Nomeada nova comissão organizadora da Câmara Jovem de Marechal Rondon

por Cristiano Marlon Viteck publicado 23/01/2025 10h55, última modificação 23/01/2025 10h52
Vereador Juca presidirá os trabalhos do programa durante este ano

 

O Poder Legislativo de Marechal Cândido Rondon publicou nesta semana a Portaria 12/2025, assinada pelo vereador Valdir Sachser (Valdirzinho). Ela nomeia os integrantes da comissão organizadora da Câmara Jovem para este ano.

Os trabalhos do programa, que tem como público alvo estudantes, voltam a ser presididos pelo vereador João Eduardo dos Santos (Juca), autor do projeto de lei que criou a Câmara Jovem em 2021.

Além dele, completam a comissão o assessor parlamentar Mario Vinícius de Oliveira de Freitas; o diretor administrativo Anderson Clayton Petry; o procurador jurídico Victor Eduardo Bertoldi; o oficial legislativo Luis Carlos Diesel e o jornalista Cristiano Viteck, sendo os últimos três servidores de carreira do Poder Legislativo.

Conforme a Portaria 12/2025, a comissão organizadora tem, agora, prazo de 30 dias para apresentar o cronograma de atividades, incluindo detalhamento do processo classificatório e das ações a serem desenvolvidas.

Instituída pela Lei Municipal 5.226/2021, a Câmara Jovem tem como objetivo fomentar o exercício da cidadania por meio da vivência democrática do parlamento municipal.

Cada legislatura tem a duração de um ano, com reuniões mensais. Podem participar escolas públicas e privadas que tenham alunos de 13 a 18 anos de idade, matriculados entre o 6º ano do Ensino Fundamental e o 3º ano do Ensino Médio.

De acordo com o vereador Juca, a Câmara Jovem é um programa de extrema importância, pois insere os estudantes nas práticas políticas. “Fico feliz e agradeço ao vereador presidente Valdirzinho por me permitir o retorno à presidência da Câmara Jovem e conduzir o projeto em 2025”, disse o vereador, ao confirmar que o processo de escolha dos novos vereadores mirins acontecerá em fevereiro.