Reunião na Câmara de Vereadores discute projeto do novo Plano de Carreira dos Professores

por Cristiano Marlon Viteck publicado 22/03/2024 10h25, última modificação 22/03/2024 10h21
Para vigorar em 2024, projeto precisa ser sancionado até 05 de abril
Reunião na Câmara de Vereadores discute projeto do novo Plano de Carreira dos Professores

Reunião do secretário de Educação, Fernando Volpato, e vereadores na manhã de hoje (22)

 

O Poder Executivo de Marechal Cândido Rondon deve enviar nos próximos dias à Câmara de Vereadores o projeto de lei que trata da implementação do novo Plano de Cargos, Carreira e Remuneração dos Profissionais do Magistério Municipal.

O atual plano em vigor é de 2010.

O envio do projeto de lei é aguardado com expectativa pelos cerca de 800 docentes da rede municipal de ensino. Para ser implementado neste ano, o novo Plano deve ser aprovado e publicado em Diário Oficial até 05 de abril. Isso porque a Lei Eleitoral impede que seja concedido qualquer benefício a servidor público no prazo de 180 dias antes das eleições.

Com o objetivo de trazer esclarecimentos e acelerar o trâmite legislativo da matéria, o secretário municipal de Educação, Fernando Volpato, reuniu-se na manhã de hoje (18) na Casa de Leis com os vereadores presidente Vanderlei Sauer (Soldado Sauer), Cristiano Metzner (Suko), Carlinhos Silva, Dionir Briesch (Sargento Dionir) e João Eduardo dos Santos (Juca), além do assessor do vereador Rafael Heinrich, Eder Melo. O convite para a reunião havia sido para todos os vereadores.

Na avaliação do secretário de Educação, o projeto do novo Plano traz avanços importantes para a categoria dos professores. Ele cita como exemplo a mudança na tabela de avanço salarial por tempo de serviço, que hoje é de 4% a cada dois anos, e que se pretende alterar para 2% anualmente. O período em que este benefício poderá ser pago também deverá estendido para profissionais com até 45 anos de serviço continuado.

O período de férias dos docentes também deverá ser mudado dos atuais 30 dias para 45.

A proposta do novo Plano ainda cria a licença-prêmio de 30 dias a cada cinco anos de serviço.

Outra conquista para os professores é a valorização para avanços na qualificação profissional. Do máximo de 13% de acréscimo no salário para quem possui pós-graduação, o índice será aumentado para 15%. Também há previsão de mais 10% para o nível de mestrado e mais 10% para doutorado. Portanto, para quem atingir os três níveis, a valorização salarial será de 35%.

A proposta do novo Plano passou por assembleia dos professores no último dia 09.

Conforme o vereador presidente Vanderlei Sauer (Soldado Sauer), a Casa de Leis aguarda o envio do projeto de lei por parte do Poder Executivo para dar início ao trâmite e concluir a votação dentro do prazo limite da Lei Eleitoral.

“A nossa intenção é que o novo Plano passe a vigorar já neste ano”, conclui.