada já nos próximos dias.

NESTES TERMOS, PEDE DEFERIMENTO.
Plenário Ariovaldo Luiz Bier, em 30 de outubro de 2023.

VALDECIR SCHONS (PALETA)
Vereador

 

---
INDICAÇÃO Nº 683/2023
Data: 30 de outubro de 2023

Ementa: sugere ao Executivo Municipal que através da Secretaria de Infraestrutura, viabiliza a realização de uma operação “tapa-buracos” no pavimento asfáltico da Rua dos Pardais, localizada no Bairro São Francisco.

Senhor Presidente,

Requer seja, após deliberação regimental do Plenário, encaminhada cópia do presente ao Executivo Municipal, sugerindo que o setor competente desta Municipalidade, em especial a Secretaria de Infraestrutura, realize uma operação “tapa-buracos” no pavimento asfáltico da Rua dos Pardais, localizada no Bairro São Francisco.

Conforme revelam a imagem em anexo, referida via pública se encontra em precário estado de conservação, gerando inúmeros transtornos tanto para os munícipes que residem nas proximidades quanto para todos aqueles que precisam trafegar por esta rua.

Em tempo, cumpre ressaltar que a Rua dos Pardais registra grande tráfego diário de veículos justamente por permitir a ligação do bairro com a rodovia BR-163, sendo um dos principais acessos utilizados pelas indústrias Frimesa, Alibra e Sooro.

Sendo assim, e considerando a justificativa acima apresentada, este Vereador fica no aguardo do pronto atendimento deste pleito por parte do Executivo Municipal.

NESTES TERMOS, PEDE DEFERIMENTO.
Plenário Ariovaldo Luiz Bier, em 30 de outubro de 2023.

ILOIR DE LIMA (PADEIRO)
Vereador

 

---
INDICAÇÃO Nº 684/2023
Data: 30 de outubro de 2023

Ementa: sugere que o Executivo Municipal, através do setor competente, tome as providências devidas visando melhorar o sistema de recolha do lixo reciclável, já que são inúmeras as reclamações da população com a ineficiência da recolha, o que vem gerando inúmeros transtornos.

Senhor Presidente,

Requer, após deliberação regimental do Plenário, seja encaminhada cópia do presente ao Prefeito Municipal, apresentando a sugestão para que o mesmo autorize o setor competente desta Municipalidade a tomar as providências devidas, visando alcançar uma melhora no sistema de recolha do lixo reciclável gerado na zona urbana de Marechal Cândido Rondon.

Nas últimas semanas, este Vereador tem recebido inúmeras reclamações da comunidade, dando conta, justamente, da ineficiência do sistema de recolha do lixo reciclável, o que vem gerando transtornos para centenas de munícipes.

Sendo assim, e considerando a justificativa acima apresentada, este Vereador fica no aguardo do pronto atendimento deste pleito por parte do Executivo Municipal, tomando as providências necessárias para resolver este problema, se possível já nos próximos dias.

NESTES TERMOS, PEDE DEFERIMENTO.
Plenário Ariovaldo Luiz Bier, em 30 de outubro de 2023.

CLEITON RODRIGO FREITAG (GORDINHO DO SUCO)
Vereador

 

---
INDICAÇÃO Nº 685/2023
Data: 30 de outubro de 2023

Ementa: sugere que o Executivo Municipal notifique a empresa responsável pela varrição de vias públicas, para que concentre esforços e mantenha um calendário fixo de limpeza das vias públicas no Bairro São Francisco.

Senhor Presidente,

Requer, após deliberação regimental do Plenário, seja encaminhada cópia do presente ao Prefeito Municipal, apresentando a sugestão para que o mesmo autorize o setor competente desta Municipalidade a notificar a empresa responsável pela varrição de vias públicas, para que concentre esforços e mantenha um calendário fixo de limpeza das vias públicas no Bairro São Francisco.

Vários munícipes têm procurado este Vereador, nos últimos dias, para relatar a ineficiência da limpeza nas referidas vias públicas, o que de uma forma ou de outra vem gerando transtornos para todos que lá residem.

Como o Município possui um calendário prevendo os dias de varrição das ruas, é preciso cobrar da empresa responsável para que esta previsão seja cumprida, o que resolverá este problema em sua integralidade.

Sendo assim, e considerando a justificativa acima apresentada, este Vereador fica no aguardo do pronto atendimento deste pleito por parte do Executivo Municipal.

NESTES TERMOS, PEDE DEFERIMENTO.
Plenário Ariovaldo Luiz Bier, em 30 de outubro de 2023.

CLEITON RODRIGO FREITAG (GORDINHO DO SUCO)
Vereador