Projeto de lei propõe utilidade pública à Associação dos Pomeranos de Marechal Rondon

por Cristiano Marlon Viteck publicado 27/02/2025 11h40, última modificação 27/02/2025 11h36
Apomar, fundada em 2017, realiza neste domingo (02) a 7ª Pomerfest
Projeto de lei propõe utilidade pública à Associação dos Pomeranos de Marechal Rondon

Bandeira da Pomerânia

 

O vereador Luis Carlos Silva (Carlinhos) é autor do Projeto de Lei 3/2025, do Poder Legislativo, que propõe declarar de utilidade pública municipal a Associação dos Pomeranos de Marechal Cândido Rondon (Apomar).

A matéria começou a tramitar esta semana na Câmara de Vereadores.

A Apomar, entidade sem fins lucrativos, foi fundada em 19 de junho de 2017.

Entre suas finalidades está zelar e perpetuar a cultura entre familiares e associados, com sua fala, lendas, músicas, costumes e tradições; bem como promover com agremiações congêneres a difusão cultural pomerana, inclusive através de encontros, reuniões e festas.

Entre as várias atividades da entidade, merece destaque a Pomerfest (Festa dos Pomeranos), que neste ano chega à sétima edição.

O evento está programado para acontecer neste domingo (02), no pavilhão do CTG no Parque de Exposições Álvaro Dias. É aguardada a presença de centenas de pessoas.

A imigração pomerana para o Brasil ocorreu no século 19, quando cerca de 30 mil pessoas deste grupo étnico vieram para o país.

Atualmente, o Brasil é o segundo país com mais descendentes de pomeranos, tendo aproximadamente 300 mil pessoas, atrás apenas dos Estados Unidos.

A língua pomerana é falada em cinco Estados brasileiros, principalmente no Espírito Santo, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.