Major Tiago Zajac é homenageado com título de Cidadão Honorário do município

por Cristiano Marlon Viteck publicado 19/05/2023 10h30, última modificação 23/05/2023 09h42
Honraria foi concedida pela Câmara de Vereadores
Major Tiago Zajac é homenageado com título de Cidadão Honorário do município

Momento de entrega do título de Cidadão Honorário

Na noite desta quinta-feira (18), no auditório da Acimacar, a Câmara de Vereadores de Marechal Cândido Rondon realizou sessão solene para entrega do título de Cidadão Honorário do município ao Major Tiago Zajac dos Santos, oficial do Corpo de Bombeiros do Paraná. Ele comandou a unidade no Município entre 2015 e 2022.

Hoje, Tiago Zajac atua no Comando Regional em Cascavel. Porém, ainda reside com a família em Marechal Cândido Rondon.

A homenagem teve como autor o vereador João Eduardo dos Santos (Juca) e foi aprovada por unanimidade. Além dele, também estiveram presentes na sessão solene os vereadores presidente Vanderlei Sauer (Soldado Sauer), Cristiano Metzner (Suko), Dionir Briesch (Sargento Dionir), Moacir Froehlich e Rafael Heinrich.

O Tenente-Coronel Rogério Lima de Araújo, comandante do 4º Grupamento de Bombeiros de Cascavel, também integrou a mesa de honra do evento. Ele afirmou que, “como instituição, nos sentimos representados pelo Major Zajac. Ele é uma referência, que tem elevado o nome da corporação na região”.

A 1ª Tenente Marcela Schwendler, comandante atual do Corpo de Bombeiros no município, foi responsável pela apresentação do cerimonial.

Histórico de dedicação

Segundo o vereador Juca, a comenda entregue pelo Poder Legislativo justifica-se pois, nos sete anos em que comandou o Corpo de Bombeiros de Marechal Cândido Rondon, Tiago Zajac conquistou diversas viaturas, caminhões, reformas e ampliação da estrutura, aumento no quadro de pessoal, projetos, além de participar diretamente da vida da comunidade local, seja através do próprio poder público ou da sociedade civil organizada.

“Nosso município acolhe o Major como um filho. Ele teve ascensão meteórica com um histórico de dedicação. Tem o antes e o depois de Tiago Zajac nos Bombeiros em Marechal Cândido Rondon”, declarou Juca durante a cerimônia.

Já o homenageado disse ter orgulho dos sete anos em que comandou o Corpo de Bombeiros no município. Lembrou que, quando assumiu, a estrutura física, o quadro de pessoal e a frota de veículos eram precários. Muito diferente da situação atual, que ele definiu como confortável.

“Melhoramos muito as condições para os bombeiros e população”, assegurou o novo Cidadão Honorário do município.

Tiago Zajac agradeceu os colegas bombeiros, amigos e, especialmente, os familiares por sempre ter recebido deles apoio incondicional. Para a comunidade, garantiu atuar sempre “com os olhos voltados para Marechal Rondon” no trabalho que exerce junto ao Comando do Corpo de Bombeiros em Cascavel.

Biografia

Tiago Zajac nasceu em 25 de março de 1984, em Curitiba (PR), filho de Helena Zajac dos Santos e Airton Tadeu dos Santos. É casado com a rondonense Maísa Weber Zajac. Eles são pais de Henry e Laura.

Na adolescência, ao final do ensino médio, prestou o concurso para aspirante, através da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Formou-se então na Academia Policial Militar do Guatupê, no Curso de Formação de Oficiais do Corpo de Bombeiros, no bacharelado em Segurança Pública (2007).

Especializou-se no curso de Prevenção e Combate a Incêndios Urbanos (2010) e fez mestrado de Aperfeiçoamento de Oficiais Bombeiros Militares – Corpo de Bombeiros Militar do Mato Grosso (2021), além de realizar diversos cursos de formação e atuar como professor no corpo militar.

O homenageado também é graduado em Marketing e Varejo, pelo Centro Tecnológico OPET (2003), com especialização MBA em Controladoria e Finanças, pelo ISEPE Rondon (2021) e em Gestão em Segurança Pública, pela Faculdade Campos Elíseos (2021).

No quadro de oficiais dos Bombeiros Militares, Tiago Zajac progrediu nos seguintes anos: de aspirante a oficial (2007); 2º tenente (2008); 1º tenente (2010); capitão (2012) e major (2022).

Chegou em Marechal Cândido Rondon em 2015 com a tarefa de liderar o Corpo de Bombeiros local que, na época, ainda não estava consolidado e atuava, inclusive, com bombeiros comunitários.

Durante sua atuação no município rondonense, trouxe diversas conquistas à corporação, que refletiram diretamente na prestação dos serviços à comunidade local e dos municípios abrangidos pelo 4º Subgrupamento.