Legislativo vai convocar secretário de Educação para prestar esclarecimentos

por Cristiano Marlon Viteck publicado 18/04/2023 10h00, última modificação 18/04/2023 10h00
Pauta será segurança nas escolas e CMEIs municipais
Legislativo vai convocar secretário de Educação para prestar esclarecimentos

Convocação do Secretário de Educação foi aprovada na sessão de ontem (17)

O Poder Legislativo de Marechal Cândido Rondon aprovou, na sessão de ontem (17), requerimento de convocação do secretário municipal de Educação, Fernando Volpato. Ele deverá prestar esclarecimento aos vereadores e à população em geral sobre a situação das escolas e CMEIs municipais, em relação às medidas adotadas para ampliar a segurança nestes educandários.

O requerimento é de iniciativa do vereador Arion Nasihgil e recebeu também as assinaturas dos vereadores João Eduardo dos Santos (Juca), Iloir de Lima (Padeiro), Moacir Froehlich, Vanderlei Suer (Soldado Sauer), Carlinhos Silva, Valdecir Schons (Paleta), Rafael Heinrich e Cristiano Metzner (Suko).

Conforme explica Arion, a participação do secretário de Educação poderá ser em sessão ordinária ou em reunião exclusiva em plenário. Se for o caso, esta deverá ser previamente agendada com a Mesa Diretiva e aberta a todos os vereadores e comunidade. Deverá ser, inclusive, transmitida ao vivo pela TV Câmara.

“Diante das várias notícias de ataques e atentados em escolas e creches do Brasil, inclusive com denúncias e ameaças ocorridas em municípios próximos, como Guaíra e Toledo, e considerando ainda a ausência de respostas efetivas por parte da administração municipal até o presente momento, torna-se necessária a presença do secretário municipal de Educação”, reforça Arion.

O requerimento aprovado conta com 16 perguntas previamente definidas e que deverão ser respondidas.

Uma delas é sobre quais são os objetivos da Secretaria Municipal de Educação a serem implementados no curso deste ano e no decorrer do próximo, para ampliar a segurança em escolas e creches da rede municipal de ensino.

A data para a ida do secretário Fernando Volpato à Câmara de Vereadores ainda será definida, mas deve ocorrer dentro dos próximos dias.