Pedro Rauber é eleito vice-presidente da Câmara de Vereadores de Marechal Rondon

por Cristiano Marlon Viteck publicado 28/11/2022 12h20, última modificação 28/11/2022 12h18
Moacir será 2º secretário e Rafaehl Heinrich, suplente

Votação foi aberta com voto em cédula

O Poder Legislativo de Marechal Cândido Rondon realizou sessão extraordinária no final da manhã de hoje (28), convocada para a eleição para três cargos que estavam vagos à mesa diretora do biênio 2023-2024.

Pedro Rauber foi eleito vice-presidente com 9 votos, enquanto Moacir Froehlich recebeu 4.

O eleito para 2º secretário, com 12 votos, foi Moacir Froehlich, enquanto Rafael Heinrich recebeu 1 voto.

Na última rodada de votação, Rafael Heinrich acabou eleito membro suplente com 9 votos, enquanto que Iloir de Lima (Padeiro) recebeu 4.

No último dia 18 aconteceu a eleição para nova mesa diretora, quando foram eleitos presidente, Vanderlei Sauer (Soldado Sauer); e 1º secretário, Cristiano Metzner (Suko).

João Eduardo dos Santos (Juca) e Arion Nasihgil haviam sido eleitos para 2º secretário e membro suplente, respectivamente. Mas, prontamente renunciaram aos cargos. Isso porque ambos são advogados e, conforme o estatuto da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), não é permitido que estes profissionais ocupem cargos de direção nas Câmaras de Vereadores.

Já o atual vice-presidente, Rafael Heinrich, havia sido reeleito para a função. Porém, no dia 21 ele se declarou impedido de reassumir o cargo, uma vez que o Regimento Interno da Casa de Leis veda a possibilidade de reeleição de qualquer função da mesa diretiva dentro de cada legislatura.

Com a eleição suplementar de hoje, fica constituída a nova mesa diretora, que vai comandar a Câmara de Vereadores de 1º de janeiro de 2023 a 31 de dezembro de 2024.