Nova sede operacional do Saae pode receber nome do pioneiro Benno Weirich

por Cristiano Marlon Viteck publicado 04/08/2021 09h45, última modificação 04/08/2021 09h42
Ele foi o primeiro diretor-executivo da autarquia
Nova sede operacional do Saae pode receber nome do pioneiro Benno Weirich

Projeto do Centro Administrativo do Saae, que está em construção

O presidente da Câmara de Marechal Cândido Rondon, vereador Pedro Rauber, apresentou projeto de lei na última segunda-feira (02). O texto visa homenagear o pioneiro rondonense Benno Weirich com o nome da nova sede operacional do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae). A estrutura está em construção no Loteamento Dona Íris.

Se aprovado o projeto de lei 24/2021, o prédio ficará oficialmente nominado como Centro Administrativo Benno Weirich. A matéria tramita na Comissão de Justiça e Redação que, após elaboração de parecer, deve liberar o texto para votação em plenário.

Conforme Pedro Rauber, “a homenagem a Benno Weirich, pelos relevantes serviços prestados ao município, é também uma forma de agradecer a todos os pioneiros que bravamente lutaram e trabalharam pelo progresso e desenvolvimento de Marechal Cândido Rondon”.

Biografia

Oriundo de Arabutã (SC), Benno Weirich chegou em Marechal Cândido Rondon em 14 de abril de 1950, acompanhado do irmão Lauro e da esposa Alice, que estava grávida de sete meses de um casal de gêmeos. Glaucio e Glaucia foram as primeiras crianças a nascerem na localidade. O menino morreu aos quatro meses em consequência de uma doença chamada de “grupe”.

Depois de estabelecidos, o casal teve mais três filhos: Ineis, Pedro e Marcos, além de Ilo Darci, o primeiro filho do casal, nascido ainda na cidade de Arabutã (SC).

Após trabalhar na lavoura por alguns anos, Benno Weirich atuou como sanitarista para o Governo Federal, participando ativamente na implantação de redes de água e esgoto em diversos municípios brasileiros.

O vasto conhecimento na área de saneamento fez com que a administração rondonense convidasse Benno Weirich para compor a equipe de formação do Saae. Em 1º de março de 1971 foi nomeado, através do Decreto 10/1971, como diretor-executivo da autarquia, sendo o primeiro a ocupar esse cargo.

Durante sua gestão inúmeros projetos e serviços foram executados, como implantação da rede de água e esgoto na área central da cidade e a perfuração de poços artesianos. Dentre esses está o poço localizado na Avenida Rio Grande do Sul, próximo ao Lago Municipal, que até os dias atuais fornece água.