Vereador sugere homenagem com nome de avenida ao pioneiro José Feiden

por Cristiano Marlon Viteck publicado 07/06/2022 15h50, última modificação 08/06/2022 13h44
Ele foi o primeiro subprefeito da vila General Rondon
Vereador sugere homenagem com nome de avenida ao pioneiro José Feiden

José Feiden teve participação ativa na sociedade rondonense

O vereador Cristiano Metzner (Suko) é autor de requerimento apresentado no Poder Legislativo, com a sugestão para que a Prefeitura de Marechal Cândido Rondon nomine uma das duas novas avenidas – previstas no projeto de expansão da cidade no sentido oeste –, com o nome do pioneiro José Feiden.

Ele foi empresário e o primeiro subprefeito distrital da ainda Vila General Rondon, quando o que viria a se tornar o município de Marechal Cândido Rondon ainda pertencia a Toledo.

Histórico

Filho de pai imigrante alemão e de mãe brasileira, José Feiden nasceu em 13 de setembro de 1911, em Serão Santana, próximo a Guaíba e Porto Alegre. Lá, casou-se com Amélia Vencato, filha de imigrantes italianos.

Posteriormente, o casal fixou residência em Arabutã (SC), onde estabeleceram moinho, casa comercial e indústria de queijos. Naquele local, nasceram os filhos: Hugo (em memória), Harry (em memória) e Edite.

Como Arabutã era distrito administrativo de Concórdia, José Feiden foi nomeado subprefeito e ficou no cargo por oito anos.

Na década de 1950, a família migrou para a vila de General Rondon, motivados pela existência de terras vermelhas, propícias ao plantio de café e pela esperança de futuro promissor. A existência do Hotel Avenida foi adquirida dos irmãos Dobber e a construção negociada com Willy Barth, representante da Colonizadora Maripá, totalizando 40 mil cruzeiros.

A mudança da família entrou no hotel em 6 de março de 1952.

Mais tarde, foi adquirida uma sorveteria que lá foi instalada, como também uma mesa de snooker. Era o ponto de encontro de rondonenses.

Através da Lei Municipal 17/1953, do município de Toledo, criou-se o distrito administrativo de General Rondon e José Feiden foi, então, nomeado o primeiro subprefeito distrital.

Ele atuou no cargo, até 1958. Nesse período ele recolhia impostos e lhes dava destino, bem como recebia reivindicações, queixas, acompanhava ruas e estradas que eram abertas, bem como a construção de pontes.

Hotel Avenida

A estrutura do Hotel Avenida recebeu ampliação também em 1958, para atender a demanda de visitantes que viriam hospedar-se, por ocasião da primeira Exposição Agropecuária de Toledo, ocorrida de 1º a 8 de setembro, no distrito de General Rondon.

Por volta de 1964, o Hotel Avenida recebeu nova ampliação, em alvenaria. A partir de 1989, recebeu fachada em estilo enxaimel, com nova pintura.

O restaurante do empreendimento serviu de espaço para a fundação do Lions Club rondonense. Eram lá que ocorriam as reuniões e jantares dos sócios, bem como de rotarianos, além de festas de casamento.

Os representantes comerciais da época lá se hospedavam, assim como as novas famílias que chegavam, funcionários de empresas, funcionários públicos e também alguns aventureiros.

José Feiden chegou a emprestar dinheiro para auxiliar diversas pessoas, mas também teve prejuízos com hóspedes que saíam sem pagar suas despesas.

A partir de 1970, a administração do Hotel Avenida passou para a responsabilidade do filho Hugo, até ser vendido, em 2001.

Vida social

O pioneiro participou ativamente da vida na comunidade. Trabalhou no desmatamento para instalação da Praça Willy Barth e esteve presente na fundação dos Clubes Aliança e Concórdia. Foi fundador e primeiro presidente do Oeste Paraná Futebol Clube. Também foi Rei Momo em carnavais, no Salão Weiss.

Devido a problemas de saúde da esposa Amélia, a família deixou o hotel para residir nas chácaras, com cafezal, na Avenida Rio Grande do Sul. Lá, dedicou-se à criação de suínos e, depois de extirpado o cafezal, arrendou a terra para cultivo de lavoura.

A esposa Amélia faleceu aos 56 anos, em 1973.

Dois anos após, José Feiden casou-se com a cunhada, Thereza Raab, com quem conviveu até falecer em 13 de julho de 1991.