Professor Roberto Nassar recebe título de “Cidadão Honorário” nesta 3ª-feira

por Cristiano Marlon Viteck publicado 22/03/2024 08h50, última modificação 27/03/2024 09h28
Cerimônia acontece na Câmara de Vereadores, a partir das 19h
Professor Roberto Nassar recebe título de “Cidadão Honorário” nesta 3ª-feira

Roberto Nassar, que será homenageado pela Câmara de Vereadores

 

O Poder Legislativo de Marechal Cândido Rondon realiza na próxima terça-feira (26), com início às 19h, sessão solene para entrega de título de Cidadão Honorário do Município ao professor e advogado Roberto Kalil Nassar. A cerimônia acontece no Plenário da Casa de Leis.

Para o vereador Valdir Port (Portinho), autor da homenagem, este é o reconhecimento da comunidade rondonense pelos relevantes serviços prestados por Roberto Nassar no setor educacional, com destaque para o envolvimento e dedicação na implantação do curso de Direito no campus local da Unioeste, tendo sido coordenador do mesmo nos anos de 2002 a 2008 e 2011 a 2014.

Biografia 

Filho de Kalil Tobias e Maria Nassar, libaneses radicados no Brasil na década de 1950, Roberto Kalil Nassar nasceu em 10 de janeiro de 1955, na cidade de Santa Cruz do Monte Castelo (noroeste do Paraná).

Aos 14 anos, mudou-se para Paranavaí, para cursar o Ensino Médio.

Naquela época, foi treinador de esportes dos alunos da Escola da Vila Operária, que eram crianças de famílias muito modestas, que jogavam descalças, mas que sob o comando do jovem Kalil, como Roberto era conhecido em Paranavaí, se tornaram campeões dos jogos escolares municipais.

“O salário de Roberto foi um par de tênis novos, e seus alunos campeões, além de medalhas e troféu, também ganharam pares de tênis e passaram a ter patrocínio de empresas locais”, relata Portinho.

Ligado ao esporte, Roberto Nassar foi integrante da Seleção Paranaense de Futebol de Salão na década de 1970. Também atuou no futebol de campo, vôlei, basquete, tênis de mesa, tênis de campo e truco.

Participou ainda de movimentos culturais, tendo atuado como ator e diretor em diversas peças teatrais, como integrante do grupo musical Gralha Azul, além de ser poeta e declamador.

Trabalhou na loja do pai, em farmácia e em restaurante. Foi repórter, locutor de rádio e bancário; trabalhou no Banco do Brasil, no Sesc, na Prefeitura de Paranavaí e na Secretaria Estadual de Administração.

Com formação em Bacharelado em Direito e Ciências Sociais, é especialista em Direito do Trabalho e Mestre em Direito Penal.

Em 1984, passou a exercer advocacia e magistério superior, tendo atuado nessas profissões em Paranavaí e em Marechal Cândido Rondon, onde reside desde 1997.

Em 2002, passou a dedicar-se, exclusivamente, à docência universitária na Unioeste – campus de Marechal Cândido Rondon.

Foi fundador do CATS – Clube dos Amigos da Terça e da Sexta, em 1998; fundador do CASQ – Clube dos Amigos da Segunda e da Quinta, em 2013; presidente do Lions Clube em 2002 e 2003 e fundador da Boca Maldita, em 2004.

Roberto Nassar é casado com a juíza de Direito Berenice Nassar e pai de Roberta e Luciana.