INDICAÇÕES APROVADAS NA 37ª SESSÃO ORDINÁRIA EM 20/11/2023

por Cristiano Marlon Viteck publicado 21/11/2023 09h50, última modificação 21/11/2023 09h50

 

INDICAÇÃO Nº 717/2023
Data: 16 de novembro de 2023

Ementa: sugere que o Executivo Municipal, através da Secretaria de Infraestrutura, realize intervenções emergenciais na estrada rural da Linha Ajuricaba, tendo a opção de utilizar fresa de asfalto, seguindo os mesmos padrões adotados na pavimentação da estrada da Linha Heidrich, conforme ilustrado na imagem fornecida em anexo.
Senhor Presidente,

Requer que, após análise do Plenário, seja encaminhada cópia deste documento ao Executivo Municipal, apresentando novo pedido destes Vereadores que abaixo subscrevem para que os setores competentes desta Municipalidade, em especial a Secretaria de Infraestrutura, realizem uma intervenção emergencial na estrada rural na Linha Ajuricaba.

O objetivo principal é a implementação da camada asfáltica em toda a extensão da referida estrada rural. No entanto, enquanto essa melhoria definitiva aguarda os devidos trâmites, é necessária a intervenção do poder público local para melhorar as condições de trafegabilidade nesse local, que atualmente possui um grande volume de trânsito. A estrada rural em questão desempenha um papel crucial na interligação entre a sede e várias comunidades do interior, abrigando uma população significativa e uma produção agropecuária de grande magnitude.

Neste momento, de forma emergencial, estes vereadores sugerem a colocação de fresa de asfalto sobre o pavimento poliédrico, nos mesmos moldes do utilizado pela administração na estrada rural da Linha Heidrich, conforme imagem em anexo.

Sendo assim, e considerando a justificativa acima apresentada, estes Vereadores ficam no aguardo do pronto atendimento deste pleito por parte do Executivo Municipal, objetivando trazer benefícios significativos para inúmeros munícipes.

NESTES TERMOS, PEDEM DEFERIMENTO.
Plenário Ariovaldo Luiz Bier, em 16 de novembro de 2023

VANDERLEI CAETANO SAUER (SOLDADO SAUER)
Vereador

CARLINHOS SILVA
Vereador

 

---
INDICAÇÃO Nº 718/2023
Data: 17 de novembro de 2023

Ementa: sugere que o Executivo Municipal, através da Secretaria de Infraestrutura, realize melhorias com patrolamento e colocação de cascalho ou solo-brita na estrada rural que permite a ligação entre as Linhas Guarani e Periquito.

Senhor Presidente,

Requer seja, após deliberação regimental do Plenário, encaminhada cópia do presente ao Prefeito Municipal, apresentando a sugestão do Vereador que abaixo subscreve para que o mesmo autorize o setor competente desta Municipalidade, em especial a Secretaria de Infraestrutura, a realizar mais uma importante melhoria no interior rondonense.

Desta feita, e visando atender ao anseio de alguns produtores rurais, a sugestão é para que os maquinários da Municipalidade realizem uma melhoria com patrolamento, além de viabilizar a colocação de cascalho ou solo-brita com posterior compactação de uma extensão de 1.900 metros lineares da estrada rural que permite a ligação entre as Linhas Guarani e Periquito, conforme imagem ilustrativa em anexo.

Referida estrada rural carece de atenção do poder público local, já que seu estado de conservação é precário e vem gerando transtornos e dificuldades tanto aos produtores rurais que residem nas proximidades, assim como para os profissionais que atuam no fornecimento diário de insumos como no escoamento da produção agrícola e agropecuária.

Sendo assim, e considerando a justificativa acima apresentada, este Vereador fica no aguardo do pronto atendimento desta Indicação por parte do Executivo Municipal, permitindo que referida melhoria seja executada com grande brevidade, garantindo assim ótimas condições de trafegabilidade em qualquer situação climática ou período do ano.

NESTES TERMOS, PEDE DEFERIMENTO.
Plenário Ariovaldo Luiz Bier, em 17 de novembro de 2023.

CARLINHOS SILVA
Vereador

 

---
INDICAÇÃO Nº 719/2023
Data: 17 de novembro de 2023

Ementa: sugere que o Executivo Municipal, através da Secretaria de Infraestrutura, viabilize a colocação de mais três tubos de concreto com diâmetro de um metro na estrada rural que permite acesso à propriedade do Sr. Alceu Dresch, conforme imagem em anexo, permitindo tanto o alargamento do referido acesso como a correta drenagem das águas pluviais.

Senhor Presidente,

Requer seja, após deliberação regimental do Plenário, encaminhada cópia do presente ao Prefeito Municipal, apresentando a sugestão do Vereador que abaixo subscreve para que o mesmo autorize o setor competente desta Municipalidade, em especial a Secretaria de Infraestrutura, a realizar mais uma importante melhoria na Linha Arroio Fundo.

O pedido é para que a Municipalidade viabilize a colocação de ao menos três tubos de concreto, com diâmetro de um metro, na estrada rural que permite acesso à propriedade do Sr. Alceu Dresch, conforme imagem em anexo.

O objetivo é viabilizar tanto o alargamento da estrada, utilizada para fornecimento de insumos e escoamento da produção aviária, bem como garantir a correta drenagem das águas pluviais.

Sendo assim, e considerando a justificativa acima apresentada, este Vereador fica no aguardo do pronto atendimento desta Indicação por parte do Executivo Municipal, permitindo que referida intervenção seja executada já nos próximos dias, antes do período de final de ano.

NESTES TERMOS, PEDE DEFERIMENTO.
Plenário Ariovaldo Luiz Bier, em 17 de novembro de 2023.

CARLINHOS SILVA
Vereador

 

---
INDICAÇÃO Nº 720/2023
Data: 20 de novembro de 2023

Ementa: sugere ao Executivo Municipal, através da Secretaria Municipal de Infraestrutura, que realize operação tapa-buracos ou, preferencialmente, o recape asfáltico da Rua Sergipe, nas proximidades da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Marechal Cândido Rondon, em razão das condições absolutamente precárias do asfalto.

Senhor Presidente,

Requer seja, após deliberação do Plenário, encaminhada cópia do presente ao Senhor Prefeito, apresentando a sugestão para que o mesmo, através da Secretaria Municipal de Infraestrutura, realize operação tapa-buracos ou, preferencialmente, o recape asfáltico da Rua Sergipe, nas proximidades da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Marechal Cândido Rondon.

Referida sugestão se faz necessária tendo em vista que o trecho ora apontado encontra-se em situação absolutamente precária, com buracos de grande envergadura, demandando urgente intervenção por parte da administração municipal para evitar possíveis danos a veículos ou mesmo pessoas que trafegam pela região.

Assim, é de palmar importância que a administração municipal promova o atendimento deste pedido, de forma a recuperar a pavimentação asfáltica da Rua Sergipe, realizando imediatamente uma operação tapa-buracos e, se possível, realizando também a pavimentação da citada rua, o que certamente beneficiará nossa comunidade, notadamente os moradores e comerciantes da região em questão.

NESTES TERMOS, PEDEM DEFERIMENTO.
Plenário Ariovaldo Luiz Bier, em 20 de novembro de 2023.

ARION NASIHGIL
Vereador

MOACIR FROEHLICH
Vereador

JOÃO EDUARDO DOS SANTOS (JUCA)
Vereador

ILOIR DE LIMA (PADEIRO)
Vereador

 

---
INDICAÇÃO Nº 721/2023
Data: 20 de novembro de 2023

Ementa: sugere ao Executivo Municipal, através da Secretaria Municipal de Infraestrutura, que realize operação tapa-buracos ou, preferencialmente, o recape asfáltico da Rua Colombo, nas proximidades do Colégio Estadual Eron Domingues, em razão das condições absolutamente precárias do asfalto.

Senhor Presidente,

Requer seja, após deliberação do Plenário, encaminhada cópia do presente ao Senhor Prefeito, apresentando a sugestão para que o mesmo, através da Secretaria Municipal de Infraestrutura, realize operação tapa-buracos ou, preferencialmente, o recape asfáltico da Rua Colombo, nas proximidades do Colégio Estadual Eron Domingues.

Referida solicitação se faz necessária tendo em vista que o trecho ora apontado encontra-se em situação absolutamente precária, com buracos de grande envergadura, demandando urgente intervenção por parte da administração municipal para evitar possíveis danos a veículos ou mesmo pessoas que trafegam pela região.

Assim, é de palmar importância que a administração municipal promova o atendimento deste pedido, de forma a recuperar a pavimentação asfáltica da Rua Colombo, realizando imediatamente uma operação tapa-buracos e, se possível, realizando também a pavimentação da citada rua, o que certamente beneficiará nossa comunidade, notadamente os moradores e comerciantes da região em questão.

NESTES TERMOS, PEDEM DEFERIMENTO.
Plenário Ariovaldo Luiz Bier, em 20 de novembro de 2023.

ARION NASIHGIL
Vereador

MOACIR FROEHLICH
Vereador

JOÃO EDUARDO DOS SANTOS (JUCA)
Vereador

ILOIR DE LIMA (PADEIRO)
Vereador

 

---
INDICAÇÃO Nº 722/2023
Data: 20 de novembro de 2023

Ementa: indica ao Executivo Municipal o alargamento da Rua Maranhão, nos fundos do Centro de Eventos, construindo espaço de estacionamento oblíquo e calçada entre as ruas XV de Novembro e Marechal Deodoro, oportunizando melhores condições de tráfego e estacionamento em eventos públicos.

Senhor Presidente,

Requer, após deliberação regimental do Plenário, o envio de cópia da presente Indicação ao Prefeito, apresenta pelo Vereador que abaixo subscreve para que sejam autorizados os setores competentes desta Municipalidade, a realizar o alargamento da Rua Maranhão, nos fundos do Centro de Eventos, construindo espaço de estacionamento oblíquo entre as ruas XV de Novembro e Marechal Deodoro.

Esta Indicação considera a necessidade de alargamento desta via, oportunizando melhores condições de tráfego no local, e ainda, ampliação das vagas de estacionamento, para os diversos eventos públicos que ocorrem ao longo do ano, além de implantar calçada adequada para os pedestres naquela região.

Diante do exposto, considerando nosso compromisso com a melhoria da qualidade de vida da população rondonense, este Vereador aguarda deferimento.

NESTES TERMOS, PEDE DEFERIMENTO.
Plenário Ariovaldo Luiz Bier, em 20 de novembro de 2023.

RAFAEL HEINRICH
Vereador

 

---
INDICAÇÃO Nº 723/2023
Data: 20 de novembro de 2023

Ementa: indica ao Executivo Municipal, a aquisição de novos uniformes para os funcionários da UPA, bem como, lençóis, fronhas e cobertores para os leitos desta Unidade de Pronto Atendimento.

Senhor Presidente,

Requer seja, após deliberação regimental do Plenário, encaminhada cópia da presente indicação ao Prefeito, apresentada pelo Vereador que abaixo subscreve para que sejam autorizados os setores competentes desta Municipalidade, em especial, s secretaria de saúde, a realizar a aquisição de novos uniformes para os funcionários da UPA, bem como, lençóis, fronhas e cobertores para os leitos desta Unidade de Pronto Atendimento.

Consideramos nesta indicação, a manifestação de pacientes que estiveram internamento recente nesta unidade, bem como a observação das condições atuais dos uniformes dos funcionários, que se encontram desgastados devido ao uso, após diversas lavagens e esterilização.

Diante do exposto, considerando nosso compromisso com a melhoria da qualidade de vida da população rondonense, este Vereador aguarda deferimento.

NESTES TERMOS, PEDE DEFERIMENTO.
Plenário Ariovaldo Luiz Bier, em 20 de novembro de 2023.

RAFAEL HEINRICH
Vereador

 

---
INDICAÇÃO Nº 724/2023
Data: 20 de novembro de 2023

Ementa: indica ao Executivo Municipal, a realização de investimentos no Parque de Lazer Annita Wanderer, no distrito de Porto Mendes, oportunizando condições adequadas nos banheiros, com manutenção de pias, vasos, chuveiros, bem como churrasqueiras, reposição de brita e pó de brita nos locais necessários e a manutenção de vala de escoamento das águas de chuva próximo ao asfalto central, evitando que a água seja conduzida para as barracas.

Senhor Presidente,

Requer, após deliberação regimental do Plenário, o envio de cópia da presente Indicação ao Prefeito, apresentada pelo Vereador que abaixo subscreve para que sejam autorizados os setores competentes desta Municipalidade, a realizar investimentos no Parque de Lazer Annita Wanderer, no distrito de Porto Mendes, oportunizando condições adequadas nos banheiros, com manutenção de pias, vasos, chuveiros, bem como churrasqueiras, reposição de brita e pó de brita nos locais necessários e a manutenção de vala de escoamento das águas de chuva próximo ao asfalto central, evitando que a água seja conduzida para as barracas.

Consideramos nesta indicação a dificuldade que muitos turistas e adeptos do parque de lazer estão enfrentando durante o tempo de permanência no local, os mesmos têm solicitado a este vereador um olhar atento aos corriqueiros problemas encontrados no local, em especial com relação ao barro nas estradas e a água que corre do asfalto central para a área de camping, dificultando o acampamento.

Diante do exposto, considerando nosso compromisso com a melhoria da qualidade de vida da população Rondonense, este Vereador aguarda deferimento.

NESTES TERMOS, PEDE DEFERIMENTO.
Plenário Ariovaldo Luiz Bier, em 20 de novembro de 2023.

RAFAEL HEINRICH
Vereador

 

---
INDICAÇÃO Nº 725/2023
Data: 20 de novembro de 2023

Ementa: sugere que o Executivo Municipal, através das Secretarias de Planejamento e Infraestrutura, inicie os trâmites internos que permitam a elaboração de projeto técnico e a consequente liberação de recursos objetivando a recuperação asfáltica da Rua Pastor Mayer, numa extensão aproximada de 650 metros compreendida entre as avenidas Irio Jacob Welp e Expedicionário Otto Grings (Avenida das Torres).

Senhor Presidente,

Requer, após deliberação regimental do Plenário, o envio de cópia da presente Indicação ao Prefeito, apresentando sugestão deste Vereador que abaixo subscreve para que seja autorizado o setor competente desta Municipalidade, em especial as Secretarias de Planejamento e de Infraestrutura, a iniciar os trâmites internos objetivando a execução de mais uma obra de pavimentação asfáltica.

O presente pedido é para que o poder público local recupere o pavimento asfáltico da Rua Pastor Mayer, numa extensão aproximada de 650 metros compreendida entre as avenidas Irio Jacob Welp e Expedicionário Otto Grings (Avenida das Torres).

Em anexo, seguem algumas imagens que ilustram a precariedade do pavimento, carecendo de imediata intervenção para execução dos devidos reparos, permitindo assim a solução deste problema, o que pode ocorrer através da colocação de um novo reperfilamento asfáltico

Diante do exposto, considerando a justificativa acima apresentada e nosso compromisso com a melhoria da qualidade de vida, em especial dos moradores que residem nas proximidades, este Vereador aguarda deferimento.

ESTES TERMOS, PEDE DEFERIMENTO.
Plenário Ariovaldo Luiz Bier, em 20 de novembro de 2023.

DIONIR LUIZ BRIESCH (SARGENTO DIONIR)
Vereador

 

---
INDICAÇÃO Nº 726/2023
Data: 20 de novembro de 2023

Ementa: reitera a sugestão para que o Executivo Municipal, através da Secretaria de Mobilidade, efetue uma nova pintura da sinalização horizontal no entorno do Colégio Martin Luther, inclusive a pintura das travessias elevadas e das faixas de pedestres existentes na Avenida Maripá e na Rua Sergipe e nas ruas José Bonifácio e Pernambuco.

Senhor Presidente,

Requer seja, após deliberação regimental do Plenário, encaminhada cópia do presente ao Prefeito Municipal, reiterando o contido na Indicação de nº 552/2023 para que seja autorizada a Secretaria Municipal de Mobilidade a realizar uma importante melhoria da sinalização viária horizontal existente no entorno do Colégio Martin Luther.

Visando atender ao anseio da comunidade escolar, este Vereador sugere que seja executada uma nova pintura da sinalização horizontal, incluindo uma nova pintura das travessias elevadas e faixas de pedestres da Avenida Maripá e das Ruas José Bonifácio, Pernambuco e Sergipe.

Sendo assim, e considerando a justificativa acima apresentada, este Vereador fica no aguardo do pronto atendimento deste pleito por parte do Executivo Municipal, o que muito ampliará a segurança de todos os alunos, pais, professores e funcionários do referido educandário, além de todas as pessoas que passam pela referida região da cidade rondonense.

NESTES TERMOS, PEDE DEFERIMENTO.
Plenário Ariovaldo Luiz Bier, em 20 de novembro de 2023.

JULIANO OLIVEIRA
Vereador

 

---
INDICAÇÃO Nº 727/2023
Data: 20 de novembro de 2023

Ementa: apresenta nova sugestão para que o Executivo Municipal, através das Secretarias de Planejamento e Mobilidade, elabore projeto que permita a construção de uma travessia elevada na Rua José Bonifácio, em local situado entre o prédio da educação infantil e a estrutura principal do Colégio Martin Luther.

Senhor Presidente,

Requer seja, após deliberação regimental do Plenário, encaminhada cópia do presente ao Prefeito Municipal, apresentando novo pedido deste Vereador para que a Municipalidade, através dos setores competentes, em especial as Secretarias de Planejamento e de Mobilidade, tomem as providências internas devidas visando a elaboração de projeto e a consequente liberação de recursos para realização de uma importante intervenção no trânsito local.

Há alguns meses, este Vereador apresentou e teve aprovada a Indicação de nº 554/2023, sugerindo a construção de uma travessia elevada na Rua José Bonifácio, em local situado entre o prédio da educação infantil e a estrutura principal do referido educandário.

A medida é válida para ampliar a segurança dos alunos e de todos que passam pelo referido ponto da cidade rondonense, já que obriga a que veículos e motocicletas reduzam a velocidade.

Sendo assim, e considerando a justificativa acima apresentada, este Vereador fica no aguardo do pronto atendimento deste pleito por parte do Executivo Municipal, atendendo, em especial, o anseio da comunidade escolar do Colégio Martin Luther.

NESTES TERMOS, PEDE DEFERIMENTO.
Plenário Ariovaldo Luiz Bier, em 20 de novembro de 2023.

JULIANO OLIVEIRA
Vereador

 

---
INDICAÇÃO Nº 728/2023
Data: 20 de novembro de 2023

Ementa: sugere que o Executivo Municipal, através da Secretaria de Mobilidade, realize uma nova pintura da sinalização horizontal na Rua Pernambuco, especificamente nas esquinas com a Rua José Bonifácio e a Avenida Maripá, em especial de faixas de pedestres.

Senhor Presidente,

Requer seja, após deliberação regimental do Plenário, encaminhada cópia do presente ao Prefeito Municipal, apresentando a sugestão do Vereador que abaixo subscreve para que o setor competente, em especial a Secretaria de Mobilidade, a realizar uma nova pintura da sinalização horizontal em ponto específico da zona urbana rondonense.

O pedido deste Vereador é para que a Municipalidade efetue uma nova pintura de faixas de pedestres na Rua Pernambuco, especificamente nas esquinas com a Rua José Bonifácio e a Avenida Maripá.

Tais medidas podem contribuir diretamente no aumento da segurança de pedestres, ciclistas e motoristas que trafegam pela referida via pública da cidade rondonense, especialmente crianças, já que no local funcionam dois educandários.

Diante do exposto, requer-se a adoção das medidas cabíveis por parte da Secretaria Municipal de Mobilidade para realizar a intervenção supracitada, o que muito beneficiará a população que diariamente transita e utiliza o local.

NESTES TERMOS, PEDE DEFERIMENTO.
Plenário Ariovaldo Luiz Bier, em 20 de novembro de 2023.

JULIANO OLIVEIRA
Vereador

 

---
INDICAÇÃO Nº 729/2023
Data: 20 de novembro de 2023

Ementa: sugere que o Executivo Municipal, através das Secretarias de Planejamento e de Infraestrutura, viabilize a execução de recape asfáltico ou de ao menos uma operação “tapa-buracos na Rua Maranhão, especialmente no trecho entre as ruas Mem de Sá e 12 de Outubro.

Senhor Presidente,

Requer seja, após deliberação regimental do Plenário, encaminhada cópia do presente ao Prefeito Municipal, apresentando a sugestão do Vereador que abaixo subscreve para que o mesmo autorize os setores competentes, no caso as Secretarias de Planejamento e de Infraestrutura, a realizarem uma importante intervenção no pavimento asfáltico do Parque Industrial II.

Diante da precária situação do pavimento atual, este Vereador aproveita o momento para registrar o pedido de elaboração de projeto, com a consequente liberação de recursos, permitindo assim a execução de um novo recape asfáltico na Rua Maranhão, em especial no trajeto compreendido entre as ruas Mem de Sá e 12 de Outubro.

Por outro lado, caso isto não seja possível no momento, fica a sugestão para que a Municipalidade, através da Secretaria de Infraestrutura, realize uma operação emergencial “tapa-buracos”, melhorando desta forma as condições de trafegabilidade até que a solução definitiva do recape seja implementada.

Sendo assim, e considerando os motivos acima apresentados, este Vereador fica no aguardo do pronto atendimento deste pleito por parte do Executivo Municipal, o que muito alegrará toda a comunidade rondonense que reside nas proximidades.

NESTES TERMOS, PEDE DEFERIMENTO.
Plenário Ariovaldo Luiz Bier, em 20 de novembro de 2023.

JULIANO OLIVEIRA
Vereador

 

---
INDICAÇÃO Nº 730/2023
Data: 20 de novembro de 2023

Ementa: sugere ao Poder Executivo, através do setor competente, viabilize a criação de um ponto de ônibus e a consequente instalação de um abrigo coberto na Rua Blumenau, mais precisamente na esquina com a Rua Concórdia, no Jardim Líder.

Senhor Presidente,

Requer seja, após deliberação do Plenário, encaminhada cópia do presente ao Prefeito Municipal, apresentando a sugestão para que o mesmo, através do setor competente, inicie os trâmites internos que permitam a criação de um ponto de ônibus, além da instalação de um abrigo coberto na Rua Blumenau.

Referida sugestão se faz necessária em atenção aos diversos pedidos oriundos da comunidade que reside no Jardim Líder, em especial nas proximidades com a esquina da Rua Concórdia, disponibilizando desta forma um local adequado para que os usuários do transporte coletivo possam aguardar a chegada do ônibus com a devida e necessária proteção contra a ação do tempo.

Sendo assim, e considerando os motivos acima apresentados, este Vereador fica no aguardo do pronto atendimento deste pleito por parte do Executivo Municipal, o que muito alegrará a comunidade rondonense que residem no Jardim Líder.

NESTES TERMOS, PEDE DEFERIMENTO.
Plenário Ariovaldo Luiz Bier, em 20 de novembro de 2023.

JULIANO OLIVEIRA
Vereador

 

---
INDICAÇÃO Nº 731/2023
Data: 20 de novembro de 2023

Ementa: sugere que o Executivo Municipal, através dos setores competentes, instale atrativo focado na divulgação e fotografias, no Distrito de Porto Mendes.

Excelentíssimo Presidente,

Requer seja, após deliberação regimental do Plenário, encaminhada cópia do presente ao Prefeito Municipal, apresentando a sugestão dos Vereadores que abaixo subscrevem para que os setores competentes do Município empenhem esforços para instalar equipamento focado na divulgação e fotografias, no Distrito de Porto Mendes. Isso já foi objeto da Indicação nº 396/2022, que se reforça neste momento.

O local é ponto turístico de extrema relevância no Município e com ampla utilização da população local, regional e de diversos turistas. Há diversas atividades realizadas pelo próprio Município, anualmente e que congregam momentos de esporte, lazer e entretenimento.

Para tanto, indica-se para que o Executivo instale atrativo, a exemplo do que existe no lago municipal do Município (com a escrita “Eu amo MCRondon”), podendo ser nesse mesmo estilo ou conforme sugestões anexas, para que os turistas possam gravar momentos específicos no local, além de divulgá-los. Esses equipamentos são utilizados em diversos locais turísticos e contribuem na propagação positiva deles.

Deste modo, sugere-se a adoção de medidas que possibilitem a instalação do atrativo, o que muito contribuirá à promoção do Distrito e de sua relevância ao turismo local.

NESTES TERMOS, PEDEM DEFERIMENTO.
Plenário Ariovaldo Luiz Bier, em 20 de novembro de 2023.

JOÃO EDUARDO DOS SANTOS (JUCA)
Vereador

MOACIR FROEHLICH
Vereador

ILOIR DE LIMA (PADEIRO)
Vereador