Legislativo rondonense investe na transparência e implanta “Impostômetro”

por Cristiano Marlon Viteck publicado 06/02/2024 10h45, última modificação 06/02/2024 10h41
Munícipes podem acompanhar em tempo real o total de impostos arrecadados
Legislativo rondonense investe na transparência e implanta “Impostômetro”

“Impostômetro” na Câmara de Vereadores: acompanhamento em tempo real

Quem foi até a sede do Poder Legislativo de Marechal Cândido Rondon, ontem (05), para acompanhar a primeira sessão ordinária do ano, encontrou uma novidade. Trata-se do painel com “Impostômetro”.

O objetivo é garantir transparência e conscientizar a população sobre a arrecadação tributária do Município e, dessa forma, ampliar os debates sobre a destinação e gerenciamento da verba pública.

No painel, instalado no hall de entrada da Casa de Leis, é possível conhecer em tempo real os valores referentes a impostos federais e estaduais pagos pelos rondonenses e também por todos os paranaenses; a arrecadação mensal de tributos municipais e os tributos municipais consolidados ao longo do ano.

Quem visitou a Câmara de Vereadores nesta segunda-feira, por exemplo, verificou que os rondonenses já pagaram mais de R$ 5,6 milhões em impostos estaduais e federais desde o início de 2024, e que em janeiro a arrecadação de tributos municipais passou de R$ 1 milhão.

A instalação do painel do “Impostômetro” é resultado de projeto de lei aprovado em junho de 2023 pelo Poder Legislativo.

A matéria é de autoria dos vereadores João Eduardo dos Santos (Juca) e Cristiano Metzner (Suko), e contou com o apoio da Acimacar e do Conselho do Jovem Empreendedor (Cojem), sendo que este já tem destaque na discussão sobre a tributação através da campanha do Feirão do Imposto, realizado anualmente.