Major Tiago Zajac recebe título de Cidadão Honorário nesta quinta-feira

por Cristiano Marlon Viteck publicado 17/05/2023 11h30, última modificação 17/05/2023 11h34
Solenidade inicia às 19 horas, no auditório da Acimacar
Major Tiago Zajac recebe título de Cidadão Honorário nesta quinta-feira

Major Tiago Zajac dos Santos

A Câmara de Vereadores de Marechal Cândido Rondon marcou para esta quinta-feira (18), com início às 19 horas, no auditório da Acimacar, a sessão solene para entrega do título de Cidadão Honorário do município ao major Tiago Zajac dos Santos, oficial do Corpo de Bombeiros do Paraná.

A homenagem é de autoria do vereador João Eduardo dos Santos (Juca) e foi aprovada por unanimidade.

Segundo Juca, nos sete anos em que comandou o Corpo de Bombeiros de Marechal Cândido Rondon, Tiago Zajac conquistou diversas viaturas, caminhões, reformas e ampliação da estrutura, aumento no quadro de pessoal, projetos, além de participar diretamente da vida da comunidade local, seja através do próprio poder público ou da sociedade civil organizada.

“O major Zajac é grande exemplo e deixou um legado histórico na construção, manutenção e atuação do Corpo de Bombeiros e na comunidade rondonense”, definiu o vereador.

O Major Zajac comandou a unidade de Marechal Cândido Rondon até o início de 2022. Hoje, atua no Comando Regional em Cascavel.

Porém, ainda reside com a família no município rondonense.

Biografia

Tiago Zajac nasceu em 25 de março de 1984, em Curitiba (PR), filho de Helena Zajac dos Santos e Airton Tadeu dos Santos. É casado com a rondonense Maísa Weber Zajac, com quem formou família com um filho e uma filha.

Na adolescência, ao final do ensino médio, prestou o concurso para aspirante, através da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Formou-se então na Academia Policial Militar do Guatupê, no Curso de Formação de Oficiais do Corpo de Bombeiros, no bacharelado em Segurança Pública (2007).

Especializou-se no curso de Prevenção e Combate a Incêndios Urbanos (2010) e fez mestrado de Aperfeiçoamento de Oficiais Bombeiros Militares – Corpo de Bombeiros Militar do Mato Grosso (2021), além de realizar diversos cursos de formação e atuar como professor no corpo militar.

O homenageado também é graduado em Marketing e Varejo, pelo Centro Tecnológico OPET (2003), com especialização MBA em Controladoria e Finanças, pelo ISEPE Rondon (2021) e em Gestão em Segurança Pública, pela Faculdade Campos Elíseos (2021).

No quadro de oficiais dos Bombeiros Militares, Tiago Zajac progrediu nos seguintes anos: de aspirante a oficial (2007); 2º tenente (2008); 1º tenente (2010); capitão (2012) e major (2022).

Chegou em Marechal Cândido Rondon em 2015 com a tarefa de liderar o Corpo de Bombeiros local que, na época, ainda não estava consolidado e atuava, inclusive, com bombeiros comunitários.

Durante sua atuação no município rondonense, trouxe diversas conquistas à corporação, que refletiram diretamente na prestação dos serviços à comunidade local e dos municípios abrangidos pelo 4º Subgrupamento.