Sete colégios rondonenses confirmam participação na Câmara Jovem de 2024

por Cristiano Marlon Viteck publicado 21/02/2024 10h55, última modificação 21/02/2024 10h57
Educandários deverão indicar seus representantes até dia 15 de março

Foi encerrado ontem (20) o prazo de inscrições dos educandários de Marechal Cândido Rondon interessados em participar da edição deste ano do projeto Câmara Jovem, desenvolvido pelo Poder Legislativo.

Sete colégios confirmaram a adesão: Cívico-Militar Marechal Rondon, Paulo Freire, Professor Nilso Franceski, Eron Domingues, Martin Luther, Antônio Maximiliano Ceretta e Rui Barbosa.

Podem participar do projeto alunos de 13 a 18 anos de idade, matriculados entre o 6º ano do Ensino Fundamental e o 3º do Ensino Médio.

A definição dos estudantes que atuarão como vereadores jovens é de responsabilidade de cada colégio, que poderá promover eleições internas ou outro processo seletivo de sua preferência, até 15 de março.

Instituída pela Lei Municipal 5.226/2021, a Câmara Jovem tem como objetivo fomentar o exercício da cidadania por meio da vivência democrática do parlamento municipal, com diplomação e exercício de mandato na Câmara Jovem durante a legislatura, que tem duração de um ano.

A posse dos 13 vereadores mirins da nova legislatura está prevista para 28 de março e, o encerramento, em 11 de novembro. Os encontros acontecerão mensalmente, às 9h da manhã, sempre na última quinta-feira do mês.

Entre as atividades previstas estão visitas monitoradas, introdução ao processo legislativo municipal, palestras e desenvolvimento de expedientes parlamentares.