Secretária apresenta aos vereadores rondonenses relatório de ações da Educação

por Cristiano Marlon Viteck publicado 07/04/2015 10h30, última modificação 07/04/2015 10h27
Para 2015, governo municipal destinou ao setor um orçamento de R$ 27 milhões
Secretária apresenta aos vereadores rondonenses relatório de ações da Educação

Marta Salete Bendo

A secretária municipal de Educação, Marta Salete Bendo, participou ontem (07) da sessão da Câmara de Vereadores de Marechal Cândido Rondon. Ela utilizou o espaço da Tribuna Popular a convite do vereador presidente João Marcos Gomes. Na oportunidade, Marta apresentou um relatório das principais ações do setor desenvolvidas pela atual administração.

Para este ano, a Secretaria de Educação trabalha com um orçamento de aproximadamente R$ 27 milhões. Deste total, R$ 21 milhões serão destinados ao pagamento de salários de professores e dos funcionários dos setores administrativo e de serviços gerais que estão vinculados à pasta. Na alimentação escolar, o investimento estimado é de R$ 1,3 milhão, sendo que em torno de R$ 405 mil serão verbas do governo federal. Para o transporte escolar os gastos devem chegar a R$ 2,1 milhão.

Desta forma, restam à Secretaria de Educação mais R$ 2,4 milhões para aplicar em investimentos e para arcar com as despesas de manutenção, reformas e aquisição de equipamentos para os educandários da rede municipal, que somam 17 escolas de ensino fundamental e mais sete CMEIs (Centros Municipais de Educação Infantil). Ao todo, o município atende hoje a 4.380 alunos. Destes, 1.855 são crianças de quatro meses a cinco anos matriculadas nos CMEIs. Este, informa a secretária, é o setor em que houve um grande crescimento no número de atendimentos, já que em 2009 os centros de educação infantil contavam com aproximadamente 650 crianças.

Entre os principais avanços do setor, Marta Salete Bendo elencou a ampliação da hora atividade para professores do Ensino Fundamental e a reformulação do Plano de Cargos e Salários; a inauguração de duas supercreches; a construção de coberturas em quadras esportivas, incluindo as escolas Jean Piaget (já iniciada) e Bento Munhoz da Rocha Neto (que em breve será atendida com recursos exclusivos da Prefeitura);  melhoria no atendimento aos alunos especiais; a criação do Conselho Municipal de Educação e a aprovação do Plano Municipal de Educação pela Câmara de Vereadores, o qual em breve será atualizado. Além disso, foram revitalizados ou ampliadas salas de aula em determinados educandários.

De outra parte, a secretária lamentou a situação da educação pública como um todo no Brasil. Conforme ela, embora o município aplique até mais de 25% do seu orçamento com a educação, ainda assim os recursos são insuficientes para a demanda do setor. “Se implantam projetos e formas de crescimento, mas o município precisa espremer aquilo que possui. Por lei precisamos aplicar 25% do orçamento em educação, mas esse recurso acaba sendo escasso frente à grande demanda. É uma questão muito séria pensar a educação como prioridade no Brasil. Se não houver aplicação de 10% do PIB (Produto Interno Bruto) para a educação, vamos andar muito tempo ainda desta maneira, espremendo para fazer o necessário e não indo mais além”, alerta Marta.