Poder Legislativo de Marechal Rondon empossa novos vereadores mirins da Câmara Jovem

por Cristiano Marlon Viteck publicado 10/12/2025 10h05, última modificação 10/12/2025 10h07
Matheus Strenske, do Colégio Estadual Eron Domingues, foi eleito presidente
Poder Legislativo de Marechal Rondon empossa novos vereadores mirins da Câmara Jovem

Vereadores mirins acompanhados dos parlamentares que prestigiaram a posse da Câmara Jovem

 

Em sessão solene ocorrida na noite de ontem (09), o Poder Legislativo de Marechal Cândido Rondon empossou os novos vereadores mirins, que vão compor a legislatura de 2026 do projeto Câmara Jovem.

São eles: Fernanda Letícia Kuhn (Colégio Martin Luther); Kiani Victoria Prieto Gonçalves e Matheus Henrique Strenske (Colégio Estadual Eron Domingues); Isabelly Fernanda dos Santos e Mariah Beatriz Coutinho Scherer (Colégio Estadual Paulo Feire); Lucas Nathan Zearhlfass (Colégio Estadual do Campo Margarida); Tiago Henrique Follmann e Mariana Martinez Pufal (Colégio Rui Barbosa); Fernando Hernandes Marin (Colégio Estadual Antônio Maximiliano Ceretta); Kaira Julia Suss e Vinicio José Urnau (Escola Estadual Professor Nilso Franceski); Samirah Mylena Moura de Sá e Guilherme Rai Favarin Hollmann (Colégio Estadual Cívico-Militar Frentino Sackser).

Já os vereadores mirins suplentes da nova legislatura são: Ricardo Augusto Gevarovsky (Colégio Martin Luther); Yasmin Gabrieli Trento (Colégio Estadual Eron Domingues); Maria Luiza Simão (Colégio Rui Barbosa) e Pyetra Vitória Antunes (Colégio Estadual Antônio Maximiliano Ceretta).

Após o juramento de posse, houve a eleição da mesa-diretora, que passa a ser composta por: Matheus Henrique Strenske, presidente; Mariah Beatriz Coutinho Scherer, vice-presidente; Fernanda Leticia Kuhn, 1ª secretária; e Kiani Victoria Prieto Gonçalves, 2ª secretária.

Para o presidente eleito, fazer parte da Câmara Jovem não é apenas uma conquista pessoal. Matheus Strenske afirmou querer “ser a voz da juventude rondonense, trabalhando com seriedade, coragem e compromisso para transformar ideias em ações e sonhos em realidade”.

Durante a legislatura de 2026, os 13 vereadores mirins participarão de encontros mensais, de fevereiro a dezembro.

Eles terão a oportunidade de vivenciar na prática o dia a dia de trabalho dos vereadores, com a apresentação de requerimentos, indicações, projetos de lei e debates. Participam da Câmara Jovem estudantes com idade entre 13 e 18 anos, de escolas públicas e privadas.

A atual legislatura da Câmara Jovem tem apoio do Sicredi e da Sismetro.

O coordenador projeto é o vereador João Eduardo dos Santos (Juca).

“A Câmara Jovem foi o primeiro projeto que apresentei como vereador, com 21 anos. Apresentei para que estes jovens hoje pudessem estar aqui, para que digam o que precisa mudar e melhorar em Marechal Cândido Rondon. Nós queremos ouvir o que a juventude quer de fato. E ouvir é criar espaços e projetos, abrir as portas e dar o microfone para que estes jovens possam falar”, discursou Juca no encerramento da cerimônia, momento em que também agradeceu o apoio recebido do presidente da Casa de Leis, Valdir Sachser, e dos demais vereadores para coordenar projeto Câmara Jovem.