Vereadores rondonenses manifestam-se contra o corte de bolsas do Pibid

por Cristiano Marlon Viteck publicado 30/06/2015 10h55, última modificação 30/06/2015 10h59
Orçamento do programa do Governo Federal pode sofrer cortes de até 90%
Vereadores rondonenses manifestam-se contra o corte de bolsas do Pibid

Vereadores defendem apoio à educação

Moção de apoio assinada pelos nove vereadores de Marechal Cândido Rondon será encaminhada aos deputados federais e senadores paranaenses. No ofício, o Poder Legislativo rondonense vai defender que o Ministério da Educação (MEC) mantenha, sem cortes, o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), que visa o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica.

Conforme os vereadores, notícias divulgadas recentemente pela imprensa nacional dão conta de que o MEC sofrerá um corte orçamentário na ordem de R$ 9 bilhões. Desta forma, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) terá uma perda de R$ 750 milhões. Com isso, o melhor cenário apresentado para o Pibid prevê uma redução na ordem de 50% das bolsas, a partir de julho. Porém, este corte pode chegar a até 90% do orçamento do Pibid.

Para evitar este prejuízo à educação, os vereadores rondonenses cobram dos representantes paranaenses no Congresso que intercedam junto ao Governo Federal para que os cortes orçamentários não sejam aplicados. Assinam a moção de apoio ao programa os vereadores João Marcos Gomes, Josoé Pedralli, Dorivaldo Kist (Neco), Ilario Hofstaetter (Ila), Elmir Port, Adriano Cottica, Ari Hansen, Ceno Unfried e Marcio Rauber.

Pibid

O Pibid concede bolsas a alunos de licenciatura participantes de projetos de iniciação à docência desenvolvidos por Instituições de Educação Superior (IES) em parceria com escolas de educação básica da rede pública de ensino. Os projetos devem promover a inserção dos estudantes no contexto das escolas públicas desde o início da sua formação acadêmica para que desenvolvam atividades didático-pedagógicas sob orientação de um docente da licenciatura e de um professor da escola.

Entre os objetivos do programa, estão o de incentivar a formação de docentes em nível superior para a educação básica; contribuir para a valorização do magistério; elevar a qualidade da formação inicial de professores nos cursos de licenciatura, promovendo a integração entre educação superior e educação básica; inserir os licenciandos no cotidiano de escolas da rede pública de educação, proporcionando-lhes oportunidades de criação e participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar que busquem a superação de problemas identificados no processo de ensino-aprendizagem; incentivar escolas públicas de educação básica, mobilizando seus professores como coformadores dos futuros docentes e tornando-as protagonistas nos processos de formação inicial para o magistério; e contribuir para a articulação entre teoria e prática necessárias à formação dos docentes, elevando a qualidade das ações acadêmicas nos cursos de licenciatura.