Suinocultura em crise: secretário estadual de Agricultura confirma participação em audiência

por Cristiano Marlon Viteck publicado 30/06/2022 09h55, última modificação 30/06/2022 09h59
Vereadores rondonenses fizeram o convite em Curitiba
Suinocultura em crise: secretário estadual de Agricultura confirma participação em audiência

Norberto Ortigara (ao centro) recebeu no gabinete Carlinhos Silva, Pedro Rauber, Gordinho do Suco e Egomar Schmidt

 

Norberto Ortigara, secretário da Agricultura e do Abastecimento do Paraná, confirmou participação na audiência pública que acontece na próxima quarta-feira (06), em Marechal Cândido Rondon, para discutir a atual crise na suinocultura brasileira. O evento é promovido pela Câmara de Vereadores, com início às 2 horas da tarde.

O convite para o secretário participar da audiência pública foi feito ontem (29) pelos vereadores presidente Pedro Rauber, Cleiton Freitag (Gordinho do Suco) e Carlinhos Silva, que esta semana cumprem agenda oficial em Curitiba (PR). O diretor Administrativo e de Recursos Humanos da Câmara de Vereadores, Egomar Schmidt, também integra a comitiva rondonense.

Segundo Pedro Rauber, Norberto Ortigara reconheceu a importância da iniciativa do Poder Legislativo de Marechal Cândido Rondon de realizar a audiência pública e por isso confirmou a participação. Ela se dará ao vivo, através de meio on-line, ou por meio de vídeo gravado em que vai explicar as ações que estão sendo realizadas pelo Governo do Estado para ajudar a superar o momento ruim da suinocultura.

Além disso, Norberto Ortigara anunciou que vai determinar a participação de economista do Departamento de Economia Rural (Deral) na audiência pública.

“Ficamos satisfeitos com a resposta imediata e o grande interesse manifestado pelo secretário estadual ao receber convite. Isso demonstra que o caminho para contornar esse grave problema da suinocultura é através da união de forças”, declarou Pedro Rauber.

 

Audiência pública

 

Com o tema “A suinocultura pede socorro: faça parte da solução”, o objetivo da audiência pública é reunir suinocultores, especialistas e lideranças do setor, além de autoridades políticas para que juntos possam buscar meios que garantam a continuidade da atividade.

O evento terá transmissão ao vivo através da TV Câmara, via YouTube e Facebook. A participação popular daqueles que não puderem comparecer à Câmara de Vereadores também poderá ser feita através de perguntas e comentários pelo WhatsApp (45) 99135-7143.

O atual momento da suinocultura já é visto como o pior da história no país. Sem previsão de que a situação seja revertida em curto prazo, a condição financeira dos pequenos e médios produtores está cada vez mais insustentável.

Conforme a Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), vários fatores contribuem diretamente para a atual situação. Entre eles destacam-se a redução das exportações da carne suína, especialmente para a China, e a redução do consumo interno em razão da atual situação econômica brasileira. Isso resulta em excesso de produção, desvalorizando o produto.

Em contrapartida, os preços elevados do milho e do farelo se soja, principais componentes da ração fornecida aos animais, aumentam muito os custos de produção.

Para dimensionar a importância da suinocultura para a economia brasileira, a ABCS informa que, em 2021, o PIB da atividade foi de R$ 122 bilhões, sendo a oitavo ramo agropecuário que mais contribui para o Valor Bruto da Produção Agropecuária.

O Brasil é o quarto maior produtor e exportador de carne suína no mundo, o que comprova a força do país no setor.