Poder Legislativo rondonense decide hoje se vereadora terá mandato suspenso por 30 dias

por Cristiano Marlon Viteck publicado 11/08/2025 13h55, última modificação 11/08/2025 13h53
Abertura de processo contra Tania Maion foi motivada por notificação do prefeito
Poder Legislativo rondonense decide hoje se vereadora terá mandato suspenso por 30 dias

Ementa do Projeto de Resolução

 

Está confirmada no Edital de Convocação para a sessão de hoje (11) do Poder Legislativo de Marechal Cândido Rondon, a inclusão da votação em turno único do Projeto de Resolução 3/2025. O texto prevê a suspensão pelo prazo de 30 dias do mandato da vereadora Tania Maion, conforme parecer final da Comissão de Ética e Decoro Parlamentar.

O Poder Legislativo instaurou procedimento após o prefeito Adriano Backes notificar a Câmara de Vereadores, alegando que Tania Maion teria afrontado o decoro parlamentar durante tentativa de fiscalização das atividades da Casa Lar, em abril deste ano.

Conforme parecer final da Comissão de Ética – que teve como relator o vereador Marcos Spohr (Sargento Spohr) e recebeu votos favoráveis dos outros dois vereadores da Comissão, presidente Welyngton Alves da Rosa (Coronel Welyngton) e membro Cleiton Freitag (Gordinho do Suco) – durante o processo foi possível “reconhecer que a vereadora, durante sua fiscalização na Casa Lar, cometeu excessos, causando ofensas, constrangimentos e humilhação aos servidores envolvidos, através de gestos e ações que causaram mal injusto, se valendo da posição de autoridade política de um dos Poderes constituídos do Município, com o objetivo de atender seu eleitorado e engajamento através de divulgação na tribuna e rede sociais.”

A vereadora Tania Maion, após a apresentação do relatório, reafirmou que não infringiu nenhum regulamento da Casa Lar e que, ao fiscalizar o local, estava em pleno exercício do mandato. “Estou surpresa e indignada”, afirmou a parlamentar.

Para que seja confirmada a suspensão do mandato da vereadora, são necessários os votos favoráveis da maioria dos vereadores ao Projeto de Resolução 3/2025.