Reunião de comitiva em Brasília resulta em avanços no projeto do IFPR em Marechal Rondon

por Cristiano Marlon Viteck publicado 07/05/2025 10h20, última modificação 07/05/2025 10h17
Implantação pode ser agilizada com criação de Centro de Referência do Instituto
Reunião de comitiva em Brasília resulta em avanços no projeto do IFPR em Marechal Rondon

Reunião no Ministério da Educação

 

A comitiva rondonense formada por autoridades e lideranças empresariais comemorou o resultado da reunião ocorrida na tarde de ontem (06), na Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (MEC), em Brasília (DF).

Na pauta esteve o projeto de implantação de um campus do Instituto Federal do Paraná (IFPR) em Marechal Cândido Rondon, bandeira defendida há mais de uma década pela comunidade local.

O prefeito Adriano Backes, os vereadores presidente Valdir Sachser (Valdirzinho), 1º secretário Welyngton Alves da Rosa (Coronel Welyngton); Fernando Nègre, Juliano Oliveira e Rodrigo Pulga (Verde) – estes membros da Comissão de Educação, Cultura, Saúde, Bem-Estar Social e Ecologia do Poder Legislativo –, juntamente com a presidente da Acimacar, Geovana Krause, os ex-presidentes, Paulo Grenzel e Carla Rieger, e o gerente-executivo da entidade, Marcelo Ewerling, mais o deputado federal Elton Welter, foram recebidos pelo diretor do MEC, Charles de Souza, e pelo reitor do IFPR, Adriano Viana Pereira.

Na oportunidade, o prefeito Adriano Backes reafirmou o compromisso do Município em doar o terreno para a implantação do campus do Instituto, o que está entre as exigências do MEC para viabilizar o projeto.

Centro de Referência

Um dos pontos mais importantes durante a reunião foi a proposta apresentada pelo Ministério da Educação, de implantação de um Centro de Referência do IFPR, que funcionaria em uma estrutura já pronta existente no município.

A vantagem desta alternativa é que neste Centro poderiam ser iniciadas, em um tempo muito mais curto, as aulas de cursos com os quais Marechal Cândido Rondon quer ser contemplado, nos setores agrícola e industrial e na área de Pedagogia, que também atenderiam os municípios da região.

“Uma vez implantado o Centro de Referência, seria natural a implantação do campus do IFPR”, resume o vereador Fernando Nègre, que preside a Comissão de Educação, Cultura, Saúde, Bem-Estar Social e Ecologia do Poder Legislativo.

Otimismo

Após o fim do encontro, assim como os diretores da Acimacar, o deputado federal Elton Welter considerou que houve avanços importantes na pauta, destacando a união de esforços do setor público e de entidades rondonenses como fatores que contribuem para o projeto.

O vereador presidente Valdirzinho, por sua vez, avaliou como significativas as tratativas na Capital Federal. Ele lembrou que a proposta de implantação do campus do IFPR ganhou impulso maior a partir de reunião ocorrida em fevereiro, na Câmara Municipal, com o reitor da Instituto, que voltará para Marechal Cândido Rondon no próximo dia 23, para dar andamento às negociações.

“Estamos confiantes”, frisou Valdirzinho.

O mesmo otimismo foi manifestado pelo prefeito Adriano Backes, que ressaltou que a criação dos cursos técnicos no município atenderá uma necessidade por mão-de-obra qualificada nas atividades produtivas, no campo e nas indústrias instaladas em Marechal Cândido Rondon e cidades vizinhas.

“A gente precisa ter hoje formação de mão-de-obra. Por isso estamos aqui em Brasília, onde tivemos avanços muito grandes. Tenho certeza que essa reunião foi de suma importância para trazer o IFPR para o município”, avaliou Adriano Backes.