Reitor vai discutir na Câmara de Vereadores implantação do Instituto Federal do Paraná no município

por Cristiano Marlon Viteck publicado 17/02/2025 09h30, última modificação 17/02/2025 09h30
Encontro com autoridades e lideranças rondonenses será quinta-feira (20)
Reitor vai discutir na Câmara de Vereadores implantação do Instituto Federal do Paraná no município

Reunião definiu detalhes do encontro com reitor do IFPR

 

Está agendada para esta quinta-feira (20), às 11h da manhã, reunião na Câmara de Vereadores para discutir a implantação de um campus do Instituto Federal do Paraná (IFPR), em Marechal Cândido Rondon. O encontro terá a presença de Adriano Willian da Silva Viana Pereira, reitor da instituição.

Será a primeira vez que o dirigente maior do IFPR vem até o município para tratar desta bandeira, que há mais de dez anos vem sendo levantada pela sociedade rondonense.

A reunião está sendo organizada pela Comissão de Educação, Cultura, Saúde, Bem-Estar Social e Ecologia do Poder Legislativo, que tem como membros os vereadores presidente Fernando Nègre, Juliano de Oliveira e Rodrigo Pulga (Verde), que na manhã de hoje (17) definiram detalhes do encontro.

O prefeito Adriano Backes confirmou presença no encontro e prefeitos e vereadores dos municípios vizinhos também estão sendo convidados, assim como representantes de entidades de diversos segmentos da comunidade regional.

Criado em 2008, o Instituto Federal do Paraná (IFPR) é uma instituição pública federal, voltada à educação superior, básica e profissional. Ele é especializado na oferta gratuita de educação profissional e tecnológica nas diferentes modalidades e níveis de ensino.

Segundo o vereador Fernando Nègre, a implantação de um campus do IFPR em Marechal Cândido Rondon tende a contribuir para o desenvolvimento econômico e social de toda a microrregião.

Ele enaltece que, além dos Poderes Executivo e Legislativo, diversas entidades locais, como a Acimacar, estão envolvidas nos últimos anos nas tratativas para a implantação de um campus local do IFPR.

A partir deste trabalho já realizado, o objetivo de agora em diante, afirma Fernando Nègre, é garantir definitivamente a vinda da instituição para o município, com a implantação, no primeiro momento, de cursos voltados aos setores industrial e agropecuário.