REQUERIMENTOS APROVADOS NA 19ª SESSÃO ORDINÁRIA EM 13/06/2022

por Cristiano Marlon Viteck publicado 14/06/2022 08h30, última modificação 14/06/2022 08h28

 

REQUERIMENTO Nº 235/2022
Data: 06 de junho de 2022

Ementa: solicita informações ao Executivo Municipal, a respeito do número de computadores com condição plena de uso, disponíveis em cada CMEI e Escola, destinado a hora atividade dos professores e ao preenchimento do Registro de Classe Online.

Senhor Presidente,

Requer seja, após deliberação regimental do Plenário, encaminhada cópia do presente ao Prefeito, para que forneça, ou autorize o setor competente desta Municipalidade a fornecer, informações a respeito do número de computadores com condição plena de uso, disponíveis em cada CMEI e Escola, destinado a hora atividade dos professores e ao preenchimento do Registro de Classe Online.

Diariamente, CMEI´s e Escolas possuem demandas a serem realizadas com auxílio de um computador conectado a internet, seja o preenchimento do diário de classe, planejamento das atividades ou acesso aos materiais disponibilizados através do e-mail e via drive.

Observamos alguns casos em que os professores estavam realizando o uso de computadores pessoais para o desempenho destas atividades, pois naquela instituição, havia apenas um (1) computador com condições de uso, sendo insuficiente para a demanda e provocando disputa pelo seu uso.

Diante do exposto, solicitamos informações a respeito do quantitativo de computadores em condições plenas de uso disponíveis em cada instituição de ensino do município. E ainda, se o quantitativo em cada caso é suficiente? Se existe previsão de novos investimentos para esta finalidade? Qual o prazo estimado para este investimento e disponibilização aos educandários?

Sendo assim, e considerando a justificativa acima apresentada, este Vereador fica no aguardo da aprovação deste importante Requerimento por parte do Plenário desta Casa de Leis, permitindo o imediato envio de Ofício ao Executivo Municipal.

NESTES TERMOS, PEDE DEFERIMENTO.
Plenário Ariovaldo Luiz Bier, em 06 de junho de 2022.

RAFAEL HEINRICH
Vereador

 

---
REQUERIMENTO Nº 242/2022
Data: 10 de junho de 2022

Ementa: solicita que a Câmara Municipal organize uma Audiência Pública, com a maior brevidade possível, visando oportunizar o debate coletivo envolvendo produtores e representantes do setor, secretários, além de deputados estaduais e federais e representantes dos Governos Estadual e Federal, sobre a crise da suinocultura e as medidas necessárias para superar o momento.

Senhor Presidente,

Requer seja, após deliberação regimental do Plenário, sejam tomadas providências devidas visando a realização de uma audiência pública em formato híbrido, já nas próximas semanas, com objetivo de discutir medidas para salvar a suinocultura da nossa região.

Assunto latente tanto nesta Casa de Leis quanto através da imprensa local, precisamos urgentemente somar forças com esta classe afim de sensibilizar nossos representantes maiores perante aos governos do estado e governo federal devido ao Oeste do Estado do Paraná ser a região com maior produção de proteína suína do estado do Paraná.

Justificamos a extrema importância de um debate público com representantes desta classe devido ao Paraná ser o segundo estado que mais exporta carne suína correspondendo a um total aproximado de 17% do que o estado exporta, ficando atrás apenas da Soja e temos potencial de ser o primeiro colocado, pois Santa Catarina que hoje é o primeiro, geograficamente não tem para onde crescer mais.

Além disso, o que proporciona esta perspectiva é que o Estado do Paraná está reconhecido como área livre da Febre Aftosa sem vacinação.

Por outro lado, apesar de termos uma excelente produtividade em grãos, como já citado a soja, mas também o milho, onde ambos contam com uma supervalorização, isto afeta diretamente o custo de produção na suinocultura, neste sentido precisamos viabilizar alternativas que amenizem os prejuízos desta atividade.

A imprensa tem noticiado alguns objetivos do setor, e o objetivo da audiência pública é justamente oportunizar o momento adequado para que todos os interessados utilizem a palavra, manifestando seu pensamento e ao mesmo tempo apresentando propostas de melhorias para o setor, que podem fazer parte da Ata desta audiência, para posterior envio às autoridades estaduais e federais.

Sendo assim, e considerando as justificativas acima apresentadas, estes Vereadores ficam no aguardo da aprovação deste Requerimento, visando o debate deste importante tema que envolve e interessa as famílias rondonenses.

NESTES TERMOS, PEDEM DEFERIMENTO.
Plenário Ariovaldo Luiz Bier, em 10 de junho de 2022.

CRISTIANO METZNER (SUKO)
Vereador

VANDERLEI SAUER (SOLDADO SAUERR)

PEDRO RAUBER
Vereador

CARLINHOS SILVA
Vereador

CLEITON RODRIGO FREITAG (GORSDINHO DO SUCO)
Vereador

ARION NASIHGIL
Vereador

EDUARDO DOS SANTOS (JUCA)
Vereador

RAFAEL HEINRICH
Vereador

DIONIR LUIZ BRIESCH (SARGENTO DIONIR)
Vereador

DORIVALDO KIST (NECO)
Vereador

VALDECIR SCHONS (PALETA)
Vereador

MOACIR FROEHLICH
Vereador

ILOIR DE LIMA (PADEIRO)
Vereador

 

---
REQUERIMENTO Nº 243/2022
Data: 10 de junho de 2022

Ementa: solicita envio de Ofício contendo “Votos de Pesar” aos familiares de Wilmuth Rusch, lamentando profundamente o seu falecimento, ocorrido no último dia 31 de maio, aos 99 anos.

Senhor Presidente,

Requer seja, após deliberação regimental do Plenário, encaminhada cópia do presente aos familiares de Wilmuth Rusch, lamentando profundamente o seu falecimento, ocorrido no último dia 07 de junho, aos 99 anos.

Pioneiro de Novo Sarandi, Wilmuth era casado com Romilda Rusch, com quem teve seis filhos: Orlando Rusch (in memorian), Jurema Strenske, Leane Schaedler, Cenir Rusch, Marlise Schone e Anna Bersch.

Sua partida deixou enlutada a família, em especial as cinco filhas, 14 netos e 22 bisnetos, além dos inúmeros amigos conquistados ao longo dos anos. Certamente deixará muitas saudades.

" O Senhor guardará a tua saída e a tua entrada, desde agora e para sempre."

Sendo assim, este Vereador fica no aguardo da aprovação deste importante Requerimento por parte do Plenário desta Casa de Leis, objetivando o imediato envio de Ofício aos familiares de Wilmuth Rusch.

NESTES TERMOS, PEDE DEFERIMENTO.
Plenário Ariovaldo Luiz Bier, em 10 de junho de 2022.

MOACIR FROEHLICH
Vereador

 

---
REQUERIMENTO Nº 244/2022
Data: 10 de junho de 2022

Ementa: solicita envio de Ofício parabenizando a trajetória e o sucesso da jogadora de futebol rondonense Vanderléia Barbosa, que recentemente integrou a Seleção Brasileira que conquistou a Medalha de Bronze na Surdolimpíadas.

Senhor Presidente,

Requer seja, após deliberação do Plenário, encaminhada cópia do presente para a jogadora de futebol rondonense, Vanderléia Barbosa, parabenizando-a pela superação e conquistas alcançadas em sua trajetória esportiva. Recentemente, a rondonense integrou a Seleção Brasileira de futebol, tendo conquistado a Medalha de Bronze na Surdolimpíadas.

A atleta, que está prestes a completar 39 anos, já participou de eventos na Suécia (2011), Tailândia (2015), Turquia (2017), Suíça (2019), e a mais recente, realizada no Brasil, neste ano de 2022. Na Turquia, sua equipe já havia conquistado o 3º lugar no futebol de campo, mesma colocação alcançada agora em solo brasileiro.

E no entendimento deste Vereador, as conquistas da atleta são fruto de sua dedicação, comprometimento, autoestima e uma habilidade ímpar no esporte.

Sendo assim, e considerando a justificativa acima apresentada, este Vereador fica no aguardo da aprovação deste Requerimento por parte do Plenário desta Casa de Leis, permitindo o imediato envio de Ofício para a atleta acima citada, desejando-lhe sucesso nesta caminhada esportiva.

NESTES TERMOS, PEDEM DEFERIMENTO.
Plenário Ariovaldo Luiz Bier, em 10 de junho de 2022.

MOACIR FROEHLICH
Vereador

 

---
REQUERIMENTO Nº 245/2022
Data: 10 de junho de 2022

Ementa: solicita envio de Ofício ao Pastor Wilson Wild, parabenizando na pessoa deste a todos os envolvidos na organização do jantar realizado pela Igreja de Deus Comunidade Emanuel, do Bairro São Lucas, ocorrido na noite do último dia 09, com a participação de 120 casais.

Senhor Presidente,

Requer seja, após deliberação do Plenário, encaminhada cópia do presente ao Pastor Wilson Wild, parabenizando na pessoa deste a todos os membros da Igreja de Deus Comunidade Emanuel que trabalharam na organização do jantar realizado na noite do último dia 09 de junho.

Na oportunidade, a programação contou com a presença de 120 casais, sendo coroada de pleno êxito.

Sendo assim, e considerando a justificativa acima apresentada e a importância da Comunidade Emanuel para todo o Município, este Vereador fica no aguardo da aprovação deste Requerimento por parte do Plenário desta Casa de Leis, permitindo o imediato envio de Ofício ao pastor Wilson Wild.

NESTES TERMOS, PEDEM DEFERIMENTO.
Plenário Ariovaldo Luiz Bier, em 10 de junho de 2022.

ILOIR DE LIMA (PADEIRO)
Vereador

 

---
REQUERIMENTO Nº 246/2022
Data: 10 de junho de 2022

Ementa: considerando a resposta fornecida pelo Município ao Requerimento nº 192/2022, solicita novas informações da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Sustentável, desta feita detalhando os 1.764 protocolos atendidos no período compreendido entre 02 de janeiro de 2021 a 31 de dezembro de 2021, contendo, ao menos, a data de abertura, o número de cada protocolo e a data em que o mesmo foi atendido pela referida pasta.

Senhor Presidente,

Requer seja, após deliberação regimental do Plenário, encaminhada cópia do presente ao Prefeito Municipal para que forneça, ou autorize o setor competente desta Municipalidade a fornecer, nos termos do artigo 59, inciso XIII, da Lei Orgânica Municipal, dentro do prazo legal, sob pena de descumprimento e de sanções legais, solicita as seguintes informações:

- Diante do fornecimento de informações solicitadas por intermédio do Requerimento de nº 192, de 16 de maio de 2022, este Vereador solicita que a Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Sustentável detalhe os 1.764 protocolos atendidos no período de 02 de janeiro de 2021 a 31 de dezembro de 2021, informando, ao menos, a data em que o protocolo foi aberto, o número de cada protocolo e a data em que o mesmo foi atendido pela referida pasta.

Tal solicitação cumpre dever constitucional conferido aos Vereadores, qual seja, o de fiscalizar os atos do Executivo Municipal, e no presente caso busca o acesso as referidas informações, para a correta análise da matéria.

NESTES TERMOS, PEDE DEFERIMENTO.
Plenário Ariovaldo Luiz Bier, em 10 de junho de 2022.

ILOIR DE LIMA (PADEIRO)
Vereador

 

---
REQUERIMENTO Nº 247/2022
Data: 13 de junho de 2022

Ementa: solicita informações atualizadas do Executivo Municipal, através do setor competente, sobre a aplicação da Lei Complementar Municipal nº 111/2017, que versa sobre “sanções e penalidades administrativas para aqueles que praticarem maus-tratos contra animais”, bem como sobre os valores pela mesma arrecadados e os efetivos repasses realizados para as organizações não-governamentais de amparo e proteção animal.

Senhor Presidente,

Requer seja, após deliberação do Plenário, encaminhada cópia do presente ao Senhor Prefeito, para que forneça, através do setor competente e nos termos do Artigo 59, XIII, da Lei Orgânica Municipal, dentro do prazo legal, sob pena de descumprimento e de sanções legais, informações atualizadas sobre a aplicação da Lei Complementar Municipal nº 111/2017, que versa sobre “sanções e penalidades administrativas para aqueles que praticarem maus-tratos contra animais”.

A presente solicitação visa o acompanhamento periódico e anual realizado por este Vereador acerca do cumprimento da legislação supracitada pelo Executivo Municipal. A mencionada lei, que completou quatro anos e meio de sua vigência, se traduz num importante e pedagógico instrumento de repreensão à crueldade contra os animais em nosso Município, das mais diversas espécies, tem sido bem utilizada pela administração municipal como forma de penalização aos infratores e também de contribuição para as entidades de proteção animal.

Desta forma, visando verificar a efetividade da lei e o cumprimento de suas determinações por parte do Poder Público Municipal, requer seja respondido: i) desde a entrada em vigor da referida legislação, quantas denúncias por maus tratos à animais já foram recebidas pela Prefeitura Municipal; ii) das denúncias recebidas, quantas foram investigadas e/ou tiveram algum procedimento instaurado; iii) quantas advertências já foram aplicadas desde a entrada em vigor daquele diploma; iv) quantas multas já foram aplicadas no mesmo período e de quais modalidades foram; v) quantas apreensão de instrumentos, apetrechos ou equipamentos de qualquer natureza foram realizadas no mesmo período; vi) quantas penas restritivas de direito foram aplicadas no mesmo período; vii) quantos animais foram recolhidos e encaminhados na forma da lei no mesmo período; viii) qual o valor total já recolhido a título de multa; ix) para quais organizações, na forma dos Parágrafos 1º e 2º do Artigo 8º da Lei Complementar Municipal nº 111/2017, acrescentados pela Lei Complementar Municipal nº 120/2019, os valores foram revertidos, seja em pecúnia ou em insumos; x) qual o valor destinado para cada entidade e de que forma ele foi repassado, detalhando-se os produtos entregues caso tenha sido optado pelo repasse na forma de insumos; xi) quais organizações estão habilitadas, nos termos da legislação, para o recebimento dos valores em questão; xii) caso ainda não tenha havido a destinação dos valores, seja em pecúnia ou por insumos, por qual motivo não houve o repasse, considerando que em 2019 houve a aprovação por esta Casa de Leis de projeto de autoria de parlamentares governistas visando corrigir e facilitar os repasses; xiii) ainda em caso de não ter havido o repasse dos valores, se há previsão para que isso seja realizado e de que forma será procedido; e xiv) onde estão depositados os valores já recebidos a este título e que ainda não foram repassados para as entidades e qual o total atualmente acumulado.

Em anexo, requer ainda sejam encaminhadas cópias de todos os procedimentos administrativos abertos em decorrência das fiscalizações no período compreendido entre janeiro de 2021 e a data da resposta, bem como cópia de todo e qualquer documento que comprove as afirmações contidas nas respostas aos itens supra, notadamente eventuais comprovantes de repasses de valores ou entregas de insumos para as entidades beneficiadas na forma da lei.

Tal solicitação cumpre dever constitucional conferido ao Vereador de fiscalizar o Executivo. Por outro lado, caso a resposta não seja fornecida no prazo, este Vereador solicita que a Procuradoria Jurídica desta Casa tome as providências cabíveis para garantir o acesso à estas informações.

NESTES TERMOS, PEDE DEFERIMENTO.
Plenário Ariovaldo Luiz Bier, em 13 de junho de 2022.

ARION NASIHGIL
Vereador

 

---
REQUERIMENTO Nº 248/2022
Data: 13 de junho de 2022

Ementa: solicita o envio de ofício aos cursilhistas do Movimento de Cursilhos de Cristandade (MCC) – Setor de Marechal Cândido Rondon, apresentando os cumprimentos deste Vereador, do Legislativo Municipal e de toda a comunidade rondonense pelo sucesso alcançado no maravilhoso almoço italiano realizado no domingo, dia 12.

Senhor Presidente,

Requer seja, após deliberação do Plenário, encaminhada cópia do presente através de ofício aos cursilhistas do Movimento de Cursilhos de Cristandade (MCC) – Setor de Marechal Cândido Rondon, apresentando os cumprimentos deste Vereador, do Legislativo Municipal e de toda a comunidade rondonense pelo sucesso alcançado no maravilhoso almoço italiano realizado no domingo, dia 12.

Referido evento contou com a presença de centenas de cidadãos rondonenses, expressando a importância e o reconhecimento que o MCC possui também em nosso Município. Com um delicioso cardápio típico italiano, o almoço agradou a todos os presentes e, como de costume, já se tornou um evento anual bastante esperado pela nossa comunidade.

Não se pode deixar de destacar, ainda, que mencionado almoço foi beneficente em favor da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Marechal Cândido Rondon, o que reforça o caráter solidário do MCC.

Desta forma, considerando o sucesso alcançado no evento e a importância na realização do mesmo, requer seja expedido ofício, com cópia desta proposição em anexo, visando cumprimentar e parabenizar a todos os seus organizadores e também aos demais cursilhistas, colocando-se este Vereador – que igualmente faz parte do movimento – à sua disposição para todas as necessidades também perante o Poder Público Municipal.

NESTES TERMOS, PEDEM DEFERIMENTO.
Plenário Ariovaldo Luiz Bier, em 13 de junho de 2022.

ARION NASIHGIL
Vereador

 

---
REQUERIMENTO Nº 249/2022
Data: 13 de junho de 2022

Ementa: solicita o envio de ofício à diretoria da Associação de Moradores do Jardim Alvorada, apresentando os cumprimentos destes Vereadores, do Legislativo Municipal e de toda a comunidade rondonense aos organizadores pelo sucesso alcançado no maravilhoso almoço da Festa do Porco no Tacho realizado no domingo, dia 12.

Senhor Presidente,

Requer seja, após deliberação do Plenário, encaminhada cópia do presente através de ofício à diretoria da Associação de Moradores do Jardim Alvorada, apresentando os cumprimentos destes Vereadores, do Legislativo Municipal e de toda a comunidade rondonense aos organizadores pelo sucesso alcançado no maravilhoso almoço da Festa do Porco no Tacho realizado no domingo, dia 12.

Referida festividade contou com a presença de centenas de cidadãos rondonenses e um delicioso cardápio, e pôde ser prestigiada de perto por estes Vereadores, diretamente e através de suas assessorias.

Desta forma, considerando o sucesso alcançado no evento e a importância na realização do mesmo, requer seja expedido ofício, com cópia desta proposição em anexo, visando cumprimentar e parabenizar a todos os seus organizadores e demais membros daquela Associação de Moradores, colocando-se estes Vereadores à disposição da comunidade para todas as necessidades.

NESTES TERMOS, PEDEM DEFERIMENTO.
Plenário Ariovaldo Luiz Bier, em 13 de junho de 2022.

ARION NASIHGIL
Vereador

DIONIR LUIZ BRIESCH (PADEIRO)
Vereador

ILOIR DE LIMA (PADEIRO)
Vereador

CARLINHOS SILVA
Vereador

CLEITON RODRIGO FREITAG (GORDINHO DO SUCO)
Vereador

VALDECIR SCHONS (PALETA)
Vereador

 

---
REQUERIMENTO Nº 250/2022
Data: 13 de junho de 2022

Ementa: solicita envio de Ofícios para a Secretaria Municipal de Saúde e aos representantes da Associação dos Doadores de Sangue de Marechal Cândido Rondon (Sangue Bom), cumprimentando na pessoa destes a todos os rondonenses que possuem o hábito de doar sangue, já que neste dia 14 de junho é comemorado o Dia Mundial do Doador de Sangue.

Senhor Presidente,

Requer seja, após deliberação do Plenário, encaminhada cópia do presente tanto para a Secretária Municipal de Saúde quanto aos integrantes da Associação dos Doadores de Sangue de Marechal Cândido Rondon (Sangue Bom), cumprimentando na pessoa destes a todos os rondonenses que possuem o hábito de doar sangue, já que neste dia 14 de junho é comemorado o Dia Mundial do Doador de Sangue.

Doar sangue é um ato de solidariedade. Cada doação pode salvar a vida de até quatro pessoas. E o objetivo do Dia Mundial é aumentar a conscientização sobre a necessidade da doação de sangue.

É preciso criar o hábito de doar. Atualmente, são coletadas no Brasil, cerca de 3,6 milhões de bolsas/ano, o que corresponde ao índice de 1,8% da população doando sangue. Embora o percentual esteja dentro dos parâmetros da Organização Mundial de Saúde (OMS), o Ministério da Saúde trabalha para aumentar este índice. O Ministério da Saúde reduziu a idade mínima de 18 para 16 anos (com autorização do responsável) e aumentou de 67 para 69 anos a idade máxima para doação de sangue no País.

A doação de sangue é um gesto solidário de doar uma pequena quantidade do próprio sangue para salvar a vida de pessoas que se submetem a tratamentos e intervenções médicas de grande porte e complexidade, como transfusões, transplantes, procedimentos oncológicos e cirurgias.

Além de pessoas que submetem a procedimentos e intervenções médicas, o sangue também é indispensável para que pacientes com doenças crônicas graves - como Doença Falciforme e Talassemia - possam viver por mais tempo e com mais qualidade, além de ser de vital importância para tratar feridos em situações de emergência ou calamidades.

O sangue é insubstituível e sem ele é impossível viver. Por isso, o Ministério da Saúde reforça periodicamente a importância de os brasileiros adotarem a cultura solidária da doação regular e espontânea de sangue.

O objetivo é manter os estoques de sangue sempre abastecidos e não apenas em datas específicas ou quando algum conhecido precisar.

E cumpre ressaltar que Marechal Cândido Rondon está empenhando esforços no sentido de contar com uma unidade de coleta fixa de sangue situada junto ao Centro Integrado de Saúde (CIS). Este é um projeto piloto, envolvendo uma parceria entre Município, Hemepar e Governo do Estado do Paraná, facilitando o acesso e, consequentemente, aumentando o número de doadores e de sangue disponível.

Desta forma, e considerando a justificativa acima apresentada, este Vereador fica no aguardo da aprovação deste importante Requerimento por parte do Plenário desta Casa de Leis, permitindo assim o imediato envio dos respectivos Ofícios para a Secretaria de Saúde e também aos integrantes da Associação Sangue Bom, desejando a continuidade do trabalho e, ao mesmo tempo, colocando-se à disposição para auxiliar em tudo que for possível e necessário.

NESTES TERMOS, PEDEM DEFERIMENTO.
Plenário Ariovaldo Luiz Bier, em 13 de junho de 2022.

DIONIR LUIZ BRIESCH (SARGENTO DIONIR)
Vereador

RAFAEL HEINRICH
Vereador

 

---
REQUERIMENTO Nº 251/2022
Data: 13 de junho de 2022

Ementa: solicita a concessão de Medalha de Honra ao Mérito do Município de Marechal Cândido Rondon a Fernando Barros Fenner, pelos notórios serviços desempenhados frente ao Sicredi Aliança PR/SP.

Excelentíssimo Presidente,

Requer seja, após deliberação regimental do Plenário e nos termos do art. 202 do Regimento Interno desta Casa de Leis, realizada a concessão de Medalha de Honra ao Mérito do Município de Marechal Cândido Rondon ao Senhor Fernando Barros Fenner.

Fernando Fenner é gaúcho, nascido em São Luiz Gonzaga, atualmente com 41 anos de idade. Formado em Administração de Empresas pela URI (2002), com Especialização em Gestão do Agronegócio pela mesma universidade (2006) e em MBA em Planejamento Financeiro em Cooperativas, pela In Company – FGV (2011), além de dezenas de cursos de formação profissional.

Casado com Flávia Fenner, desde o ano de 2004 e pai dos jovens Enzo Gabriel (14) e Ayla Gabriela (9), veio a Marechal Cândido Rondon em fevereiro de 2013, quando assumiu o cargo de Diretor Executivo do Sicredi Aliança PR/SP.

Antes de chegar ao município, demonstra um invejável histórico profissional, com a notoriedade de uma carreira de liderança, em que ascendeu no sistema do cooperativismo, desde as funções iniciais, até alcançar o atual exercício laboral. Está há mais de 22 anos no sistema Sicredi.

Foi entregador e vendedor de assinaturas do Jornal A Notícia de 1998 a 2000, quando ingressou como Assessor de Negócios e Gerente Regional de Desenvolvimento do Sicredi Missões. Em 2007, assumiu a Superintendência Regional do Oeste – SUREG Oeste PR, até o ano de 2012, quando se tornou Diretor de Negócios do Sicredi Oeste PR. Chegou então em Marechal Cândido Rondon, em 2013, para assumir a diretoria que até hoje exerce.

Trago esse relato para demonstrar não apenas o sucesso profissional, mas o reconhecimento de uma trajetória que deve ser destacada, neste momento, para justificar a merecida homenagem que Marechal Cândido Rondon pode trazer ao Sr. Fenner, neste momento.

É pelo destacado e ilustre trabalho que desempenha junto ao Sicredi Aliança PR/SP que trago esta propositura, pois todos que conhecem Fernando Fenner sabem do desenvolvimento histórico que tem conquistado na instituição, não apenas pela sede que possui em Marechal Cândido Rondon, mas nas dezenas de agências e municípios que atinge, mas ainda se mantendo enraizada em sua cidade natal. Inclusive, com o notório projeto de ampliação da sede atual, que já se encontra em edificação e demonstra as conquistas da instituição, a partir de seus cooperados e de uma administração profícua e destacada, que ora enalteço aos Nobres Pares.

São muitas as qualidades que se poderia destacar no exemplo de liderança profissional de Fernando Fenner, trazendo inclusive relatos de seus representados e dos milhares cooperados que, por todo o trabalho da instituição, capitaneada justamente por Fenner, traz orgulho e destaque a Marechal Cândido Rondon. Apesar de podermos destacar a galhardia e os resultados, destaco também o exemplo de humildade, dedicação e respeito que, em uma breve conversa, percebe-se no caráter do homenageado e na postura que adota perante as centenas de colaboradores que lidera.

Enalteço também as virtudes familiares do Sr. Fenner que, em suas próprias palavras, considera “a família como o pilar de construção de uma sociedade melhor”. Pai, filho e marido dedicado, relembra sempre do carinho que seus pais também possuem por este município e que, neste relato, percebemos que escolheu para ser a sua casa e de sua família.

E nesse sentido, foi justamente com sua esposa, Sra. Flávia Fenner, que trouxeram a primeira clínica de vacinas privada de Marechal Cândido Rondon, a “Saúde Livre”, no ano de 2020, pertencente à maior rede de clínicas do Brasil.

É pensando nisso que proponho o reconhecimento da Medalha de Honra ao Mérito. Trata-se de um profissional exitoso, que escolheu Marechal Cândido Rondon para seguir sua construção. Líder nato e de conquistas indubitáveis que esperamos continuar crescendo.

Desta forma, considerando que o Sr. Fernando Fenner demonstra inegável histórico, contribuindo, perante suas atribuições e a instituição que representa, no crescimento direto de Marechal Cândido Rondon e de milhares de famílias deste município e de outros, é justo trazermos esta homenagem, podendo também consolidar a estima que Fenner demonstra e retribui por nossa querida cidade. Peço, portanto, o aprovo dos Nobres Pares neste importante reconhecimento, para que as homenagens devidas sejam concedidas.

NESTES TERMOS, PEDE DEFERIMENTO.
Plenário Ariovaldo Luiz Bier

JOÃO EDUARDO DOS SANTOS (JUCA)
Vereador

 

---
REQUERIMENTO Nº 252/2022
Data: 13 de junho de 2022

Ementa: solicita envio de ofício à Presidente da Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados e ao Deputado Federal Sérgio Souza, manifestando o apoio ao PL nº 9853/2018, de autoria deste último.

Excelentíssimo Presidente,

Requer seja, após deliberação regimental do Plenário, submetido ofício, encaminhando cópia do presente, aos Deputados Federais Sérgio Souza e Rosa Neide, esta última presidente da Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados, manifestando o apoio deste Poder Legislativo e Município ao PL nº 9853/2018, que trata da denominação do trecho da BR 163, entre Guaíra e Marechal Cândido Rondon, de “Rodovia Moacir Micheletto”.

Como é de conhecimento público, o Sr. Moacir Micheletto foi Deputado Federal do Paraná, com ampla atuação em prol deste município e do Oeste do Estado, atuando em defesa da agropecuária e do desenvolvimento regional e estadual.

Para tanto, considerando a importante propositura e a regulamentação vinculada à sua aprovação, manifestamos, neste Requerimento, o apoio do Poder Legislativo e de toda Marechal Cândido Rondon ao projeto, enaltecendo seu mérito e relevância.

Diante disso, pedimos ao Nobres Pares que, aprovando esta propositura, sejam encaminhados os respectivos ofícios ao Legislativo Federal, no anseio da aprovação do PL nº 9853/2018.

NESTES TERMOS, PEDEM DEFERIMENTO.
Plenário Ariovaldo Luiz Bier, em 13 de junho de 2022.

JOÃO EDUARDO DOS SANTOS (JUCA)
Vereador

MOACIR FROEHLICH
Vereador

VALDECIR SCHONS (PALETA)
Vereador

DIONIR LUIZ BRIESCH (SARGENTO DIONIR)
Vereador

ILOIR DE LIMA (PADEIRO)
Vereador

RAFAEL HEINRICH
Vereador


---
REQUERIMENTO Nº 253/2022
Data: 13 de junho de 2022

Ementa: solicita informações do Executivo Municipal sobre a reforma da quadra de esportes no Distrito de São Roque.

Excelentíssimo Presidente,

Requer seja, após deliberação regimental do Plenário, encaminhada cópia do presente ao Prefeito Municipal, para que autorize os setores competentes a fornecerem, nos termos do artigo 59, inciso XIII, da Lei Orgânica Municipal, as informações abaixo solicitadas por este edil.

O Distrito de São Roque possui uma quadra para prática esportiva, ao lado da Escola Estadual, utilizada amplamente pelos estudantes para suas aulas e lazer, além de pelos munícipes que residem no local. O estado de conservação atual do local é baixo, apesar de muito utilizado. Para tanto, requer-se a apresentação das seguintes informações:

a) A quadra é de propriedade do município?
b) Há algum projeto para que seja reformada? O que ele compreende e qual seu prazo de realização?
c) Se não há projeto, o Município possui a viabilidade de ao menos realizar uma intervenção direta, trocando os arcos, nivelando o piso, adicionando grades/redes nas laterais e efetuando nova pintura no local? Caso não seja possível, qual o motivo?
d) Se isso for possível, há alguma previsão de prazo para que a intervenção aconteça?

Este requerimento é pautado no dever constitucional dos Vereadores de fiscalizar a atuação do Executivo Municipal, motivo pelo qual se requer a apresentação de respostas específicas para cada uma das solicitações acima.

NESTES TERMOS, PEDE DEFERIMENTO.
Plenário Ariovaldo Luiz Bier, em 13 de junho de 2022.

JOÃO EDUARDO DOS SANTOS (JUCA)
Vereador