Projeto muda e Farmácia Básica deve receber nome do médico César Faro

por Cristiano Marlon Viteck publicado 09/11/2021 11h10, última modificação 09/11/2021 11h32
Proposta inicial era para o Centro Integrado de Saúde
Projeto muda e Farmácia Básica deve receber nome do médico César Faro

César de Souza Faro, médico e vereador rondonense de 1989 a 1992

O Poder Legislativo de Marechal Cândido Rondon aprovou em primeira votação, na sessão de ontem (08), o projeto de lei 32/2021. De autoria do vereador Cláudio Kohler (Claudinho), o texto presta homenagem ao médico e ex-vereador rondonense César de Souza Faro, falecido em 2006.

Antes da aprovação, a proposta foi alterada por meio de emenda apresentada pelo próprio autor.

Inicialmente, a matéria previa denominar o Centro Integrado de Saúde (antiga Unidade de Saúde 24 Horas) com o nome de César Faro. Porém, ao tramitar pelas comissões permanentes do Poder Legislativo, chegou ao conhecimento dos vereadores de que lei aprovada em 1995 já denomina este prédio com o nome de outro médico, Friedrich Seyboth. À época, no local funcionava o Centro de Saúde e Pronto Socorro Municipal.

Diante disso, a emenda ao projeto de lei que agora tramita na Câmara de Vereadores mantém a homenagem a César Faro, mas com a denominação do prédio da Farmácia Básica, localizado ao lado do atual Centro Integrado de Saúde.

“Fomos conversar com a secretária de Saúde, Marciane Specht, que prontamente entendeu e inclusive elogiou os trabalhos do doutor Faro”, explicou Claudinho, que também agradeceu o apoio dos vereadores à nova proposta.

Conforme o autor da matéria, com a aprovação do projeto, que deverá passar por mais um turno de votação, o Município prestará uma justa homenagem ao médico e político que tanto trabalhou pela saúde e bem-estar de milhares de rondonenses.

Biografia

Após uma longa batalha contra o câncer, César de Souza Faro faleceu em 16 de dezembro de 2006, aos 48 anos.

Natural de Belém (PA), o médico nasceu em 18 de janeiro de 1958, filho do advogado Simplício Ferreira Faro e de Ilka de Souza Faro. Formou-se em Medicina na Universidade do Rio de Janeiro em 1981, e tinha especialização em pneumologia.

Ele chegou ao então distrito rondonense de Mercedes em 1982, para prestar serviços ao hospital da localidade e também como médico contratado na cidade de Guaíra, onde também exerceu a função de secretário de Saúde.

Além de trabalhar como médico autônomo entre 1982 e 2005 em Mercedes e Marechal Cândido Rondon, foi membro do corpo clínico do Hospital Rondon entre 1993 e 2005.

Exerceu cargos na diretoria da Associação Médica de Marechal Cândido Rondon, e foi secretário-executivo do Consórcio Intermunicipal de Saúde da 20ª Regional de Saúde, entre 1993 e 1994.

Já na Unimed Costa Oeste, também exerceu mandatos na diretoria, inclusive o de presidente de 1997 a 1998. Além disso, foi membro do Conselho Diretor da Unicred Pioneira-PR, entre 1999 e 2005.

No campo profissional, recebeu vários prêmios de melhor médico de Marechal Cândido Rondon, entre 1997 e 2006.

César de Souza Faro era maçom, alcançando em 2000 o cargo de Venerável Mestre da Loja Maçônica Quintino Bocaiúva, de Marechal Cândido Rondon.

No campo político, foi vereador rondonense na Legislatura de 1989 a 1992.

Após participar ativamente do processo de emancipação de Mercedes, foi eleito o primeiro vice-prefeito para a gestão de 1993 a 1996, período em que exerceu também o cargo de secretário de Saúde e Bem-Estar Social. Ainda foi diretor do Departamento de Saúde, este por um curto período no mandato subsequente.

Pela sua atuação profissional, política e envolvimento na defesa dos interesses daquela comunidade, recebeu o título de Cidadão Honorário de Mercedes em 2005.