Lideranças buscam soluções para mais segurança na BR-163 em Marechal Rondon

por Cristiano Marlon Viteck publicado 28/08/2023 15h05, última modificação 28/08/2023 15h35
Fiscalização preventiva identificou trechos críticos em trechos da rodovia
Lideranças buscam soluções para mais segurança na BR-163 em Marechal Rondon

Representantes das entidades que participaram da fiscalização integrada da BR-163

Palcos de frequentes acidentes, muitos deles graves e com vítimas fatais, trechos da BR-163 em Marechal Cândido Rondon foram vistoriados na manhã de hoje (28) com o objetivo de identificar os problemas e propor soluções para aumentar a segurança dos motoristas.

Denominada de “fiscalização preventiva integrada”, a ação foi uma iniciativa da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Marechal Cândido Rondon (AREA) e do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (CREA-PR), com participação de representantes dos Poderes Legislativo e Executivo, Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).

Foram vistoriados os trevos e viadutos da BR-163 situados ao lado da AACC e no acesso ao município de Nova Santa Rosa, bem como o trecho conhecido como curva da Mineradora Dalmina, entre os Km 288 e 290.

Conforme Geraldo Canci, gerente regional do CREA-PR, durante a vistoria foram feitas imagens e colhidas informações que embasarão o relatório com a identificação dos problemas principais e possíveis soluções a serem implementadas pelos órgãos competentes.

O Poder Legislativo esteve representado pelo vereador presidente Vanderlei Sauer (Soldado Sauer), e pelos vereadores Carlinhos Silva, Dionir Briesch (Sargento Dionir), João Eduardo dos Santos (Juca), Juliano Oliveira, Moacir Froehlich e Valdecir Schons (Paleta). A avalição deles sobre a fiscalização integrada é que ela poderá trazer benefícios à população rondonense e a todos que trafegam pela BR-163 no município.

Segundo o vereador presidente Soldado Sauer, são constantes as indicações e requerimentos apresentados no Poder Legislativo cobrando intervenções na rodovia. “A soma de esforços dessas entidades favorece a obtenção do resultado esperado por todos, que é o aumento da segurança no trânsito”, afirma.

Ele lembra que, recentemente, o trecho da BR-163 entre a cidade rondonense e o distrito de Novo Horizonte recebeu recape asfáltico e nova sinalização. Nas proximidades da Mineradora Dalmina também foi instalado radar, que está em fase de testes, com o objetivo de reduzir a velocidade dos veículos.

Contudo, a necessidade de mais intervenções deve ser identificada a partir da fiscalização ocorrida na manhã de hoje (28).