Legislativo rondonense aprova cidadania honorária ao pastor Edmar da Silva Ramos

por Cristiano Marlon Viteck publicado 07/12/2022 14h45, última modificação 07/12/2022 14h43
Mesmo aposentado, atua na Igreja Ecos da Liberdade

Pastor Edmar da Silva Ramos

A Câmara de Vereadores de Marechal Cândido Rondon aprovou o Projeto de Decreto-Legislativo 11/2022, que concede o título de Cidadão Honorário do município ao pastor Edmar da Silva Ramos, da Igreja de Deus Ecos da Liberdade.

Segundo o vereador autor da homenagem, Cristiano Metzner (Suko), este é o reconhecimento aos relevantes serviços prestados por ele a toda comunidade rondonense.

“A pregação da palavra, liderança de equipes, organização de cultos e eventos, são marcas do seu trabalho. Mas, a principal delas é o pastoreio um a um. A visita nos hospitais e nas casas, o aconselhamento até mesmo em uma fila do banco ou no corredor de um supermercado. São nestes momentos em que o pastor chora com os que choram e se alegra com os que se alegram. O pastor Edmar tem feito este trabalho com uma paixão e dom especial. Não deixa que alguém passe desapercebido de seu olhar, mas sempre estende a mão para ajudar”, relata Suko.

Histórico

Edmar da Silva Ramos nasceu em em 16 de agosto 1956, na cidade de Laginha (MG). Chegou em Marechal Cândido Rondon em 1971.

Após a sua conversão já na Igreja de Deus Ecos da Liberdade, em 1980 deixou este município, para iniciar os estudos no Instituto Teológico Boa Terra, em Guarituba, no município de Piraquara (PR).

Durante este período conheceu a esposa Mira Susanne Hinz Ramos, com quem é casado desde 19 de janeiro de 1985. Juntos, têm os filhos, Cibelli, Jessica, Thiago e Natan.

Ele realizou seu estágio na Igreja de Deus de Vila Fanny, em Curitiba, de 1983 a 1984 e em fevereiro de 1985, assumiu o pastorado na Igreja de Deus de Guarituba, onde permaneceu até dezembro de 1988.
Foi em janeiro de 1989, atendendo o convite da Igreja de Deus Ecos da Liberdade de Marechal Cândido Rondon, agora junto da sua família, que retornou à cidade.

Seu trabalho na Igreja, nos primeiros anos, foi voltado aos jovens, crianças, visitas em hospitais, envolvimentos nos cultos, mensagens, entre outros.

Mas, como a Igreja de Deus Ecos da Liberdade tem uma visão das necessidades da comunidade, o pastor Edmar esteve envolvido diretamente também no atendimento às famílias da sociedade, inclusive com muitos trabalhos de apoios nas escolas.

Apesar de estar aposentado desde 2014, o pastor Edmar continua até hoje envolvido no ministério. Ou seja, são 33 anos dedicados no pastoreio da Igreja de Deus Ecos da Liberdade.

De acordo com o atual pastor titular Isai Marcelo Hort, o pastor Edmar é uma grande benção no trabalho da Igreja de Deus Ecos da Liberdade.