Projeto de lei visa declarar Expomei evento oficial de Marechal Rondon

por Cristiano Marlon Viteck publicado 09/02/2022 12h35, última modificação 09/02/2022 12h31

O Poder Executivo de Marechal Cândido Rondon encaminhou à Câmara de Vereadores o projeto de lei 2/2022, o qual prevê tornar evento oficial do município a Exposição do Microempreendedor, Comércio, Indústria e Prestação de Serviços – Expomei. A matéria foi lida na sessão de segunda-feira (07) e baixada para análise e parecer da Comissão de Justiça e Redação.

A primeira edição da Expomei aconteceu em 11 de dezembro do ano passado, com o objetivo de divulgar, apoiar e impulsionar o comércio e serviço local. O foco está nos microempreendedores individuais (MEIs), microempresas e empresas de pequeno porte.

“Visamos ao favorecimento dos pequenos negócios locais e regionais, incrementando dessa forma a economia local, aumentando a participação do orçamento público na geração de empregos e na arrecadação de tributos em Marechal Cândido Rondon”, detalhou o prefeito Marcio Rauber na justificativa do projeto de lei.

Segundo o Sebrae, existem no município 7.367 empresas. Destas, 3.377 (46%) são MEIs. Conforme o prefeito, o índice de “mortalidade” das empresas locais tem sido de 53,92%.

“A grande maioria destas empresas foram afetadas pela pandemia”, afirmou, ao destacar a importância da Expomei, especialmente neste momento de retomada da economia.

Conforme o projeto de lei em tramitação na Câmara de Vereadores, a Expomei passará a ser realizada em novembro, organizada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico.