Pastor Vicente Mariano recebe hoje título de Cidadão Honorário de Marechal Rondon

por Cristiano Marlon Viteck publicado 12/11/2021 09h45, última modificação 12/11/2021 12h12
Solenidade acontece a partir das 19 horas, na Acimacar

Pastor Vicente Mariano

O Poder Legislativo de Marechal Cândido Rondon realiza nesta sexta-feira (12), sessão solene de entrega de título de Cidadão Honorário do Município ao pastor Vicente Mariano, da Igreja Evangélica Assembleia de Deus. A cerimônia, que inicia às 19 horas, será realizada no auditório da Acimacar.

A autoria do projeto de decreto legislativo, aprovado ainda em 2020, é de Walmor Mergener, que à época exercida mandato de vereador. Segundo ele, após a chegada do pastor Vicente Mariano em Marechal Cândido Rondon, em 2014, a Igreja Assembleia de Deus tem sido uma grande parceira do poder público na assistência à população.

Desde então, a cidade ganhou 10 novos templos. Com isso, a Igreja realiza um atendimento muito próximo às famílias, com assistência social, distribuição de cestas básicas, palestras para adolescentes e jovens, evangelismo para crianças, recreação nos bairros carentes e cursos para fortalecimento das famílias.

“Na recuperação de jovens dos vícios em drogas e álcool, a Assembleia de Deus, através do incentivo do pastor Vicente Mariano, tem uma parceria com a Casa de Recuperação Caminhos da Vida. Sob a sua administração, a Deus Igreja ainda realiza Capelania Hospitalar e Capelania Prisional”, completa Walmor Mergener.

Biografia

Pastor Vicente Mariano casou-se em 27 de dezembro de 1986 com Elisa Mara de Oliveira Mariano. Os filhos do casal são Bruna Caroline e Lucas de Oliveira Mariano e neto se chama Pedro Rogerio.

O novo cidadão honorário rondonense é natural de Cambé, norte do Paraná, onde nasceu em 23 de junho de 1965. Ele é filho do casal Elias Mariano Netto (in memoriam) e Virgínia Claro Mariano.

Ainda criança, Vicente Mariano ajudava a família no trabalho na roça. Mas, com a forte geada em 1975 que atingiu o município de Lidianópolis, onde a família tinha um pequeno pedaço de terra plantado com café, mudaram-se para Londrina e, posteriormente para Cambé.

Ainda na adolescência, trabalhou como vendedor de picolé e, depois, em uma fábrica de móveis e também em uma funilaria. Já em 1983, começou a trabalhar em loja de tecidos e confecções. Assim, até 1995 trabalhou em outras empresas no ramo comercial.

Mesmo na infância, a Igreja sempre esteve presente na vida de Vicente Mariano. Sua primeira experiência ministerial foi em 1984, quando cursou Teologia Básica, liderou grupo de jovens, foi professor de Escolas Bíblicas e chegou ao cargo de segundo dirigente de uma importante Igreja em Cambé.

Antes de ser empossado pastor na Assembleia de Deus de Marechal Cândido Rondon, ainda atuou a serviço da Igreja em Londrina (onde assumiu como pastor titular pela primeira vez em 1996), e nas cidades de Guaíra, Umuarama e Altônia.

Com bacharel e licenciatura em Teologia e pós-graduação em Psicologia Pastoral, é juiz arbitral (conciliador).

Em dezembro de 2018 foi eleito segundo secretário da CIEADEP (Convenção das Igrejas Evangélicas Assembleia de Deus no Estado do Paraná), para um mandato de quatro anos.

Além disso, já atuou como presidente do COPEM (Conselho de Pastores Evangélicos de Marechal Cândido Rondon) por três anos.