Sessão hoje conclui legislatura 2022-2023 da Câmara Jovem de Marechal Rondon

por Cristiano Marlon Viteck publicado 22/06/2023 08h55, última modificação 22/06/2023 08h56
Ela inicia às 19 horas e é aberta à população
Sessão hoje conclui legislatura 2022-2023 da Câmara Jovem de Marechal Rondon

Membros da Câmara Jovem viveram na prática as atividades do Poder Legislativo

A partir das 19 horas desta quinta-feira (22), acontece a sessão que vai encerrar a legislatura 2022-2023 da Câmara Jovem, projeto realizado pelo Poder Legislativo de Marechal Cândido Rondon. A sessão, com apresentação e votação de matérias dos vereadores jovens, será no plenário da Casa de Leis. Ela será aberta à comunidade e também será transmitida ao vivo pela TV Câmara.

A atual legislatura da Câmara Jovem foi empossada em agosto do ano passado, quando também aconteceu a eleição da Mesa Diretora, que ficou composta por: presidente, Leonardo Lunkes Reffatti (Colégio Integral Marechal); vice-presidente, João Vitor Miranda (Eron Domingues); 1º secretário, Vinicius Eduardo Agnes (Martin Luther); 2ª secretária, Maria Vitória de Oliveira Schmoeller (Eron Domingues); e suplente, Maitê Schneider Ragnini (Martin Luther).

Os demais vereadores jovens que agora concluem o mandato são Ana Paola Mazureck (Martin Luther), Andresa Luisa Storck Lamp (Rui Barbosa), Arthur Gabriel Schlosser Uhry (Eron Domingues), Dóroti Luiza Schumacher Adams (Eron Domingues), Kaue Vinicius Manenti (Nilso Franceski), Kêmili Kauane Dreier (Martin Luther), Miguel Angelo Hegele de Jesus (Paulo Freire) e Willian Samuel Teixeira Rauber (Eron Domingues).

Os suplentes da legislatura são Mateus da Silva Schneider (Martin Luther), Kytana Costa Soares (Nilso Franceski) e Gabriel Henrique da Silva de Moura (Cívico-Militar Marechal Rondon).

Os estudantes foram selecionados a partir de projetos de lei ou de propostas de emenda à Lei Orgânica, que cada interessado precisou apresentar. Os projetos foram submetidos à avaliação de comissão de jurados, formada por pessoas indicadas pelo Poder Legislativo, mas sem vínculo com a Casa de Leis.

Os encontros foram mensais e o exercício do mandato consistiu na realização de atividades correlatas às dos vereadores, estabelecidas no Regimento Interno do Poder Legislativo.

O coordenador foi o vereador João Eduardo dos Santos (Juca). Ele explica que os estudantes puderam viver na prática o que é ser um vereador.

“Participaram de diversas palestras e treinamentos, visitaram os Poderes Executivo e o Judiciário, a Polícia, passaram um dia com um vereador para entenderem a nossa rotina. Puderam aprender sobre a importância da participação do jovem no meio político”, detalha Juca.

A próxima legislatura da Câmara Jovem será empossada em 2024. Poderão se candidatar ao processo seletivo alunos com idade entre 13 anos completos e 19 incompletos, matriculados nos 16 colégios do município.