Vereadores rondonenses vão acompanhar fiscalização preventiva integrada na BR-163

por Cristiano Marlon Viteck publicado 23/08/2023 10h15, última modificação 23/08/2023 10h13
Ela acontece na próxima segunda-feira (28), por iniciativa do CREA-PR

Fiscalização da BR-163 será feita pelo CREA-PR e entidades rondonenses

Na próxima segunda-feira (28), às 10 horas da manhã, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (CREA-PR) fará fiscalização preventiva integrada em dois pontos da BR-163, em Marechal Cândido Rondon. O primeiro na curva da Mineradora Dalmina, entre os Km 288 e 290; e o segundo no viaduto da saída da cidade rondonense para Guaíra.

Para acompanhar a fiscalização, o CREA-PR convidou representantes de diversas entidades, como a Câmara de Vereadores e a Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Marechal Cândido Rondon, Polícia Rodoviária Federal e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).

Conforme o engenheiro civil Christian Kanabushi Massago, facilitador regional do CREA-PR, o propósito da fiscalização é elaborar um relatório com fotos dos elementos construtivos que se aplicam conhecimentos de engenharia, tanto da rodovia como do viaduto. “Tal relatório vai ser submetido à análise técnica em Curitiba e poderá ser utilizado para provocar o poder público para realizar ações corretivas ou preventivas”, completa.

Para o vereador Dionir Briesch (Sargento Dionir), presidente da Comissão de Obras e Serviços Públicos do Poder Legislativo rondonense, a iniciativa é bastante positiva. Ele cita que este pequeno trecho da BR-163, principalmente entre a sede municipal e o acesso à Vila Rural, é considerado um dos mais perigosos do Estado.

“Este trecho da rodovia tem sido local de incontáveis acidentes ao longo dos últimos anos, muito deles de enorme gravidade e com muitas vítimas fatais. Os próprios vereadores, por diversas vezes, já demonstraram preocupação e têm buscado as autoridades competentes para que intervenham na BR-163, a fim de melhorar a segurança de todos”, explica o Sargento Dionir.

De acordo com ele, a intenção é formar uma comitiva de vereadores para acompanhar a fiscalização promovida pelo CREA-PR na próxima semana, e tratar também dos problemas da rodovia dentro da área urbana de Marechal Cândido Rondon, em especial a via marginal.

O trecho da BR-163 entre a cidade rondonense e o distrito de Novo Horizonte recebeu, recentemente, novo recape asfáltico e nova sinalização. Nas proximidades da Mineradora Dalmina também foi instalado radar, que está em fase de testes, com o objetivo de reduzir a velocidade dos veículos.