Poder Legislativo de Marechal Rondon empossa novos vereadores mirins da Câmara Jovem
Em sessão solene ocorrida na noite de ontem (09), o Poder Legislativo de Marechal Cândido Rondon empossou os novos vereadores mirins, que vão compor a legislatura de 2026 do projeto Câmara Jovem.
São eles: Fernanda Letícia Kuhn (Colégio Martin Luther); Kiani Victoria Prieto Gonçalves e Matheus Henrique Strenske (Colégio Estadual Eron Domingues); Isabelly Fernanda dos Santos e Mariah Beatriz Coutinho Scherer (Colégio Estadual Paulo Feire); Lucas Nathan Zearhlfass (Colégio Estadual do Campo Margarida); Tiago Henrique Follmann e Mariana Martinez Pufal (Colégio Rui Barbosa); Fernando Hernandes Marin (Colégio Estadual Antônio Maximiliano Ceretta); Kaira Julia Suss e Vinicio José Urnau (Escola Estadual Professor Nilso Franceski); Samirah Mylena Moura de Sá e Guilherme Rai Favarin Hollmann (Colégio Estadual Cívico-Militar Frentino Sackser).
Já os vereadores mirins suplentes da nova legislatura são: Ricardo Augusto Gevarovsky (Colégio Martin Luther); Yasmin Gabrieli Trento (Colégio Estadual Eron Domingues); Maria Luiza Simão (Colégio Rui Barbosa) e Pyetra Vitória Antunes (Colégio Estadual Antônio Maximiliano Ceretta).
Após o juramento de posse, houve a eleição da mesa-diretora, que passa a ser composta por: Matheus Henrique Strenske, presidente; Mariah Beatriz Coutinho Scherer, vice-presidente; Fernanda Leticia Kuhn, 1ª secretária; e Kiani Victoria Prieto Gonçalves, 2ª secretária.
Para o presidente eleito, fazer parte da Câmara Jovem não é apenas uma conquista pessoal. Matheus Strenske afirmou querer “ser a voz da juventude rondonense, trabalhando com seriedade, coragem e compromisso para transformar ideias em ações e sonhos em realidade”.
Durante a legislatura de 2026, os 13 vereadores mirins participarão de encontros mensais, de fevereiro a dezembro.
Eles terão a oportunidade de vivenciar na prática o dia a dia de trabalho dos vereadores, com a apresentação de requerimentos, indicações, projetos de lei e debates. Participam da Câmara Jovem estudantes com idade entre 13 e 18 anos, de escolas públicas e privadas.
A atual legislatura da Câmara Jovem tem apoio do Sicredi e da Sismetro.
O coordenador projeto é o vereador João Eduardo dos Santos (Juca).
“A Câmara Jovem foi o primeiro projeto que apresentei como vereador, com 21 anos. Apresentei para que estes jovens hoje pudessem estar aqui, para que digam o que precisa mudar e melhorar em Marechal Cândido Rondon. Nós queremos ouvir o que a juventude quer de fato. E ouvir é criar espaços e projetos, abrir as portas e dar o microfone para que estes jovens possam falar”, discursou Juca no encerramento da cerimônia, momento em que também agradeceu o apoio recebido do presidente da Casa de Leis, Valdir Sachser, e dos demais vereadores para coordenar projeto Câmara Jovem.