REQUERIMENTOS APROVADOS NA 17ª SESSÃO ORDINÁRIA DE 30/05/2022

por Cristiano Marlon Viteck publicado 31/05/2022 08h20, última modificação 31/05/2022 08h16

 

REQUERIMENTO Nº 208/2022
Data: 27 de maio de 2022

Ementa: solicita que o Poder Executivo Municipal procure elaborar um Projeto de Lei, para envio ao Poder Legislativo, visando aprovar uma legislação municipal que permita a isenção de tributos municipais para empresas no seu primeiro ano de funcionamento.

Senhor Presidente,

Requer seja, após deliberação regimental do Plenário, encaminhada cópia do presente ao Prefeito Municipal, apresentando a solicitação do Vereador que abaixo subscrever para que o Poder Executivo Municipal procure elaborar um Projeto de Lei, para posterior envio ao Poder Legislativo, que poderá analisar e aprovar a criação de uma importante legislação municipal.

A ideia é permitir a isenção de tributos municipais para empresas no seu primeiro ano de funcionamento, como o já realizado no Município de Toledo.

O objetivo é estimular a criação e instalação de novos empreendimentos no município de Marechal Cândido Rondon, concedendo incentivos fiscais aos setores da indústria comércio e prestação de serviço estimulando a criação de emprego e renda.

Referida iniciativa visa, acima de tudo, conceder um importante apoio para as mais diversas atividades comerciais, revertendo em geração de emprego e renda para toda a comunidade.

Sendo assim, e considerando a justificativa acima apresentada, este Vereador fica no aguardo da aprovação deste importante Requerimento por parte do Plenário desta Casa de Leis, permitindo desta forma o imediato envio de Ofício ao Prefeito Municipal, para as providências devidas.

NESTES TERMOS, PEDE DEFERIMENTO.
Plenário Ariovaldo Luiz Bier, em 27 de maio de 2022.

ILOIR DE LIMA (PADEIRO)
Vereador

 

---
REQUERIMENTO Nº 209/2022
Data: 27 de maio de 2022

Ementa: solicita envio de Ofício ao Gerente de Departamento de Serviços da Copel na Região Oeste, Sr. Paulo Roberto Nachtygal, requerendo informações sobre o Programa Paraná Trifásico, especialmente se há previsão de instalação de rede trifásica na Linha Neuhaus, do Município de Marechal Cândido Rondon.

Senhor Presidente,

Requer seja, após deliberação do Plenário, encaminhada cópia do presente ao Gerente de Departamento de Serviços da Copel na Região Oeste, Sr. Paulo Roberto Nachtygal, requerendo informações sobre o Programa Paraná Trifásico, especialmente se há previsão de instalação de rede trifásica na Linha Neuhaus, do Município de Marechal Cândido Rondon.

Entendendo que este é o maior programa de investimento da Copel em sua história na rede de energia rural do Paraná, já amplamente divulgado, onde estimasse investimentos na ordem de R$ 2,7 Bilhões, este vereador requer estas informações, pois muitos moradores do interior de nossa cidade nos procuram questionando se o Programa os atenderá.

Neste sentido busco requerer em especial as seguintes informações:
- A linha Neuhaus será atendida com esta infraestrutura?
- Quais locais serão atendidos com essa infraestrutura no Município de Marechal Cândido Rondon?
- Qual a previsão de conclusão para estas melhorias?
- Qual é a estimativa de investimentos especificamente sobre a rede trifásica no município de Marechal Cândido Rondon.

Afim de ajudar com informações mais detalhadas em especial sobre a Linha Neuhaus, em anexo apresento uma imagem de uma unidade consumidora daquela localidade, onde os moradores não possuem rede trifásica e dependem de geradores para utilizar alguns tipos de maquinários agrícolas.

Desta forma, e considerando a importância destas informações, este Vereador fica no aguardo da aprovação deste Requerimento em Plenário, para posterior envio de Ofício ao Gerente de Departamento de Serviços da Copel na Região Oeste, Sr. Paulo Roberto Nachtygal.

NESTES TERMOS, PEDE DEFERIMENTO.
Plenário Ariovaldo Luiz Bier, em 27 de maio de 2022.

CRISTIANO METZNER (SUKO)
Vereador

 

---
REQUERIMENTO Nº 210/2022
Data: 27 de maio de 2022

Ementa: solicita envio de Ofício ao Secretário Municipal de Planejamento, sr. Alisson Ostjen, apresentando o pedido do Vereador que abaixo subscreve, para que a municipalidade nomine uma das duas novas avenidas previstas no crescimento da cidade sentido oeste, com o nome do pioneiro José Feiden, em reconhecimento póstumo ao Primeiro Subprefeito Distrital da ainda Vila General Rondon e empresário rondonense, conforme histórico que segue em anexo.

Senhor Presidente,

Requer seja, após deliberação do Plenário, encaminhada cópia do presente ao Secretário Municipal de Planejamento, sr. Alisson Ostjen, apresentando o pedido do Vereador que abaixo subscreve, para que a municipalidade nomine uma das duas novas avenidas previstas no crescimento da cidade sentido oeste, com o nome do pioneiro José Feiden, em reconhecimento póstumo ao Primeiro Subprefeito Distrital da ainda Vila General Rondon e empresário rondonense, conforme histórico que segue em anexo.

Poderíamos aguardar o pré-projeto dos futuros loteamentos serem publicados no Diário Oficial conforme os critérios citados pela Lei Municipal 3535/2022, mas neste caso acreditamos ser oportuno a apresentação desta sugestão ser apreciada já durante as análises dos projetos em trânsito na secretaria de Planejamento, conforme comentado pelo próprio secretário da pasta de planejamento em entrevista concedida em mídia local no último dia 19 de abril.

Desta forma, e considerando a importância do feito, este Vereador fica no aguardo da aprovação deste Requerimento em Plenário, para posterior envio de Ofício que muito alegrará a família deste que foi um importante cidadão em nosso município.

NESTES TERMOS, PEDE DEFERIMENTO.
Plenário Ariovaldo Luiz Bier, em 27 de maio de 2022.

CRISTIANO METZNER (SUKO)
Vereador


HISTÓRICO - JOSE FEIDEN

Filho de pai imigrante alemão e de mãe brasileira, nasceu em 13 de setembro de 1911, em Serão Santana, próximo a Guaíba e Porto Alegre.

Lá, casou-se com Amélia Vencato, filha de imigrantes italianos.

Posteriormente, o casal fixou residência em Arabutã - SC, onde, com o tempo estabeleceram moinho, casa comercial e indústria de queijos. Naquele local, nasceram os filhos: Hugo (em memória), Harry (em memória) e Edite.

Como Arabutã era distrito administrativo de Concórdia, Sr. José foi nomeado subprefeito, e ficou no cargo, por um período de 8 anos.

A família migrou, na década de 50, para a vila de General Rondon, motivados pela existência de terras vermelhas, propícias ao plantio de café e pela esperança de futuro promissor. A existência do hotel foi adquirida dos irmãos Debus e a construção negociada com sr. Willy Barth (MARIPÁ), totalizando 40.000,00 cruzeiros.

A mudança da família entrou no hotel, no dia 6 de março de 1952.

Mais tarde, comprou-se uma sorveteria que lá foi instalada, como também uma mesa de snooker. Era o ponto de encontro de rondonenses.

Em, 1952, já havia estrada aberta que dava acesso a Toledo. O primeiro ônibus começou a circular na vila, em 1953, cujo motorista era o Sr. Alli Weimann.

Em 1953, a vila passou a distrito e tudo mudou para melhor.

Através da lei municipal nº 017-1953, do município de Toledo, criou-se o distrito administrativo de General Rondon. Sr. José Feiden foi então, nomeado o primeiro subprefeito distrital.

Atuou no cargo, até 1958, pelo período de 5 anos como subprefeito. Sr. José, recolhia impostos e lhes dava destino, bem como recebia reivindicações, queixas, acompanhava ruas e estradas que eram abertas, bem como na construção de pontes.

A estrutura do hotel recebeu ampliação, em 1958, para atender a demanda de visitantes que viriam hospedar-se, por ocasião da 1 Exposição Agropecuária de Toledo, entre 1 e 8 de setembro, ocorrida no distrito de General Rondon.

Por volta de 1964, o Hotel Avenida recebeu ampliação, em alvenaria. A partir de 89, recebeu fachada em estilo enxaimel, com nova pintura.

O restaurante do mesmo serviu de espaço para a fundação do LYONS CLUB
Local, para reuniões e jantares dos sócios, bem como de rotarianos, festas de casamento.

Os viajantes da época (representantes comerciais), lá se hospedavam, como famílias que chegavam, funcionários de empresas, funcionários públicos e também alguns aventureiros.

Sr. José chegou a emprestar valores em espécie para auxiliar diversas pessoas, mas também teve prejuízos com hóspedes que saíam sem pagar suas despesas.

Seu José, como era conhecido, participou ativamente, na comunidade, no desmatamento para instalação da praça Willy Barth, fundação do Clube Aliança, Clube Concórdia. Fundador e primeiro presidente do Oeste Paraná Futebol Clube. Foi Rei Momo em carnavais, no Salão Weiss.

Seu título eleitoral, do município de Toledo, datado em 8-09-1956, foi de número 1401, 7 sessão, quando foi eleito prefeito o sr. Egon Pudel.

Devido a problemas de saúde de sua esposa Amélia, deixaram o hotel para residirem nas chácaras, com cafezal, na Av. Rio Grande do Sul. Lá, dedicou-se a criação de suínos e, depois de extirpado o cafezal, arrendou a terra para cultivo de lavoura.

A sra. Amélia faleceu precocemente, aos 56 anos de idade, em 1973. Dois anos após, ele casou-se com sua cunhada, Thereza Raab. Viveu acamado por uns 3 anos. Conviveu com dona Thereza, até a data de sua morte, ocorrida em 13-de 07-1991.

Obs. A partir de 1970, a administração do Hotel Avenida passou sob a responsabilidade do filho Hugo e família, até ser vendido, no ano de 2001.

 


---
REQUERIMENTO Nº 211/2022
Data: 27 de maio de 2022

Ementa: solicita envio de Ofício ao Prefeito Municipal e aos Deputados Federal Fernando Giacobo e Estadual Marcel Micheletto, apresentando o pleito deste Vereador para que todos empenhem esforços no sentido de liberar recursos suficientes que permitam aquisição de dois implementos agrícolas para a Associação de Iguiporã, beneficiando assim dezenas de pequenos produtores rurais de Marechal Cândido Rondon.

Senhor Presidente,

Requer seja, após deliberação do Plenário, encaminhada cópia do presente ao Prefeito Municipal e aos Deputados Federal Fernando Giacobo e Estadual Marcel Micheletto, apresentando o pleito deste Vereador para que todos empenhem esforços no sentido de liberar recursos suficientes que permitam aquisição de dois implementos agrícolas para a Associação de Iguiporã.

O objetivo é receber recursos dos governos federal e estadual, podendo ser através de emendas parlamentares ou da formalização de convênios entre as partes, objetivando a aquisição de um espalhador de esterco líquido com capacidade de 7.000 litros, assim como de um espalhador de calcário de 6.000 kg, beneficiando desta forma dezenas de pequenos produtores rurais de Marechal Cândido Rondon, conforme abaixo assinado em anexo.

Mas para que os equipamentos sejam adquiridos e repassados para referida associação, torna-se de fundamental importância a atuação dos nobres deputados, que tanto trabalham em prol do Município de Marechal Cândido Rondon junto a Câmara dos Deputados e Assembleia Legislativa do Estado do Paraná.

Sendo assim, e considerando a justificativa acima apresentada, este Vereador fica no aguardo da aprovação deste importante Requerimento, permitindo o envio dos respectivos Ofícios as autoridades acima nominadas, para as providências devidas, o que muito alegrará toda a comunidade do Distrito de Iguiporã.

NESTES TERMOS, PEDE DEFERIMENTO.
Plenário Ariovaldo Luiz Bier, em 27 de maio de 2022.

VALDECIR SCHONS (PALETA)
Vereador

 

---
REQUERIMENTO Nº 212/2022
Data: 30 de maio de 2022

Ementa: solicita informações do Executivo Municipal, através da Secretaria Municipal de Saúde, sobre o atendimento médico prestado na Unidade Básica de Saúde do bairro Augusto.

Senhor Presidente,

Requer seja, após deliberação do Plenário, encaminhada cópia do presente ao Senhor Prefeito Municipal, para que forneça, através da Secretaria Municipal de Saúde e nos termos do artigo 59, XIII, da Lei Orgânica Municipal, dentro do prazo legal, sob pena de descumprimento e de sanções legais, informações sobre o atendimento médico prestado na Unidade Básica de Saúde do bairro Augusto.

A presente solicitação se faz necessária em atendimento ao pleito dos moradores dos mencionado local, os quais reclamam da ausência de atendimento médico em determinados dias, nas últimas semanas, ou da alta demanda, fazendo com que o tempo de espera para atendimento seja extremamente elevado.

Desta forma, requer seja esclarecido pelo Executivo Municipal se existe atualmente, ou existiu nas últimas semanas, algum problema no atendimento médico da referida unidade, que tenha causado ausência de atendimentos e/ou excesso no tempo de espera para consultas. Ao mesmo tempo, requer seja informado o número de consultas disponibilizadas diariamente na referida unidade, bem como o tempo de espera médio para agendamento. Ainda, requer sejam encaminhadas cópias das escalas de médicos nos últimos 6 meses, bem como cópias dos cartões-ponto dos profissionais que lá prestaram atendimento, referente ao mesmo período.

Tal solicitação cumpre dever constitucional conferido ao Vereador de fiscalizar o Executivo. Por outro lado, caso a resposta não seja fornecida no prazo, este Vereador solicita que a Procuradoria Jurídica desta Casa tome as providências cabíveis para garantir o acesso à estas informações.

NESTES TERMOS, PEDE DEFERIMENTO.
Plenário Ariovaldo Luiz Bier, em 30 de maio de 2022.

ARION NASIHGIL
Vereador

 

---
REQUERIMENTO Nº 213/2022
Data: 30 de maio de 2022

Ementa: solicita o envio de ofício ao aluno Marcelo Curvo Garcia, do Colégio Cristo Rei, apresentando os cumprimentos deste Vereador, do Poder Legislativo e de toda a comunidade rondonense, pela conquista da medalha de ouro na American Mathematics Olympiad, evento mundial de olimpíadas de matemática.

Senhor Presidente,

Requer seja, após deliberação do Plenário, encaminhada cópia do presente através de ofício ao aluno Marcelo Curvo Garcia, do Colégio Cristo Rei, apresentando os cumprimentos deste Vereador, do Poder Legislativo e de toda a comunidade rondonense, pela conquista da medalha de ouro na American Mathematics Olympiad, evento mundial de olimpíadas de matemática.

A AMO, como é conhecida, é uma competição internacional para alunos do ensino fundamental e médio, organizada em conjunto pelo Singapore International Mastery Contest Centre (SIMCC) e pela Southern Illinois University (SIU), promovendo a importância e uma compreensão mais profunda da matemática.

Assim, considerando o destaque do jovem aluno, que levou o nome de Marechal Cândido Rondon para o mundo, obtendo excelente classificação nos desafios propostos, conquistando, em consequência, o reconhecimento “Gold Award” (medalha de ouro), requer-se a aprovação desta proposição e o encaminhamento, por parte da Presidência desta Casa de Leis, de ofício ao mesmo, apresentando em anexo a presente proposição, com os nossos cumprimentos pelo sucesso alcançado.

NESTES TERMOS, PEDE DEFERIMENTO.
Plenário Ariovaldo Luiz Bier, em 30 de maio de 2022.

ARION NASIHGIL
Vereador

 

---
REQUERIMENTO Nº 214/2022
Data: 30 de maio de 2022

Ementa: solicita o envio de ofício à direção das Escolas Municipais e Distritais de Marechal Cândido Rondon, apresentando os cumprimentos destes Vereadores, do Legislativo Municipal e de toda a comunidade rondonense aos pedagogos responsáveis pela educação de nossas crianças, em comemoração ao Dia do Pedagogo, comemorado no último dia 20.

Senhor Presidente,

Requer seja, após deliberação do Plenário, encaminhada cópia do presente através de ofício à direção das Escolas Municipais e Distritais de Marechal Cândido Rondon, apresentando os cumprimentos destes Vereadores, do Legislativo Municipal e de toda a comunidade rondonense aos pedagogos responsáveis pela educação de nossas crianças, em comemoração ao Dia do Pedagogo, comemorado no último dia 20.

Uma das profissões de maior peso e importância na formação educacional, a de pedagogo, foi celebrada recentemente. Instituída pela Lei Federal nº 13.083/2015, a data, celebrada no Brasil, lembra a importante função de ensinar, planejar, executar e coordenar tarefas do setor da educação. O Dia do Pedagogo surge, assim, como uma oportunidade de homenagear esses profissionais que tanto se dedicam à formação de crianças e adolescentes. Tal dia tem, entre os seus inúmeros objetivos, o de fortalecer o debate do papel das famílias e escolas no desenvolvimento geral das crianças e jovens estudantes, delimitando as responsabilidades de cada um e, ao mesmo tempo, criando alternativas que ofereçam um ensino de qualidade e levem-nos a uma boa formação profissional e, acima de tudo, humana.

Desta forma, considerando este dia especial, bem como que “a educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo” (Nelson Mandela), requer seja expedido ofício pela Presidência, com cópia deste Requerimento em anexo, a ser dirigido por endereço eletrônico à direção de todos os educandários municipais e distritais de Marechal Cândido Rondon, apresentando os cumprimentos e agradecimentos a todos os pedagogos, por todo o trabalho que realizam em favor da educação e do desenvolvimento das nossas crianças.

NESTES TERMOS, PEDEM DEFERIMENTO.
Plenário Ariovaldo Luiz Bier, em 30 de maio de 2022.

ARION NASIHGIL
Vereador

JOÃO EDUARDO DOS SANTOS (JUCA)
Vereador

MOACIR FROEHLICH
Vereador

ILOIR DE LIMA (PADEIRO)
Vereador

 

---
REQUERIMENTO Nº 215/2022
Data: 30 de maio de 2022

Ementa: requer informações do Executivo Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, relacionadas à fiscalização e organização das escalas de plantão das farmácias.

Excelentíssimo Presidente,

Requer seja, após deliberação regimental do Plenário, encaminhada cópia do presente ao Prefeito Municipal, para que autorize o setor competente, em especial a Secretaria Municipal de Saúde, a fornecer, nos termos do artigo 59, inciso XIII, da Lei Orgânica Municipal, as informações abaixo solicitadas por este edil.

Requer-se a apresentação das seguintes informações relacionadas às escalas de plantão das farmácias:
a) Atualmente, como é realizado o controle, organização e fiscalização do plantão das farmácias?
b) Todas as farmácias são obrigadas a participar da escala de plantão?
c) Quando uma farmácia descumpre a escala e não fica disponível durante o dia respectivo, quais providências podem ser adotadas? Como os munícipes podem realizar denúncia ou cobrança nesses casos?
d) O Município tem realizado fiscalização direta do cumprimento do plantão? De que forma?
Destaca-se que este Vereador recebeu diversos relatos de descumprimento da escala, o que prejudica diretamente os cidadãos que necessitam desse serviço, motivo pelo qual uma análise direta da situação se faz necessária.
Este requerimento é pautado no dever constitucional dos Vereadores de fiscalizarem os atos do Executivo, considerando-se ainda a atenção à saúde e as normas legais relacionadas, motivo pelo qual se solicita as informações acima.

NESTES TERMOS, PEDE DEFERIMENTO.
Plenário Ariovaldo Luiz Bier, em 30 de maio de 2022.

JOÃO EDUARDO DOS SANTOS (JUCA)
Vereador

 

---
REQUERIMENTO Nº 218/2022
Data: 30 de maio de 2022

Ementa: solicita envio de ofício ao Interact Club Marechal Cândido Rondon Beira Lago, em nome de sua presidente, Maytê Schneider Ragnini, parabenizando todos os integrantes pelos 30 (trinta) anos de funcionamento do Clube, completados no último dia 28 de maio.

Excelentíssimo Presidente,

Requer seja, após deliberação regimental do Plenário, submetido ofício, encaminhando cópia do presente, ao Interact Club Marechal Cândido Rondon Beira Lago, em nome de sua presidente, Maytê Schneider Ragnini, parabenizando todos os integrantes pelos 30 (trinta) anos de funcionamento que o Clube completou.

O Interact Club é entidade de serviço composta por jovens de 12 a 18 anos, filiado ao Rotary e que desempenha brilhantes trabalhos em prol da sociedade rondonense, bem como mundial, considerando a existência em diversos países.

Em Marechal Cândido Rondon, o Interact Club completou 30 anos de funcionamento, tendo desempenhado diversos serviços de caráter filantrópico, social, focados na ajuda ao próximo, através de atuação direta de seus membros na sociedade.

Muitos expoentes advêm de um clube de serviço com foco no desenvolvimento de lideranças, através de importantes princípios e valores, podendo ser observados em toda sua atuação neste município. Tudo isso se congrega na construção dos trabalhos do Interact Club, já reconhecido também através da Lei nº 5.280, de 25 de outubro de 2021, que instituiu o Dia Municipal da Família Rotária.

Deste modo, considerando o histórico social relevante, o reconhecimento nacional, estadual e municipal, este Vereador pede aos Nobres Pares que reconheçam a importância da data, possibilitando o envio do ofício requeridos, para as devidas congratulações a todo o Clube e seus membros.

NESTES TERMOS, PEDE DEFERIMENTO.
Plenário Ariovaldo Luiz Bier, em 30 de maio de 2022.

JOÃO EDUARDO DOS SANTOS (JUCA)
Vereador

 

---
REQUERIMENTO Nº 219/2022
Data: 30 de maio de 2022

Ementa: solicita envio de Ofício parabenizando a direção e funcionários da unidade local do SESC, pela organização do Dia do Desafio, realizado no último dia 25, envolvendo a participação de 18.445 pessoas, o que corresponde 35,61% da população rondonense.

Senhor Presidente,

Requer seja, após deliberação do Plenário, encaminhada cópia do presente parabenizando a direção e funcionários da unidade local do SESC, pela organização do Dia do Desafio, realizado no último dia 25.

A programação realizada objetivou sensibilizar a população a realizar, no mínimo, 15 minutos de qualquer atividade física, despertando e incentivando a prática de atividades físicas e esportivas, o que pode reverter em sensível melhora na qualidade de vida dos praticantes.

A organização do evento esteve a cargo do SESC, com o apoio da Prefeitura Municipal, e até os integrantes da Câmara participaram da iniciativa, sendo que os números registrados indicam que 18.445 pessoas realizaram atividades neste dia, o que corresponde a 35,61% da população rondonense.

Considerando a programação desenvolvida e o excelente resultado alcançado, estes Vereadores ficam no aguardo da aprovação deste Requerimento por parte do Plenário desta Casa de Leis, para posterior envio de Ofício ao SESC de Marechal Cândido Rondon, parabenizando-os pela iniciativa desenvolvida.

NESTES TERMOS, PEDEM DEFERIMENTO.
Plenário Ariovaldo Luiz Bier, em 30 de maio de 2

MOACIR FROEHLICH
Vereador

ILOIR DE LIMA (PADEIRO)
Vereador

 

---
REQUERIMENTO Nº 220/2022
Data: 30 de maio de 2022

Ementa: solicita envio de Ofícios aos organizadores dos festejos alusivos aos 62 anos de aniversário de Marechal Cândido Rondon, em especial da Expo´Pecuária, apresentando o pleito deste Vereador para que sejam adotadas as providências e meios devidos para realização do julgamento do gado holandês, atendendo desejo dos produtores rurais e abrilhantando ainda mais a programação festiva.

Senhor Presidente,

Requer seja, após deliberação do Plenário, encaminhada cópia do presente aos organizadores dos festejos alusivos aos 62 anos de aniversário de Marechal Cândido Rondon, em especial da Expo´Pecuária, apresentando o pleito deste Vereador para que sejam adotadas as providências e meios devidos para realização do julgamento do gado holandês.

Considerando que a festa não foi realizada nos últimos dois anos, em decorrência da pandemia enfrentada, e diante do desejo de diversos produtores rurais, este Vereador sugere que os organizadores procurem incluir na programação mais esta atividade, abrilhantando ainda mais a programação festiva.

Na opinião deste Vereador, o custo não é tão elevado, e visa justamente atender ao anseio de muitos produtores rondonenses.

Sendo assim, e considerando a justificativa acima apresentada, este Vereador fica no aguardo da aprovação deste Requerimento por parte do Plenário desta Casa de Leis, para posterior envio de Ofícios aos organizadores da Expo´Pecuária.

NESTES TERMOS, PEDE DEFERIMENTO.
Plenário Ariovaldo Luiz Bier, em 30 de mai

MOACIR FROEHLICH
Vereador

 

---
REQUERIMENTO Nº 221/2022
Data: 30 de maio de 2022

Ementa: solicita envio de Ofício parabenizando os organizadores do jantar do peixe, promovido na noite do último dia 28 pela Congregação Paz - Iguiporã, da Igreja Evangélica Luterana do Brasil.

Senhor Presidente,

Requer seja, após deliberação do Plenário, encaminhada cópia do presente a Presidente Neiva Schwanke e ao Pastor Jackson Luiz Knies, parabenizando na pessoa destes a todos que trabalharam na organização do jantar do peixe, realizado na noite do último sábado (28 de maio).

Referido evento foi promovido pela Congregação Paz – Iguiporã, da Igreja Evangélica Luterana do Brasil, contando com a presença de grande público.

E este Vereador teve a oportunidade de participar do evento, comprovando todo o sucesso alcançado.

Desta forma, e considerando a justificativa acima apresentada, este Vereador fica no aguardo da aprovação deste importante Requerimento, permitindo o envio dos respectivos Ofícios aos organizadores desta importante programação festiva da comunidade de Iguiporã.

NESTES TERMOS, PEDE DEFERIMENTO.
Plenário Ariovaldo Luiz Bier, em 30 de maio de 2022.

VALDECIR SCHONS (PALETA)
Vereador

 

---
REQUERIMENTO Nº 222/2022
Data: 30 de maio de 2022

Ementa: solicita envio de Ofício parabenizando os organizadores do jantar dançante promovido no último sábado (28) pela Associação de Moradores da Linha Ajuricaba.

Senhor Presidente,

Requer seja, após deliberação do Plenário, encaminhada cópia do presente a Presidente Delaide Laske, parabenizando na pessoa desta a todos que trabalharam na organização do jantar dançante, realizado na noite do último sábado (28 de maio).

Referido evento foi promovido pela Associação de Moradores da Linha Ajuricaba, contando com a presença de grande público.

E estes Vereadores tiveram a oportunidade de participarem do evento, comprovando todo o sucesso alcançado.

Desta forma, e considerando a justificativa acima apresentada, estes Vereadores ficam no aguardo da aprovação deste importante Requerimento, permitindo o envio do respectivo Ofício aos organizadores desta importante programação festiva da comunidade de Linha Ajuricaba.

NESTES TERMOS, PEDEM DEFERIMENTO.
Plenário Ariovaldo Luiz Bier, em 30 de maio de 2022.

CARLINHOS SILVA
Vereador

DIONIR LUIZ BRIESCH (SARGENTO DIONIR)
Vereador

 

---
REQUERIMENTO Nº 223/2022
Data: 30 de maio de 2022

Ementa: solicita envio de Ofício contendo “Votos de Pesar” aos familiares do pioneiro Guido Alfredo Rochenback, lamentando profundamente o seu falecimento, ocorrido no último dia 25 de maio.

Senhor Presidente,

Requer seja, após deliberação regimental do Plenário, encaminhada cópia do presente aos familiares do pioneiro Guido Alfredo Rochenback, lamentando profundamente o seu falecimento, ocorrido no último dia 25 de maio.

Guido chegou na então “Vila General Rondon” no ano de 1956. Foi fundador e vice-presidente da Copagril, além de produtor de mudas frutíferas e roseiras.

Sua partida deixou enlutada a família e os inúmeros amigos conquistados ao longo dos anos, como é o caso deste Vereador. Certamente deixará muitas saudades.

"Em verdade, em verdade vos digo:
quem ouve a minha palavra e crê naquele que me
enviou tem a vida eterna, não entra em juízo, mas
passou da morte para a vida". João 5:24.

Sendo assim, este Vereador fica no aguardo da aprovação deste importante Requerimento por parte do Plenário desta Casa de Leis, objetivando o imediato envio de Ofício aos familiares de Guido Alfredo Rochenback.

NESTES TERMOS, PEDE DEFERIMENTO.
Plenário Ariovaldo Luiz Bier, em 30 de maio de 2022.

CLEITON RODRIGO FREITAG (GORDINHO DO SUCO)
Vereador