Pastor Walter Krüger é homenageado com Cidadania Honorária de Marechal Rondon

por Cristiano Marlon Viteck publicado 19/09/2023 09h35, última modificação 19/09/2023 09h34
Sessão solene aconteceu ontem (18), na Câmara de Vereadores
Pastor Walter Krüger é homenageado com Cidadania Honorária de Marechal Rondon

Momento da entrega do título de Cidadão Honorário

O Poder Legislativo de Marechal Cândido Rondon realizou na noite desta segunda-feira (18), sessão solene de entrega do título de “Cidadão Honorário” ao pastor emérito Walter Krüger. A autoria da homenagem é do vereador Moacir Froehlich, através do Projeto de Decreto-Legislativo 5/2022.

Segundo o autor afirmou em seu discurso, o Poder Legislativo tem a obrigação de estar atento em relação aqueles que fizeram a história de Marechal Cândido Rondon. “Foi através da instituição Igreja e de seus sacerdotes que hoje somos o que somos como município. Por isso, é muito importante este reconhecimento conferido ao pastor Walter Krüger”, enalteceu Moacir Froehlich.

Por sua vez, o homenageado disse que nunca imaginou que um dia receberia a principal honraria do município.

“Fui colhido com a maior surpresa agradável da minha vida quando recebi a comunicação de ser contemplado com este título pela Câmara de Vereadores”, disse ele, que acrescentou: “sempre tive presente no trabalho do meu ministério o lema ‘levar Cristo para todos’. Foi e é um privilégio o bom convívio que sempre tive em nossa cidade, e de compartilhar por todos esses anos as coisas boas que ela tem a nos oferecer”.

A sessão solene foi presidida pelo vereador Vanderlei Sauer (Soldado Sauer) e secretariada pelo vereado Dionir Briesch (Sargento Dionir). Também participaram os vereadores Arion Nasihgil, Iloir de Lima (Padeiro), João Eduardo dos Santos (Juca) e Juliano Oliveira.

O secretário municipal de Administração, Marcelo Portela, representou o prefeito Marcio Rauber; e o pastor Sandro Edgar Kruger ministrou o ato religioso da solenidade.

Biografia

Walter Krüger nasceu em 18 de agosto de 1935, em de Novo Machado, no município de Tucunduva (RS), sendo filho de Carlos e Wanda Krüger.

Ele veio para Marechal Cândido Rondon em dezembro de 1980, chamado para atender a Paróquia Esperança, da Igreja Evangélica Luterana do Brasil (IELB).

Na época, a paróquia era composta pelas congregações: “São Paulo”, do bairro Botafogo; “Redentor”, de Linha Concórdia; “Simão”, de Linha Arara; “Filadélfia”, de Mercedes; “Sião”, de Linha Belmonte; e, “Jubilate”, de Novo Horizonte.

No início dos trabalhos de Walter Krüger em Marechal Cândido Rondon, a sede paroquial se localizava no interior do município, na Esquina Guaíra, onde ficava a congregação “São Paulo”. Mais tarde, a mesma foi transferida para o bairro Botafogo, onde foram construídos o templo e a casa pastoral, vindo a família residir neste local até 2002.

Após, quando da divisão da paróquia, o pastor e familiares passaram a residir na cidade de Mercedes, onde atendeu a Congregação Filadélfia em Linha Belmonte, Novo Horizonte e Bela Vista.

O trabalho consistia em celebrar cultos; reuniões de jovens, leigos e crianças; ensaios dos corais de diversas congregações e teatro; devocionais; também auxiliando nos programas de rádio “Hora Luterana” e “A Vida da Congregação Cristo”. Ainda foi por vários anos pastor conselheiro do distrito Lago Itaipu, ao qual pertence a Paróquia Esperança.

Walter Krüger exerceu seu ministério em Marechal Cândido Rondon durante 22 anos. Atualmente, como aposentado, é membro da Congregação Cristo, onde também por vários anos, antes da pandemia do Coronavírus, auxiliou em algumas atividades.