Legislativo aprova projeto de lei que declara Apomar como entidade de utilidade pública

por Cristiano Marlon Viteck publicado 26/03/2025 08h55, última modificação 26/03/2025 08h53
Associação dos Pomeranos de Marechal Rondon foi fundada em 2017
Legislativo aprova projeto de lei que declara Apomar como entidade de utilidade pública

Projeto de lei foi aprovado por unanimidade

 

Por unanimidade e em definitivo, o Poder Legislativo aprovou na última segunda-feira (24) o Projeto de Lei 3/2025, de autoria do vereador Luis Carlos Silva (Carlinhos). A matéria declara de utilidade pública municipal a Associação dos Pomeranos de Marechal Cândido Rondon (Apomar).

A Apomar, entidade sem fins lucrativos, foi fundada em 19 de junho de 2017.

Entre suas finalidades está zelar e perpetuar a cultura entre familiares e associados, com sua fala, lendas, músicas, costumes e tradições; bem como promover com agremiações congêneres a difusão cultural pomerana, inclusive através de encontros, reuniões e festas.

Entre as várias atividades da entidade, merece destaque a Pomerfest (Festa dos Pomeranos), que este ano chegou à sétima edição.

A imigração pomerana para o Brasil ocorreu no século 19, quando cerca de 30 mil pessoas deste grupo étnico vieram para o país.

Atualmente, o Brasil é o segundo país com mais descendentes de pomeranos, tendo aproximadamente 300 mil pessoas, atrás apenas dos Estados Unidos.

A língua pomerana é falada em cinco Estados brasileiros, principalmente no Espírito Santo, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.