Médico Dietrich Seyboth é homenageado com título de Cidadão Honorário

por Cristiano Marlon Viteck publicado 21/03/2023 16h35, última modificação 21/03/2023 16h35
Comenda ao Doutor Hippi foi aprovada pela Câmara
Médico Dietrich Seyboth é homenageado com título de Cidadão Honorário

Dietrich Seyboth (Doutor Hippi) é aprovado como Cidadão Honorário

O Poder Legislativo de Marechal Cândido Rondon aprovou, na sessão de ontem (20), a concessão de título de “Cidadão Honorário do Município” ao médico Dietrich Rupprecht Seyboth, popularmente conhecido como “Doutor Hippi”.

O Projeto de Decreto-Legislativo 3/2023 é de autoria dos vereadores João Eduardo dos Santos (Juca) e Arion Nasihgil.

Segundo eles, a homenagem é o reconhecimento aos relevantes serviços prestados pelo médico à comunidade rondonense. “Trata-se de pioneiro destas terras, vivenciando e sendo importante propulsor de diversos investimentos, empresas e atividades que contribuem diretamente com este Município, até os dias atuais”, justificaram Juca e Arion.

A data para a sessão solene de entrega do Título de Cidadão Honorário ainda será definida.

Biografia

Nascido na Alemanha em 28 de outubro de 1945, o Doutor Hippi chegou na antiga Vila de General Rondon, com a família, em 1952.

É filho do casal de pioneiros Friedrich Rupprecht Seyboth e Ingrun Klagges Seyboth, que implantaram o primeiro hospital na região, que na sequência se tornou o Hospital e Maternidade Filadélfia. A estrutura, que se encontra na Rua Mato Grosso, área central de Marechal Cândido Rondon, ainda é utilizada.

O Doutor Hippi formou-se em Medicina pela USP (Universidade de São Paulo), em 1972. Fez residência médica em Anestesiologia e pós-graduação em Emergência Médica e Gestão de Bancos de Sangue.

Regressou ao município rondonense em 1974, onde atendeu por 50 anos como médico a milhares de pacientes. Entre outros locais, trabalhou como médico generalista e anestesiologista nos Hospitais Marechal Cândido Rondon e Filadélfia, tendo atuado também como sócio administrador de ambas as empresas, além de participar do quadro societário de outras.

Recentemente, recebeu o Prêmio de Mérito Ético Profissional, conferido pelo Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM-PR), em virtude do exercício de medicina ética por cinco décadas, sem qualquer conduta que o desabonasse, contribuindo para reforçar a elevada determinação profissional e atuação em benefícios dos cidadãos do Oeste do Paraná.

O Doutor Hippi é o membro mais antigo do Lions Club Marechal Cândido Rondon, onde tem participado ativamente de ações sociais em prol de entidades.

Ele é casado com Maria Carolina Rossi Hildebrand Seyboth. O casal tem os filhos Ana Carolina, Ricardo, Ana Cecilia e Eduardo. Eles são avós de sete netos.