Aprovado título de Cidadão Honorário do Município ao pastor Romildo Wrasse

por Cristiano Marlon Viteck publicado 31/05/2022 10h25, última modificação 31/05/2022 10h24
Ele chegou em Marechal Cândido Rondon em 1992
Aprovado título de Cidadão Honorário do Município ao pastor Romildo Wrasse

Pastor Romildo Reinaldo Wrasse

A Câmara de Vereadores de Marechal Cândido Rondon aprovou, ontem (30), o Projeto de Decreto-Legislativo 7/2022, que concede título de Cidadão Honorário do Município ao pastor Romildo Reinaldo Wrasse.

A matéria é de autoria dos vereadores Rafael Heinrich e Dionir Briesch (Sargento Dionir). Segundo eles, a homenagem é o reconhecimento por toda dedicação e trabalhos desenvolvidos em favor da comunidade rondonense.

Biografia

O pastor Romildo nasceu em Horizontina (RS), em 25 de setembro de 1953. Filho de pequenos agricultores, a família migrou em 1963 para Planalto (PR).

Ele fez a faculdade de Teologia no Seminário Concórdia, da Igreja Evangélica Luterana do Brasil, em Porto Alegre (RS), entre os anos de 1974 e 1977.

Depois, de 1978 a 1980 foi pastor em Realeza (PR), e de 1981 a 1991, atuou na cidade de Limeira (SP).

Em 1992, mudou para Marechal Cândido Rondon para servir como pastor da Congregação Evangélica Luterana Cristo, onde atuou por 27 anos. Em 31 de dezembro de 2018 passou à condição de pastor emérito (aposentado), depois de 40 anos de dedicação ao ministério.

Segundo Rafael Heinrich e o Sargento Dionir, o pastor Romildo atuava em todas as áreas da Congregação, mas tinha como atribuição destacada a área de música. Ensaiou muitos corais da Congregação, sendo que o Coral Misto e o Coral Masculino gravaram, inclusive, um CD. Também coordenou o curso de música intensivo de férias, que aconteceu anualmente, por alguns anos, com alunos vindos de vários Estados e do Paraguai.

Ainda foi por muitos anos conselheiro do Distrito Lago Itaipu da Igreja Evangélica Luterana do Brasil. Também foi, em vários mandatos, conselheiro da AIVARB (Associação do Instituto Vocacional e Assistencial Rui Barbosa), mantenedora do Colégio Luterano Rui Barbosa; e conselheiro da Associação Beneficente Cristo (ABEC).

Nos primeiros anos em Marechal Cândido Rondon, atendeu as Congregações de Quatro Pontes e Linha Heidrich. Sempre enfatizou bastante de novas Congregações e Paróquias, como é o caso de Quatro Pontes e do bairro Vila Gaúcha. Incentivou, ainda, a fundação da Paróquia de Mercedes e da Congregação Alvorada.

Na maior parte do tempo, trabalhou ao lado de outros pastores da Congregação Cristo, como: Mário Rost, Oldemar Guilland, Emerson Zielke, Sandro Krüger e Davi Bischoff. Além destes, com dedicação plena, houve mais de uma dezena de outros pastores que atuaram em dedicação parcial.

Ao longo dos 27 anos de atuação em Marechal Cândido Rondon, o pastor Romildo também foi ativo no Conselho de Ministros de Marechal Cândido Rondon (Comir), e no Conselho de Pastores Evangélicos (Copem), além de atender clubes de idosos, associações e outras entidades.

Ele é casado com Érica Irene Albrecht Wrasse, com quem teve os filhos Everton, Lilian e Denise. Everton também é pastor, atualmente em Ponta Grossa (PR).